terça-feira, 7 de junho de 2022

Pernambuco de Todas as Paixões: conheça os dez espetáculos selecionados, Garanhuns fica de fora

 Edital na área de Artes Cênicas destinou um total de R$ 330 mil para produções nas quatro macrorregiões do Estado



Com a eclosão da pandemia da covid-19, diversos projetos e ações culturais precisaram passar por mudanças e realocações de datas. É o caso das produções selecionadas no Edital Pernambuco de Todas as Paixões, promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE/Fundarpe. As dez peças selecionadas vão ser encenadas entre junho e agosto. Os espetáculos teatrais de médio e de grande porte vão receber um total de R$ 330 mil.

Foram premiadas propostas do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana. Os espetáculos da tradição cristã farão apresentações em dez cidades pernambucanas: Recife, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Vitória de Santo Antão, Águas Belas, Caruaru, Serra Talhada, Custódia, Araripina e Petrolina.

A programação das apresentações vai acompanhar o calendário de festividades cristãs, como Corpus Christi, Pentecostes, mês Mariano, datas municipais de Padroeira, entre outras.

O edital selecionou projetos de montagens de espetáculos cênicos a partir de aspectos das histórias de tradição cristã, culminando na programação do Ciclo das Paixões de 2022.

Segundo o secretário Estadual de Cultura, Oscar Barreto, a realização das peças contribui para o fortalecimento das artes cênicas e sua cadeia produtiva, promoção do turismo, geração de trabalho, renda e inclusão social. "Esse edital é mais um exemplo de como o Governo de Pernambuco tem dado importância à manutenção do apoio à cadeia produtiva do setor. Temos uma indústria cultural forte e pulsante", declarou.

Para José Neto Barbosa, coordenador de Teatro e Ópera da Secult-PE, a retomada da execução do edital, após os impactos da pandemia, é de grande importância para a formação de novas plateias e para a profissionalização de artistas teatrais de todas as macrorregiões.

"Essa ação, que já ultrapassou uma década de edições, agora se configura como um prêmio para projetos de montagem teatral, simplificando do processo de inscrição até a prestação de contas, desburocratizando ainda mais o Ciclo das Paixões e atendendo às solicitações da categoria artística pernambucana", explica.

Conheça as dez peças selecionadas e as datas de encenação

Paixão de Cristo "Rei dos Reis"  
Custódia, Sertão
Data de encenação: 03/06/2022

O espetáculo "Rei dos Reis de Custódia" retrata as últimas 12 horas da vida de Jesus Cristo. Pelo quinto ano consecutivo, o ator Déo Garcez vivenciará o papel de Jesus no maior teatro ao ar livre do Sertão do Moxotó.

“Paixão de Cristo de Camaragibe – A Paixão dos Camarás”
Camaragibe, Região Metropolitana do Recife
Datas de encenação: 07, 08 e 09 de julho

O espetáculo trilha os principais momentos do drama, morte e ressurreição de Cristo. A narrativa inicia com uma reflexão sobre a sabedoria e a ignorância, traçando um paralelo sobre a importância de se contar/representar seguidamente a história do Cristo. O sermão da montanha e os milagres são apresentados como parábolas da possibilidade de um viver na esperança e na fraternidade.  

“Paixão de Cristo - o Teatro”    
Águas Belas, Agreste.
Data de encenação: 06 de agosto

A peça retrata a história de Jesus Cristo apoiada em recursos tecnológicos como a exibição de vídeo. A narrativa parte da criação do mundo, passando pelo nascimento de Jesus, sua morte e ressurreição.

“A Paixão da Ponte”
Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife
Data de encenação: 27 de agosto

A montagem é dividida em dois atos. O primeiro apresenta trechos da vida de Jesus, de suas pregações e via-crúcis. De autoria do padre Geraldo Leite Barros, o segundo ato, intitulado “A descida da cruz”, mostra a crucificação e ressurreição de Jesus. A peça também convida o público a refletir sobre temas como violência, injustiça, fome, seca e solidão.

“Jesus de Nazaré, Uma História de Amor - 35 Anos”    
Sertão
Datas de encenação:
11 de junho, Petrolina
12 de junho, Araripina


A peça se baseia nas narrativas expostas no Novo Testamento a respeito de Jesus de Nazaré. A montagem aborda os milagres, sofrimentos, alegrias e procura passar uma mensagem de fé e esperança.

“A via sacra do Bom Jesus - a paixão de Cristo de Serra Talhada”
Serra Talhada
Datas de encenação: 18 e 19 de agosto

Narrado sobre a ótica de Maria, a peça lança um olhar sobre as personagens femininas exaltando o protagonismo delas. Assim, a Mãe narra o drama do filho e abraça as outras tantas mulheres que perpassam a vida de Cristo. Um convite a olhar o universo feminino numa obra que historicamente colocou as personagens femininas como meras figurantes.

“Paixão e morte de Cristo”
Petrolina, Sertão do São Francisco
Data de encenação: 03 de julho de 2022

O espetáculo, que está em sua 31ª temporada, conta com a participação de 130 pessoas, entre atores, equipes técnicas e de apoio, seguranças, figurantes e 11 cenários. A encenação vai do batismo de Jesus até sua morte e ressurreição.
 
“Paixão de Cristo de Limoeiro”
Limoeiro, Agreste
Datas de encenação: 28 a 31 de maio

A peça, apresentada em palco Italiano, possui sete cenários que são trocados a cada cena e com diálogos que acontecem ao vivo. O drama da vida, morte e ressurreição são revividos por 136 integrantes, em 11 cenas, entre atores, figurantes, equipe técnica e produção.

“Auto da Via Dolorosa”
Recife, Vitória e Caruaru
Datas de encenação: a definir
 
Adaptado do original “A Via Sacra”, de autoria do dramaturgo, romancista, poeta e crítico francês Henry Ghéon, O Auto tem como pano de fundo a estética das artes sacras. A versão consiste numa opereta sacro-erudita, com músicas clássicas dos períodos renascentista e barroco. Durante a narrativa, é utilizado o recurso dramático do “coro grego”, enquanto seis corifeus descrevem e revivem, a cada cena, os últimos momentos do drama sofrido pelo Cristo.

“A força da Paixão - A Paixão de Cristo de Gaibu”
Cabo de Santo Agostinho - Região Metropolitana do Recife
Data de encenação: 08 de Julho de 2022

O espetáculo é feito com e para a comunidade do litoral cabense, mas vem registrando, a cada ano, a presença de visitantes de outras localidades. A peça possui diversas partes encenadas em locais da cidade, a exemplo da abertura, que reúne elenco e público, saindo da Associação dos Moradores de Gaibu, passando pela frente da Capela de São Pedro, até a Praça em frente ao mar, onde se dá a primeira cena.

--
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe
(81) 3184.3118 / 3184.3107 / 3184.3089

Nenhum comentário:

Postar um comentário