sexta-feira, 28 de junho de 2024

NOVA MATERNIDADE EM GARANHUNS: Governadora assina Decreto para Desapropriar área onde será Construída a nova Maternidade de Garanhuns. Confira a localização do Terreno

Por Carlos Eugênio

O Diário Oficial de Pernambuco de hoje, dia 28, traz a publicação do Decreto nº 56.891, em que a governadora Raquel Lyra (PSDB) declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, área de terra situada em Garanhuns será construída a Maternidade do Agreste Meridional.

 

 

De acordo com a publicação, “a área de terra destina-se à construção de uma maternidade no Município de Garanhuns”. Ainda segundo o Decreto, o “Estado de Pernambuco, por intermédio da Procuradoria Geral do Estado, promoverá a competente desapropriação, de forma amigável ou judicial, incorporando ao seu patrimônio o bem desapropriado”, podendo ser “invocado o caráter de urgência no processo judicial para fins de imissão na posse da área de terra abrangida”, onde será construída a Maternidade.

  Clique na imagem para assistir ao Vídeo. 

De acordo com o Memorial Descritivo, anexo ao Decreto nº 56.891, o terreno particular tem uma área de 2,4197 hectares. Segundo apurou o Blog do Carlos Eugênio, o terreno fica as margens da BR-423, logo após condomínio Alamedas da Serra. Em pronunciamento nas redes sociais na noite de ontem, dia 27, a governadora Raquel Lyra anunciou a desapropriação para construção da terceira entre as cinco Maternidades prometidas durante a campanha de 2022 (confira no vídeo acima).

“Agradeço a governadora Raquel Lyra por começar a me atender com a construção dessa Maternidade, que será dotada de UTI Neonatal; UTI Pediátrica e equipamentos modernos para atender as mães de Garanhuns e do Agreste Meridional. Agora vamos em busca do terreno para a construção do Hospital Mestre Dominguinhos e da Unidade do IML”, destacou o deputado Estadual Izaías Régis, autor da solicitação para construção da Maternidade em Garanhuns. A expectativa é que, paralelo ao processo de desapropriação, sejam formatados os projetos e as obras de construção possam ter início em 2025.

Estado nomeia 632 servidores públicos e anuncia que 4,9 mil mil professores serão convocados até dezembro

Profissionais nomeados irão atuar nas secretarias de Educação, fazenda e Hemope

Por: Adelmo Lucena

De acordo com a gestão estadual, mais de 4,9 mil professores devem ser nomeados até dezembro. (Foto: Miva Filho/Secom)

Novos 632 servidores do estado foram nomeados nesta sexta-feira (28) pelo Governo do Estado e a informação foi publicada no Diário Oficial. Entre o total dos novos profissionais, 150 são professores da Educação Básica. De acordo com a gestão estadual, mais de 4,9 mil professores devem ser nomeados até dezembro.

Dos profissionais nomeados nesta sexta, 150 são professores, 185 analistas em gestão Educacional e 224 assistentes administrativos educacionais, vinculados à Secretaria de Educação e Esportes (SEE); 17 analistas de apoio administrativo às atividades fazendárias e quatro assistentes de apoio administrativo às atividades fazendárias, da Secretaria da Fazenda; três hemo-médico, dois hemo-técnico-científico e dois hemo-assistente, vinculados à Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Hemope).

Além desses, estão na lista de nomeações 44 profissionais para a Procuradoria Geral do Estado (PGE), sendo 23 Assistentes de Procuradoria, nove Analistas Administrativos de Procuradoria e 12 Analistas Judiciários de Procuradoria.

“As novas nomeações reforçam nosso compromisso de garantir melhor gestão na administração estadual, além de fortalecer as áreas em que Pernambuco precisa avançar. A nomeação de novos professores que irão integrar a educação estadual mostra que estamos priorizando esses profissionais porque sabemos da importância da educação na vida de todas as pessoas. Até dezembro de 2024, iremos nomear 4,9 mil professores para a nossa rede de ensino”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Para a secretária de Administração, Ana Maraíza, essas nomeações irão ajudar a reforçar o quadro de servidores do Estado.

“Desde que a governadora Raquel Lyra assumiu a gestão, uma das grandes preocupações era a realização de concursos públicos para que o quantitativo de servidores fosse incrementado e, dessa forma, a gestão pudesse entregar serviços de qualidade à população”, pontuou.

Nomeações

Segundo a atual gestão, foram nomeados mais de 5,6 mil novos servidores que estão atuando nos seguintes órgãos: Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado (Funape); Procuradoria Geral do Estado (PGE); Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE); Secretaria de Defesa Social (SDS); Secretaria de Saúde (SES), entre outras pastas.

Governo de Pernambuco abre inscrições para seleção simplificada na Secretaria de Administração

 

Foto: Divulgação

O Governo de Pernambuco abriu inscrições para uma seleção simplificada para a Secretaria de Administração (SAD). São oferecidas 65 vagas de emprego para pessoas que têm nível médio. Essas oportunidades são para o cargo de educador social e cuidador. O salário oferecido é de  R$ 1,8 mil. Com informações do Diário de Pernambuco.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na internet a partir da sexta-feira (28) até o dia 31 de julho. O edital da seleção foi publicado na edição desta quinta (27) do Diário Oficial.

Ao todo, são 57 vagas para a Região Metropolitana do Recife e 8 vagas para Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Os profissionais selecionados vão atuar nos serviços de acolhimento institucional oferecidos na Secretaria Executiva de Assistência Social.

Os cargos são exercidos em regime de plantão, com uma escala de 12 horas de serviço por 36 horas de descanso, diurno ou noturno. A seleção acontece em uma etapa única de avaliação curricular, que tem caráter eliminatório e classificatório.

Para se inscrever, é necessário ter ensino médio completo, mas o candidato pontua mais na tabela de classificação se tiver e apresentar diploma ou declaração de conclusão de curso superior. As vagas são temporárias, e o contrato tem prazo de 24 meses, podendo ser renovado pelo mesmo período. O resultado da seleção será publicado no dia 31 de julho, no site da SAD.

Raquel começa a imprimir sua marca

 

Foto: Miva Filho/Secom

Por Edmar Lyra

Prestes a completar um ano e meio de governo, Raquel Lyra passou por muitas dificuldades para dar uma dinâmica a sua gestão, seu maior desafio se deu na relação com os poderes constituídos, que volta e meia lhe davam dificuldades, como o governo ainda não tinha o que mostrar, seus opositores tentaram criar um sentimento de fragilidade da gestão, mas aos poucos esse sentimento foi se dissipando a medida que as entregas começavam a acontecer.

A governadora alavancou as finanças do estado com a chegada de financiamentos, e começou a imprimir uma série de obras e ações que foram impactando em sua popularidade. No interior do estado, onde as ações são mais efetivas no dia a dia da população, a avaliação da governadora melhorou substancialmente, enquanto na metropolitana houve uma melhora tímida, mas consistente, que deverá amplificar ao longo dos próximos meses.

Esse sentimento começa a ser percebido pela classe política, em especial após o Palácio liquidar emendas parlamentares, o que melhorou a percepção dos deputados estaduais com o governo. Subestimada por muita gente desde a eleição, Raquel tem demonstrado que está disposta a transformar Pernambuco e suas ações, a exemplo do Mães de Pernambuco, do Bilhete Único e de obras de infraestrutura que estão saindo do papel, são provas inequívocas de que ela já começou a virar a chave e poderá ter um resultado mais rápido do que obteve em Caruaru, quando era desacreditada pelos seus adversários e acabou se reelegendo com uma expressiva votação.

SEM DECISÃO SOBRE JÚRI, MÃE DE BEATRIZ QUER CAMINHAR ATÉ O MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PARA COBRAR TJPE

 Do Portal Agreste Violento


A dor e o sentimento de impunidade dominam a rotina de Lucinha Mota. À espera por justiça há mais de oito anos pela morte da filha, Beatriz Angélica Mota, ela cobra diariamente que o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) julgue o recurso em sentido estrito interposto pela defesa de Marcelo da Silva, réu confesso do crime, ocorrido em Petrolina, no Sertão do Estado.

O recurso está pronto para julgamento há 40 dias, no gabinete do desembargador Honório Gomes do Rego Filho, da 1ª Câmara Criminal, que irá decidir se mantém a pronúncia, ou seja, se o réu irá a júri popular. O tribunal segue em recesso forense até o próximo domingo (30).

“Meu café da manhã é olhar a movimentação desse processo. Cruel demais”, afirmou Lucinha.

A Procuradoria de Justiça Criminal, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), já apresentou parecer contrário ao recurso da defesa, que argumentou ter identificado supostas falhas no curso da investigação.



No final de 2021, os pais de Beatriz, Lucinha e Sandro Romilton, caminharam mais de 720 quilômetros, de Petrolina ao Recife, para cobrar agilidade nas investigações do crime, ocorrido em 10 de dezembro de 2015.

O percurso até o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco, durou 23 dias e teve repercussão nacional. Semanas depois, a Polícia Civil prendeu Marcelo da Silva. Agora, Lucinha planeja caminhar até Brasília para cobrar celeridade no processo judicial.

“Estou me preparando para caminhar até o Ministério da Justiça e Segurança Pública, caso o júri não aconteça esse ano. O Judiciário está protelando a sentença em segunda instância. Isso é violência institucional, uma crueldade com a família”, disse a mãe de Beatriz. 

(Com informações do JC)

UPAE Garanhuns tem seu momento Junino com participação de todo corpo de funcionários da Unidade

 



Tivemos na última sexta (21/06) na unidade a comemoração do São João junto aos colaboradores. 


No momento, tivemos um casamento junino, onde alguns colaboradores encenaram o momento.
 


Foi seguido de uma quadrilha organizada no momento. Logo após, tivemos os aniversariantes do mês, onde foi cantado os parabéns para os aniversariantes de junho, tivemos também um momento de palavra da Supervisora de RH, Cintya Santos, além de muita comida típica para encerrar a comemoração.


Dom Moura abre inscrições para voluntários que desejam atuar na Brinquedoteca

Trabalho de recreação proporciona interação social e alívio emocional para as crianças


A partir de 1º de julho, o Hospital Regional Dom Moura (HRDM) abrirá inscrição para colaboradores voluntários que desejam atuar na brinquedoteca da instituição. O objetivo é proporcionar momentos de recreação e diversão para as crianças atendidas pela unidade de saúde.

Para se tornar voluntário, é necessário atender aos seguintes requisitos: ser maior de 18 anos, ser legalmente capacitado a se responsabilizar por seus atos, ter concluído o Ensino Fundamental 1, não estar exercendo cargo político, ter disponibilidade de, no mínimo, 3 horas semanais consecutivas e identificar-se com a causa, missão e objetivos da brinquedoteca.

Os selecionados irão desenvolver atividades recreativas, como jogos, dança e contação de histórias, contribuindo para o bem-estar e a alegria das crianças. O compromisso é realizar essas atividades uma vez por semana, durante 3 horas consecutivas. Após três meses seguidos de voluntariado na brinquedoteca, o colaborador receberá uma declaração de presença.

“A brinquedoteca é um espaço propício para interação social e desenvolvimento emocional e afetivo da criança. É um momento lúdico durante seu período de internação, que ajuda a minimizar o sofrimento e a ansiedade da criança internada. Sem contar que é um atendimento humanizado", destaca Esmeralda Aguiar, coordenadora da brinquedoteca.

Os interessados devem preencher um termo de adesão, disponível no QrCode anexado à imagem abaixo. As inscrições seguem até o dia 17 de julho.

UPAE participa de lançamento de Plataforma FGH Digital


Tecnologia, inovação, agilidade, integração. É sob essa perspectiva que nasce o FGH Digital, plataforma digital que reunirá os cursos produzidos pelas unidades administradas pela Fundação e pela própria Instituição.

A apresentação para diretores e coordenadores aconteceu nesta quarta-feira (12), no auditório do HECPI, no Recife. O hospital será o primeiro a adotar o FGH Digital para os treinamentos da unidade.

“Quando a apresentação começou, eu tentei olhar para trás para ver as carinhas, principalmente dos mais antigos. Esse era um sonho antigo nosso, e agora conseguimos. Trabalhamos para que as coisas aconteçam da forma mais segura e com qualidade, sempre com o propósito de prestar a melhor assistência, da forma mais sustentável”, destaca Ivette Buril, Superintendente de Atenção à Saúde e Ensino e Pesquisa da FGH.

O cronograma prevê a implantação em toda a rede, incluindo UPAEs e UPAs, até outubro. O evento contou com participação de membros da unidade da UPAE Garanhuns.

"Unimos dois pilares importantes da sociedade: educação e saúde. Só tenho a agradecer a todos que contribuíram para o nascimento da FGH Digital. O próximo passo é fazer com que ela seja utilizada por todos”, comemora Samuel Gomes, Superintendente Geral da FGH. 

O futuro começa agora!

quinta-feira, 27 de junho de 2024

DENÚNCIA: USO IRREGULAR DE MAQUINÁRIA DA PREFEITURA EM OBRA LICITADA

Na busca da transparência e justiça em nossa cidade, mesmo a gestão querendo criar barreiras de 25 anos de sigilo.

Por Ruber Neto

Hoje trago uma denúncia séria que não pode passar despercebida. Em plena luz do dia, flagramos o uso de maquinaria da prefeitura em uma obra licitada, configurando um claro caso de improbidade administrativa.

Todos sabemos que a utilização de recursos públicos para fins privados é ilegal e imoral. No entanto, parece que nossos gestores ainda não entenderam isso. Em vez de utilizarem a maquinaria da prefeitura para beneficiar a população, preferem empregá-la em obras particulares, enriquecendo poucos enquanto a maioria sofre com a falta de serviços básicos.

Essa prática não só desvia recursos que deveriam ser destinados ao bem comum, como também configura um crime de improbidade administrativa. É revoltante ver o dinheiro público sendo usado de forma tão descarada para fins que não beneficiam a população de Garanhuns. E tudo isso acontecendo em plena luz do dia, como se fosse algo normal.

Não podemos ficar calados diante dessa situação. É nosso dever denunciar e cobrar providências. Precisamos exigir uma investigação rigorosa e que os responsáveis sejam punidos exemplarmente. Não podemos permitir que a corrupção e a má administração continuem a prejudicar nossa cidade.

Vamos mostrar que estamos vigilantes e que não toleramos mais essa falta de respeito com o nosso dinheiro. Chega de corrupção! Chega de improbidade administrativa! É hora de limparmos nossa cidade e garantir que os recursos públicos sejam usados de forma correta e transparente, para o bem de todos nós.

Cacilda "A Dama da Noite" presta B.O na delegacia e processa pessoas que andam falando dela

A Dama da Noite e dona de Cabaré assumida Cacilda, está processando pessoas por andar falando dela em Posto de Saúde na Miracica. 

Em Vídeo Cacilda diz que é dona de Cabaré sim, e é Pré-candidata a Vereadora sim, mais não admite que ninguém ou alguém fale dela pelas costas. Pois ela paga os impostos delas e ninguém tem nada a ver com a vida  dela.

O vídeo viralizou em suas redes sociais e o que chama a atenção, é como as pessoas se incomodam com a vida dos outros. Tudo porque Cacilda fez uma festa em Pedro de Neco, e gente próximo a ela falou dela.

Pois pensem duas vezes antes de falar da Dama da Noite Cacilda, pois a mesma não está mais dispostas a ser injuriada e muito menos falarem dela sem sua presença, pois até pra estar no seu cabaré, tem que ter classe. Recado dado.

Com medo de novas denúncias, e com ações por parte da Polícia Federal, prefeito Sivaldo Albino cria projeto de Lei do Sigilo por até 25 anos, sociedade cai em cima e ele volta atrás e retira da votação da Câmara que seria em caráter de urgência urgentíssima


Prefeito Sivaldo Albino enviou a Câmara de Vereadores de Garanhuns, um Projeto de Lei de número 22 de 2024, para ser votado em caráter urgente, urgentíssimo, onde regulamenta a falta de transparências em Garanhuns.

Mais vendo que a sociedade não concorda com essa atitude, logo foi retirado da pauta da casa Raimundo de Moraes. 


Esse Projeto de Lei institui uma comissão formada por Secretários, para formar essa informações sobre a transparência de informações, de reservada, secreta, e ultrassecreta, por 5, 15 e até 25 anos de sigilo, uma vez que o Governo de Garanhuns não presta informações aos Vereadores, e nem ao Ministério Público, esse mesmo governo que foi alvo de operações da Polícia Federal, agora que tornar ainda mais sigilosas as informações que deveriam ser de conhecimento público, diz a Vereadora Magda  Alves em vídeo.

O que será que o Prefeito Sivaldo Albino tenta tanto esconder da População de Garanhuns? Será mesmo que ele deve, e o motivo foi a ação da Polícia Federal na última quinta-feira,? Essas são respostas que só o Sr. Prefeito podem responder, com a palavra o Prefeito Sivaldo Albino.

Arcoverde ganha mais um curso de Medicina


Por Magno Martins



O deputado federal Fernando Monteiro (PP) comemora, ao lado do prefeito Wellington Maciel (MDB), a autorização, dada pelo Conselho Estadual de Educação, para a Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (Aesa) ministrar o curso de Medicina. A instituição dispõe hoje de alguns cursos na área de saúde, mas Medicina, sonho antigo, só se consolida agora, o que deve ser bastante comemorado pelos estudantes da região.

Tudo sobre o Festival Pernambuco Meu País começará sua itinerância por oito municípios do Estado

 Promovido pelo Governo de Pernambuco e com R$ 25 milhões em investimentos, o festival circulará pelo Sertão e Agreste do Estado, de 12 de julho a 1º de setembro, com quase 900 ações entre shows, espetáculos, cortejos e outras atividades

 


Reconhecido como o estado brasileiro que reúne uma das mais ricas identidades e diversidades culturais do País, Pernambuco vai viver uma experiência digna do porte de uma nação. O Festival Pernambuco Meu País, realizado pelo Governo do Estado, com R$ 25 milhões de investimento estadual, teve sua programação anunciada nesta terça-feira (25), no Museu Cais do Sertão, com a presença da governadora Raquel Lyra e dos prefeitos dos oito municípios do Agreste e Sertão pernambucanos que receberão o evento: Taquaritinga do Norte, Bezerros/Serra Negra, Gravatá, Pesqueira, Caruaru, Triunfo, Arcoverde e Buíque.

 

De 12 de julho a 1º de setembro, o festival realizará sua itinerância com uma curadoria pensada no fortalecimento da produção cultural do Brasil, acolhendo as mais diversas linguagens artísticas. Surge o conceito de um festival diverso e plural, voltado para atender a demanda de fazer circular a arte e suas expressões pela nação.

 

Um conceito que demonstra a grandiosidade da terra dos altos coqueiros, que reflete o sentimento de pertencimento de um povo e integra as mais diversas manifestações culturais. Mais do que um Estado da Federação, Pernambuco é um estado de espírito que faz sua população se sentir em um país. Uma nação que será percorrida pelo festival durante 24 dias e 792,4km, 344 horas de atividades artísticas e mais de 700 mil pernambucanos impactados diretamente.

 

O Festival Pernambuco Meu País será realizado durante 24 dias, começando por Taquaritinga do Norte (12 a 14 de julho) e seguindo por Bezerros/Serra Negra (19 a 21 de julho), Gravatá (26 a 28 de julho), Pesqueira (2 a 4 de agosto), Caruaru (9 a 11 de agosto), Triunfo (16 a 18 de agosto), Arcoverde (23 a 25 de agosto) e Buíque (30 de agosto a 1º de setembro).

 

Em todas as cidades, serão realizados shows, espetáculos teatrais e circenses, exposições visuais, mostras de cinema, intervenções artísticas e muitas outras atividades de linguagens como artesanato, design e moda, gastronomia e literatura, de forma gratuita, para todas as idades, de sexta-feira a domingo.

“A intenção do Governo de Pernambuco é realizar em vários territórios desta nação um grande evento cultural democrático. Serão 24 dias de programação que reunirão diversas linguagens artísticas, percorrendo oito municípios e transformando a vida das pessoas por meio da arte. O Festival Pernambuco Meu País será uma plataforma de construção de novos saberes e fazeres culturais, através do intercâmbio dos nossos artistas com artistas de todo país, e deixará um legado importante na formação e valorização da identidade pernambucana”, destaca a secretaria de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.

 

O Festival Pernambuco Meu País se coloca como uma política pública fundamental para o Estado, guiada por critérios que fortalecem e valorizam a cadeia produtiva do setor. A curadoria terá como prioridade o protagonismo dos artistas, em especial da cultura popular, além das outras linguagens artísticas como artesanato, dança, circo, teatro, cinema, música, literatura, artes visuais, patrimônio, fotografia e design e moda, bem como espaços de capacitação, entre tantas outras abordagens”, ressalta a presidente da Fundarpe, Renata Borba.

O Festival Pernambuco Meu País é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretária de Cultura (Secult-PE) e da Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e conta com apoio institucional da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-PE), Secretaria da Saúde (SES-PE), Secretaria da Mulher (SecMulher-PE), Secretaria de Defesa Social (SDS), Secretaria de Turismo (Setur-PE), Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Conservatório Pernambucano de Música (CPM)  e Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), além das prefeituras dos municípios que receberão a programação.

CONCEITO DO FESTIVAL PERNAMBUCO MEU PAÍS

 

A curadoria do Pernambuco Meu País apresenta centenas de atividades que possibilitam a exploração e potencialização do mercado criativo de Pernambuco, fortalecendo o cenário cultural, estabelecendo pontes entre artistas/espetáculos e público, e evidenciando o potencial turístico pernambucano que faz desta nação uma das maiores potências do Brasil. Em um período de um mês, cada cidade receberá ações contínuas, gerando interações com artistas de diversos estados. 

O objetivo é promover, durante três dias, a conexão de linguagens artísticas pernambucanas e nacionais e apresentar à população do estado e turistas, de forma lúdica e comunicativa, uma conexão entre as regiões, cidades, identidades, gêneros, conceitos artísticos e dinâmicas do fazer de um povo que, historicamente, tem sua cultura como parte da identidade de estado-país.

Neste sentido, serão homenageados dois grandes artistas pernambucanos responsáveis por divulgar a cultura pernambucana mundo afora com suas obras marcadas pelo amor à terra onde nasceram: o artista plástico Abelardo da Hora e o percussionista Naná Vasconcelos.

Inspirando-se na obra destes dois artistas e com referência nas manifestações culturais de Pernambuco, um espetáculo inédito de dança e música será apresentado ao público durante as aberturas das programações a partir de Bezerros. A peça, que leva o nome do festival, tem a direção do músico Jam da Silva e da coreógrafa Maria Paula Costa Rêgo. Também na abertura, será realizado um cortejo com manifestações da cultura popular de cada cidade, que seguirão pelas ruas até o palco das apresentações musicais.

 

O festival conta com 11 palcos, o Palco Pernambuco Meu País, País do Cinema, País da Música, País da Literatura, País do Artesanato, País das Culturas Populares, País do Circo, País da Cultura Alimentar, País das Artes Visuais, País das Conexões Visuais e País das Conexões Criativas.

 

CONVOCATÓRIA NACIONAL

 

Por meio de um edital democrático e aberto para artistas de todo o Brasil, foram recebidas 2051 inscrições de artistas de todos os cantos do País, um recorde nas ações culturais promovidas em Pernambuco.

 

Ao todo, serão promovidos 251 shows de música; 11 palcos; 260 apresentações de cultura popular; 18 exposições e atividades de artes visuais; 56 filmes em 22 ações do audiovisual; 50 atividades de circo; 44 apresentações de dança; 30 atrações de design e moda; 14 debates e palestras de mercado em arte e cultura; 20 mostras de fotografia; 18 de gastronomia; 52 ações de literatura; 41 de teatro e ópera; e oito feiras de artesanato.

 

ATRAÇÕES CONFIRMADAS

 

O Palco Pernambuco Meu País reúne nomes nacionais e pernambucanos de vários estilos musicais e levará a Taquaritinga do Norte artistas como Benil, As Januárias, Waldonys, Dorgival Dantas, Renato Vilela, Odair José, José Augusto, Carlinhos Brown, Volver, Ave Sangria, Hungria e Maneva. Em Bezerros, Joyce Alane, Almério, Duda Beat, Ciel Santos,Ylana com participação de Gabi da Pele Preta, Preta Gil, Paulo Miklos, Isadora Melo, Erisson Porto, Oswaldo Montenegro e Jorge Vercilo.

 

Em Gravatá, Rachel Reis,Tayara Andreza, Raça Negra, Revoredo, Cascabulho, Chico César, Vanessa da Mata, Larissa Lisboa, Maeana, Ana Vitória e Alceu Valença. Em Pesqueira, Silvério Pessoa, Mundo Livre S/A, Nando Reis, N'Zambi, Tribo de Jah, Gabriel O Pensador, Marcelo Falcão; Chorinho Ororubá, Pagode do Didi com convidadas, Fundo de Quintal e Diogo Nogueira.

 

Caruaru terá atrações consagradas como Lenine, Academia da Berlinda, Dilsinho, Zé do Estado, Forró na Caixa, Mestrinho, João Gomes, Joanah Flor, Filipe Catto (Canta Gal), Ana Carolina e Maria Gadú. Já Triunfo, Mombojó, Biquíni Cavadão, Toni Garrido, Labaredas, Rossi Original, Só Brega (Conde), Tierry, Gerlane Lops, Natascha Falcão, Lucy Alves e Jorge Aragão.

 

Arcoverde contará com artistas como Luana Tavares, Negra Li, Francisco El Hombre, Berinho, Lipe Lucena, Nanara Bello, Matheus Fernandes, Lia de Itamaracá (Patrimônio Vivo de Pernambuco), Clayton Barros, Jorge du Peixe e Capital Inicial. Em Buíque, se apresentarão Beto Hortis, Rogerinho, Caninana, Gangga Barreto, Edilza Aires, Adilson Ramos, Roberta Miranda, Samba de Coco Raizes Do Arcoverde, Sem Compromisso, Dudu Nobre e Psirico.

 

A programação dos outros palcos apresenta artistas pernambucanos dos vários cantos desta nação. O País do Cinema conta com mostras como a Mostra Cinema no Interior (Petrolina); Mostra MOV Circula (Recife); Cine OLAR: Animação Latina (Carpina); e a Mostra Negras Poéticas (Paulista e Itamaracá).

 

No País das Culturas Populares, traz Patrimônios Vivos como Caboclinhos União Sete Flexas de Goiana (Goiana); Coco de Roda Negras e Negros do Leitão da Carapuça (Afogados da Ingazeira); Maracatu Estrela de Ouro de Aliança (Aliança); Coco de Umbigada (Olinda); e Afoxé Alafin Oyó (Olinda). Outros nomes da linguagem contemplados são Boi Maracatu (Arcoverde); Boi Cara Branca de Limoeiro (Limoeiro); Bloco Rural Estrelinha (Nazaré da Mata); Maracatu Nação Camaleão (Olinda); Ciranda do Mestre João Limoeiro (Limoeiro); O Bonde Bloco Carnavalesco Misto (Recife); Cavalo Marinho Boi Matuto (Olinda); e Os Caiporas (Pesqueira).

 

No País da Literatura, algumas atrações e ações como o Encantando Histórias (Garanhuns); Cordel Animado (Recife); Nua aos 70 Graça Nascimento (São José Egito); Mesa de Glosas - Mulheres de Repente (Afogados da Ingazeira e Tabira); e Recital Sarau Mala Preta (Recife e Goiana).

 

No Palco País do Circo, nomes como Arte Magia e Mistério no Circo Alakazan (de Igarassu); Circo Águia Dourada, Patrimônio Vivo de Pernambuco (Arcoverde); Caminhos – Palhaço Sequinho (Triunfo); Atrapalhaços – Intervenção de Palhaçaria (Recife); e Riso Interior – Teatro de Retalhos (Arcoverde).

 

O País da Cultura Alimentar apresentará atividades como Harmonizando o Sabor das Festas Juninas e Cervejas, com Chiara Barros (Jaboatão dos Guararapes); Confeito de Festa Coletivo Dona Maria do Confeito, com Maciel França Limoeiro); O Bom Comer Xucuru: Alimento do Corpo Mente e Espirito, com Bela Xucuru (Pesqueira); e A Importância da Gastronomia Alusiva aos Ciclos Folclóricos de PE + Arruar pela Feira de Caruaru, com Daciel Santos (São Benedito do Sul).

 

A programação no País das Conexões Visuais terá mostras como Atotô: Um Processo de Cura (Recife); Caruaru e Seus Terreiros (Caruaru); Mata Borrão (Carpina); Alanéé Rodrigues (Parnamirim-RN); e Fórum de Mercaro em Arte e Cultura: “Fotografia Contemporânea” (Recife).

 

O País das Artes Cênicas apresenta espetáculos como Ara Mimo Ajó Nagô (Caruaru); Passo (Recife); Sertão Latino (Serra Talhada); Sopro d’Água (Olinda); Corpos e Sonoridades Híbridos (Recife); O Peru do Cão Coxo (Limoeiro); Mestre Calú e o Presépio Mamulengo Flor de Jasmim (Vicência); Malassombros – Contos do Além Sertão (Arcoverde); e Luiz Lua Gonzaga (Recife). 


CIDADES, TEMAS E POTENCIALIDADES
 

O Festival Pernambuco Meu País vai aportar por oito cidades do Agreste e Sertão, defendendo a bandeira de uma cultura plural e universal que reflete o popular e o erudito e que leva às ruas para os palcos e os palcos para as ruas. Cada uma das oito cidades receberá ações contínuas por três dias, gerando interações com artistas de diversas regiões do País.

Taquaritinga do Norte (12, 13 e 14 de julho) - A ‘Dália da Serra’, com cerca de 25 mil habitantes, é conhecida por sua rica história, cultura vibrante e belezas naturais. O clima ameno também atrai visitantes, além das belas construções coloniais, igrejas centenárias e praças encantadoras. O Festival Pernambuco Meu País chegará à cidade durante a realização do Festival Café Cultural, que já está na 5ª edição, e promove o resgate da cultura do café, que coloca o município no mercado internacional diante da qualidade do grão produzido.

Bezerros/Serra Negra (19, 20 e 21 de julho) - Com altitude de 957 metros, Serra Negra, no Agreste, tem uma população de 52 mil pessoas, é um local ideal para quem gosta daquele friozinho nas proximidades do 10ºC e tem sido destino de variados turistas pernambucanos e de outras localidades do Brasil e do mundo.

Gravatá (26, 27 e 28 de julho) - Gravatá, no Agreste, tem destaque pela sua gastronomia e receptividade com os seus visitantes. A cidade tem 86 mil moradores e garante aos turistas lazer e cultura com destaque para seu mercado central, que mescla música, gastronomia e artesanato.

Pesqueira (2, 3 e 4 de agosto) - Pesqueira, terra dos caiporas, das igrejas, casarões e dos povos Xucurus. Localizada no coração do Agreste pernambucano, a cidade do doce e da renda é o destino certo para os turistas que querem aproveitar um lugar em que as tradições religiosas e culturais reinam durante todo o ano.

Caruaru (9, 10 e 11 de agosto) - Famosa pelas festas juninas e sua cultura, a cidade de Caruaru reúne milhares de visitantes todos os anos com muita música, dança e cultura popular. Além de ser reconhecida nacional e internacionalmente como berço econômico, industrial e cultural, o município tem 378 mil habitantes e também é conhecido como a Capital do Forró e do Agreste.

Triunfo (16, 17 e 18 de agosto) - Triunfo, a cidade mais alta do Estado, terra dos Caretas, tem um dos maiores potenciais turísticos culturais de Pernambuco e está no Sertão, com 14 mil habitantes. O destaque se dá, principalmente, pelas suas características geográficas, históricas e artísticas, além de estar localizada no berço da poesia popular nordestina. Por meio da iniciativa, o município receberá também representantes das mais variadas linguagens artísticas durante os dias de realização.

Arcoverde (23, 24 e 25 de agosto) - Porta de entrada do Sertão pernambucano, Arcoverde conta com 77 mil habitantes e é uma cidade rica culturalmente, tendo as tradições populares como seu principal atrativo. Samba de coco trupé, bois, artes visuais e, principalmente a musicalidade de seus compositores fazem do município um território fundamental nas rotas turísticas de Pernambuco.

Buíque (30, 31 de agosto e 1º de setembro) - No Sertão pernambucano, Buíque guarda o segundo maior parque arqueológico do Brasil, o Vale do Catimbau. Marcada pelas paisagens de caatinga, a cidade também é berço cultural, com pinturas rupestres, terras indígenas e tradições quilombolas, com destaque para a arte do entalhe em madeira.

HOMENAGEADOS

 

Em agosto deste ano, Juvenal de Holanda Vasconcelos, conhecido mundialmente como Naná Vasconcelos, celebraria oito décadas de uma vida predominantemente dedicada à excelência na música. Percussionista e compositor, o pernambucano alcançou renome internacional por sua habilidade e inovação no uso de instrumentos percussivos.

 

Considerado um dos mais célebres músicos do Brasil, foi eleito oito vezes, entre 1983 e 1990, o melhor percussionista do mundo pela revista americana Down Beat, além de ter ganhado oito prêmios Grammy.

 

Durante toda sua carreira sempre teve preferência por instrumentos de percussão e, nos anos 1960, se notabilizou por seu talento com o berimbau. Sua discografia é tão extensa quanto os projetos ligados à música nos quais ele esteve envolvido. Por conta de todo este legado deixado na música, Naná Vasconcelos recebeu, em 2015, o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

 

Em 2024, também se comemora o centenário deste artista pernambucano, que dedicou 60 anos à arte e a defesa dos direitos humanos. Influenciado pelo movimento expressionista, desenvolveu um estilo marcante que transmite emoções intensas e uma visão crítica da sociedade.

 

Escultor, pintor, ceramista, gravador, poeta e desenhista, Abelardo da Hora tem mais de 1.800 obras, parte delas embelezando o Recife.  Depois de trabalhar para Ricardo Brennand, na cerâmica São João da Várzea, foi professor de Francisco Brennand. Também foi cenógrafo e, de 1948 até 2009, fez uma infinidade de exposições individuais.

 

Em 1964, foi sentenciado à morte pelo golpe militar, sendo obrigado a deixar Pernambuco e ir morar em São Paulo. Mesmo com o reconhecimento de seu trabalho pelos paulistanos, preferiu voltar para Pernambuco, onde produziu monumentos, bustos, relevos e outras obras, se destacando como um dos grandes escultores brasileiros do século XX.

 

REDES SOCIAIS – Acompanhe a programação e outras informações sobre o Festival Pernambuco Meu País pelo Instagram, por meio do @festivalpernambucomeupais ou pelo @culturape.

 

FESTIVAL PERNAMBUCO MEU PAÍS EM NÚMEROS:

 

R$ 25 milhões investidos
24 dias de festival

10 polos
Mais de 344 horas de atividades
80% dos artistas contratados via edital
Mais de 700 mil pernambucanos impactados diretamente pelo festival (habitantes das cidades-sedes)
792,4 km percorridos no território pernambucano
862 atrações confirmadas
251 ações de música
260 ações de cultura popular
18 ações de artes visuais
56 filmes em 22 ações do audiovisual
50 ações de circo
44 ações de dança
30 ações de design e moda
14 Fóruns de Mercado em arte e cultura
20 ações de fotografia
18 ações de gastronomia
52 ações de literatura
41 ações de teatro e ópera
8 feiras de artesanato

ARTISTAS CONFIRMADOS NA PROGRAMAÇÃO:

 

País das Culturas Populares:
Caboclinhos União Sete Flexas de Goiana – Goiana (PE)

Boi Maracatu – Arcoverde (PE)
Coco de Roda Negras e Negros do Leitão da Carapuça – Afogados da Ingazeira (PE) – Patrimônio Vivo

Maracatu Estrela de Ouro de Aliança – Aliança (PE) – Patrimônio Vivo

Coco de Umbigada – Olinda (PE) – Patrimônio Vivo

Boi Cara Branca de Limoeiro – Limoeiro (PE)

Bloco Rural Estrelinha – Nazaré da Mata (PE)

Maracatu Nação Camaleão – Olinda (PE)

Afoxé Alafin Oyó – Olinda (PE) – Patrimônio Vivo

Ciranda do Mestre João Limoeiro – Limoeiro (PE)

O Bonde Bloco Carnavalesco Misto – Recife (PE)

Cavalo Marinho Boi Matuto – Olinda (PE)

Os Caiporas – Pesqueira (PE)


País do Circo com a Lona Alakazan:
Arte Magia e Mistério no Circo Alakazan – Igarassu (PE) Patrimônio Vivo de Pernambuco*

Circo Águia Dourada – Arcoverde (PE)
Caminhos – Palhaço Sequinho – Triunfo (PE)

Atrapalhaços – Intervenção de Palhaçaria – Recife (PE)

Riso Interior – Teatro de Retalhos – Arcoverde (PE)

País do Cinema:

Mostra Cinema no Interior – Petrolina (PE)

Mostra MOV Circula -– Recife (PE)

Cine OLAR: Animação Latina  – Carpina (PE)

Mostra Negras Poéticas – Paulista e Itamaracá (PE)

País da Literatura:

Encantando Histórias – Garanhuns (PE)

Cordel Animado – Recife (PE)

Nua aos 70 Graça Nascimento – São José Egito (PE)

Mesa de Glosas (Mulheres de Repente) – Afogados da Ingazeira e Tabira (PE)

Recital Sarau Mala Preta – Recife e Goiana (PE)

 

País da Cultura Alimentar:

Harmonizando o Sabor das Festas Juninas e Cervejas com Chiara Barros – Jaboatão dos Guararapes (PE)

Confeito de Festa Coletivo Dona Maria do Confeito com Maciel França – Limoeiro (PE)

O Bom Comer Xucuru: Alimento do Corpo Mente e Espirito com Bela Xucuru – Pesqueira (PE)

A Importância da Gastronomia Alusiva aos Ciclos Folclóricos de PE + Arruar pela Feira de Caruaru com Daciel Santos – São Benedito do Sul (PE)

País das Conexões Visuais:
ATOTÔ: Um Processo De Cura - Recife/PE
Caruaru e Seus Terreiros - Caruaru/PE
Mata Borrão - Carpina/PE
Alanée Rodrigues - PARNAMIRIM/RN
Fórum de Mercado em Arte e Cultura: "Fotografia Contemporânea" - Recife/PE

 

País das Conexões Criativas:

Pernambuco Estampado – Cadu Sales – Vitória de Santo Antão (PE)

Exposição Sertão Sagrado – Maria Luísa Magalhães – Caruaru (PE)

Desfile Antene-Se – Anderson George – Recife (PE)

Experimentação Lúdica com o Figurino do Samba de Coco – Renata Wanderley – Paudalho (PE)

País das Artes Cênicas:

Ara Mimo Ajó Nagô – Caruaru (PE)

Passo – Recife (PE)

Sertão Latino – Serra Talhada (PE)

Sopro d’Água – Olinda (PE)

Corpos e Sonoridades Híbridos – Recife (PE)

O Peru do Cão Coxo – Limoeiro (PE)

Mestre Calú e o Presépio Mamulengo Flor de Jasmim – Vicência (PE)

Malassombros – Contos do Além Sertão – Arcoverde (PE)

Luiz Lua Gonzaga – Recife (PE)

PALCO PERNAMBUCO MEU PAÍS:

Taquaritinga do Norte

 

12 de julho (sexta-feira)

Benil

As Januárias

Waldonys

Dorgival Dantas

 

13 de julho (sábado)

Renato Vilela

Odair José

José Augusto

Carlinhos Brown

 

14 de julho (domingo)

Volver

Ave Sangria

Hungria

Maneva 

 

Bezerros (Serra Negra)

 

19 de julho (sexta-feira)

Espetáculo Pernambuco Meu País

Joyce Alane

Almério

Duda Beat

 

20 de julho (sábado)

Ciel Santos

Ylana com participação de Gabi da Pele Preta

Preta Gil

Paulo Miklos

 

21 de julho (domingo)

Isadora Melo

Erisson Porto

Oswaldo Montenegro

Jorge Vercilo

 

Gravatá

 

26 de julho (sexta-feira)

Espetáculo Pernambuco Meu País

Rachel Reis

Tayara Andreza

Raça Negra

 

27 de julho (sábado)

Revoredo

Cascabulho

Chico César 

Vanessa da Mata

 

28 de julho (domingo)

Larissa Lisboa

Maeana

Ana Vitória

Alceu Valença

 

Pesqueira

 

2 de agosto (sexta-feira)

Espetáculo Pernambuco Meu País 

Silvério Pessoa

Mundo Livre S/A

Nando Reis 

 

3 de agosto (sábado)

N'Zambi

Tribo de Jah

Gabriel O Pensador 

Falcão

 

4 de agosto (domingo)

Chorinho Ororubá

Pagode do Didi com convidadas

Fundo de Quintal

Diogo Nogueira

 

Caruaru

 

9 de agosto (sexta-feira)

Espetáculo Pernambuco Meu País

Lenine

Academia da Berlinda

Dilsinho

 

10 de agosto (sábado)

Zé do Estado

Forró na Caixa 

Mestrinho 

João Gomes 

 

11 de agosto (domingo)

Joanah Flor

Filipe Catto (Canta Gal)

Ana Carolina

Maria Gadú

 

Triunfo

 

16 de agosto (sexta-feira)

Espetáculo Pernambuco Meu País

Mombojó

Biquíni Cavadão

Toni Garrido 

 

17 de agosto (sábado)

Labaredas

Rossi Original

Só Brega (Conde)

Tierry

 

18 de agosto (domingo)

Gerlane Lops

Natascha Falcão

Lucy Alves

Jorge Aragão 

 

Arcoverde

 

23 de agosto (sexta-feira)

Espetáculo Pernambuco Meu País

Luana Tavares

Negra Li

Francisco El Hombre

 

24 de agosto (sábado)

Berinho

Lipe Lucena

Nanara Bello

Matheus Fernandes

 

25 de agosto (domingo)

Lia de Itamaracá

Clayton Barros

Jorge du Peixe 

Capital Inicial

 

Buíque

 

30 de agosto (sexta-feira)

Espetáculo Pernambuco Meu País

Beto Hortis

Rogerinho

Caninana

 

31 de agosto (sábado)

Gangga Barreto

Edilza Aires

Adilson Ramos

Roberta Miranda

 

1º de setembro (domingo)

Samba de Coco Raizes de Arcoverde

Sem Compromisso

Dudu Nobre 

Psirico



--
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe
(81) 3184.3118 / 3184.3107 / 3184.3089