Guardas Municipais são vítimas de discriminações
constantes e por vezes são agredidos fisicamente
Na tarde do último sábado, dia 2 de setembro, dois guardas municipais pertencentes à Brigada de Trânsito foram agredidos na Rua São Miguel, Boa Vista, por dois homens que foram tirar satisfação sobre uma suposta multa aplicada pelos agentes.
De acordo com os servidores públicos, ambos faziam rondas de serviço na área da feira da Boa Vista, no início da Rua Luiz Burgo, que tem seu tráfego alterado durante os dias de feira.
Em determinado momento, os dois rapazes teriam passado sem capacete, um conduzindo uma motocicleta e o outro em sua garupa e rindo e apontando para os agentes em tom de escárnio.
Os guardas observaram a placa do veículo e seguiram em suas rondas, comuns ao serviço, quando em determinado momento foram surpreendidos pelos sujeitos, que se comportaram como verdadeiros “meliantes”, seguindo a viatura da Guarda Municipal.
Os agentes de trânsito pediram apoio pelo rádio, temendo que os homens estivessem armados, quando o condutor da motocicleta atravessou a moto na frente do veículo da Guarda, que freou para evitar uma colisão.
Os dois homens desceram da motocicleta e um deles, bastante exaltado, partiu para cima da guarnição, empurrando um dos guardas e desferindo um soco contra o mesmo.
Após este fato, teve início uma luta corporal entre os guardas municipais e os sujeitos, que desferiram vários golpes de capacete contra os agentes.
Durante a luta, uma faca de porte de um dos guardas foi ao chão, e o agressor se apossou dela, partindo para cima da guarnição com o intuito de agredi-los.
Tendo em vista que suas vidas corriam risco, os guardas saíram do local, e foram socorridos por um popular, que lhes levou ao hospital.
Um dos agentes levou cinco pontos na cabeça, além de diversas escoriações pelo corpo.
O outro guarda também teve escoriações pelo corpo, além de levar dois pontos na cabeça.
Os guardas municipais trabalham muitas vezes 12 horas por dia, em determinadas ocasiões dão plantão de 24 horas, fazendo proteção aos prédios públicos e atuando também no trânsito.
Pouca gente reconhece o esforço desses homens, que fizeram concurso público, capacitação especial para a função e dão tudo de si em seu trabalho.
Se um ou outro comete uma falha, pode ser até pelas jornadas estressantes.
Mas ninguém quer saber. Os guardas são comumente discriminados, chamados de preguiçosos ou "guardinhas" e pessoas desinformadas pensam que eles existem só para aplicar multas aos motoristas, quando a maioria nem trabalha no trânsito.
Vez por outra ainda são vítimas de agressões como essa da Boa Vista e ficam acuados, uma vez que não podem estar de serviço armados, porque não têm poder de polícia.
ELES TEM SIM PODER DE POLICIA, NÃO TEM PORTE DE ARMA POR QUE O PREFEITO NÃO QUER ARMAR, E NEM QUE CHAMAR OS DEMAIS APROVADOS
ResponderExcluirPoder de polícia tem todo cidadão que observar qualquer tentativa contra a vida ou patrimônio. Resta identificar e prender os valentes.
ResponderExcluirGostaria que nas cidades q existe guarda municipal seja ela atuando em transito ou nas ruas a lei 13022 ela tá bem detalhada as fusões dos guarda civil municipais, fazem também parte da segurança pública antes de quaisquer comentário veja a lei
ResponderExcluirSe aqui tivesse prefeito a segurança pública estaria avançada, com uma Guarda Municipal armada e treinada, mas o que me parece é que ele empurra apenas a competência da segurança para o estado que já tá como tá...
ResponderExcluirSenhor prefeito arme os homens da segurança do município, nós não aguentamos mais tanto descaso conosco, os munícipes, é só envialos para uma capacitação e é a Polícia Federal quem vai dizer quem está apato ou inapto para assumir esta responsabilidade não o senhor, Garanhuns precisa, o povo precisa, o senhor mesmo precisa, ao invés de tirar dinheiro dos cofres públicos do município para pagar sua segurança particular e tá contratando empresa "gato", se for o caso, convoque o restante dos aprovados, treine e arme todos estes homens, faça a diferença, só quem não quer mais segurança nas ruas são os bandidos, nós cidadãos clamamos por segurança. A Guarda Municipal é a Polícia do futuro, só o senhor não quer ver, já observei em outros municípios e vi como é importante a Polícia local, o senhor já observou em seus passeios pela Europa ou pelos States, aliás, em todo lugar do mundo que a polícia é municipalizada? O Brasil já tem a lei que dá esse poder às Guardas, só falta os gestores dos municípios cumprirem tal lei pra não incorrer em improbidade administrativa como estão fazendo, isso pode dar até afastamento do senhor, prefeito, alavanque esta bandeira por nós cidadãos, é o mínimo que o senhor pode fazer pra diminuir este caos que nos assusta!