Até sábado (29), o polo irá receber outras grandes atrações da cultura garanhuense
por AQUILLES SOARES
e GABRIELA RAMOS
A tarde do domingo (23) no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) começou bastante movimentada no Palco da Cultura Popular, no centro, com a apresentação do garanhuense Valdir Marino e em seguida do Reisado Mestre João Tibúrcio. Em sua apresentação, Valdir Marino inclui música, poesia e performance teatral, homenageando o cantor Belchior, o literário Ariano Suassuna, o teatrólogo Hermilo Borba Filho e o Mestre Dominguinhos.
O garanhuense ainda homenageou o radialista Iran Pessoa, que faleceu no último sábado (22). “Foi um grande privilégio, já passamos por diversos palcos do FIG. Mas agora é um palco diferente, porque denominando-se de Ariano Suassuna ele nos dá mais responsabilidade”, afirmou Valdir.
A apresentação do Reisado Mestre João Tibúrcio foi cheia de cores e dos sons da tradicional dança, foi conduzida pelo
mestre Joseliano da Silva, que herdou o reisado do agora violeiro João Tibúrcio - responsável por iniciar o reisado em 1960, e que conta atualmente com 17 integrantes, entre adultos e crianças. A terceira apresentação da tarde ficou por conta do Boi Tá Tá Tá, folguedo caracterizado pelo improviso e irreverência. O grupo representado pelas cores azul e amarelo foi fundado em 2007, em Recife, tendo sido vencedor do Concurso de Agremiações Carnavalescas
de Pernambuco em 2010 e 2011.
Outras grandes atrações da cultura garanhuense, incluindo reisados, vão passar pelo local até o sábado (29), entre eles, Reisado Santíssimo Redentor, Sandoval Ferreira, Roda de Sanfona e Reisado os 3 Reis do Oriente.
Fotos: Aquiles Soares (SECOM/PMG)
Nenhum comentário:
Postar um comentário