segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Uma vitória maiúscula do PSB no Recife

 

Por Edmar Lyra

A abertura das urnas contrariou diversas pesquisas eleitorais, que apontavam para um cenário apertado de empate literal, com a vitória de João Campos por uma diferença de quase 100 mil votos sobre Marília Arraes com 56,27% dos votos válidos

Pelas circunstâncias da eleição, onde João Campos tinha atingido menos de 30% no primeiro turno e esteve atrás nas pesquisas, atingir a vantagem obtida foi um resultado que deu ao PSB um grande protagonismo, o que significou a sua sétima vitória majoritária desde 2006 quando Eduardo Campos foi eleito governador de Pernambuco.

A vitória de João Campos representa um começo de um novo ciclo dentro do próprio ciclo que se iniciou há quatorze anos quando Eduardo chegou ao Palácio do Campo das Princesas. O resultado fortalece também a imagem do prefeito Geraldo Julio, que é um virtual nome para disputar o governo de Pernambuco e que conseguiu emplacar o sucessor.

O resultado maiúsculo dá legitimidade ao PSB, mas de todo modo, obriga o partido a valorizar aqueles que estiveram nos momentos mais difíceis da eleição, quando Marília chegou a abrir vantagem significativa nas pesquisas. Será um novo tempo para um time que foi correto com a Frente Popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário