sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Filig atraiu mais de três mil pessoas nesta quarta edição

Festival literário realizou na cidade três dias de atividades gratuitas. Em novembro, acontece mais um Seminário Filig de Leitura

A quarta edição do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns atraiu aproximadamente três mil pessoas para a cidade de quinta-feira (18) a sábado (20). Crianças, pais, adultos e agentes literários e interessados participaram de diversas atividades gratuitas e ocuparam os espaços da cidade, como o Parque Ruber Van der Linden e o Sesc. Na programação, sessões de leitura, exposição, ateliês, oficinas, feira de livros, conversas, espetáculos, entre outras.
Com o tema “Um povo em forma de histórias” e curadoria do escritor e ilustrador Luciano Pontes, o FIlig trouxe convidados internacionais e nacionais, Vanina Starkoff (Argentina), Yaguarê Yamã (Amazonas), Rita Carelli (São Paulo), Cristino Wapichana (Roraima) e Marilda Castanha (Belo Horizonte). Além deles, Fada Magrinha, representantes da Aldeia Fulni-ô e a Tropa do Balacobaco. “A presença das pessoas e o retorno que recebemos delas nos dão a certeza do sucesso do evento e do legado cultural e educacional que deixa não apenas na cidade, mas em nosso Estado”, avalia Flávia Chiba, gerente de Marketing da Ferreira Costa. Junto com a Proa Cultural, a empresa realiza o evento.
Durante esta edição, mais de 70 kits com obras literárias
trabalhadas durante o festival foram doados a escolas e salas de leitura da região, beneficiando aproximadamente 200 profissionais de Garanhuns e mais de 80 escolas e instituições contempladas com o projeto. “Além do engajamento do público nas atividades, percebemos o interesse nas atividades formativas, que tiveram inscrições esgotadas, e na grande troca de saberes que foi o evento”, conta Maria Chaves, produtora-executiva da Proa Cultural. No dia 29 de novembro, haverá o último Seminário Filig de Leituras, que vai receber cerca de 150 pessoas para falar sobre a produção literária e cultura indígena.
Realização – O Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns é uma realização do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei de Incentivo à Cultura, idealizado pela  Ferreira Costa e Proa Marketing Cultural e Projetos, com apoio da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação Municipal, do Serviço Social do Comércio (Sesc) Garanhuns e da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG).


Informações à Imprensa — Dupla Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário