Do blog do Roberto Almeida
No dia 25 deste mês, segunda-feira, completa 40 anos da inauguração do relógio de flores, instalado na Praça Tavares Correia, ainda hoje, quatro décadas depois, o principal cartão postal de Garanhuns, admirado por pessoas de todo o Brasil.
Relógio foi construído na gestão do prefeito Ivo Amaral, que recebeu a sugestão no início da década de 80 do jornalista e Secretário de Turismo, Cultura e Esportes de Pernambuco, Francisco Bandeira de Melo.
Bandeira de Melo visitou a Suíça, viu um relógio de flores numa das cidades do país europeu e achou que Garanhuns era a cidade ideal para ter uma obra semelhante.
Ivo gostou da ideia e encarregou sua equipe de concretizar o projeto. Arquiteto Marcílio Maia, engenheiro João Inocêncio e Jaime Pinheiro, Secretário de Planejamento, desempenharam papeis importantes no empreendimento.
Na inauguração, no dia 25 de janeiro de 1981, o prefeito Ivo Amaral previu que o relógio na Praça Tavares Correia se transformaria em grande atrativo turístico da cidade. Acertou em cheio: se tornou o principal ponto e ainda hoje não foi superado por nenhum outro.
Pessoas de cidades grandes, do Sul e Sudeste, de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre já estiveram na Suíça Pernambucana admirando o relógio, que foi projetado para passar a ideia de “uma estrela caída do céu, em forma de brinco de ouro, colocada por mão divina em orelha de virgem”, como escreveu o professor José Rodrigues, quando dos 25 anos da inauguração na Praça Tavares Correia.
Na imagem abaixo, o ex-prefeito Ivo Amaral aprecia sua obra, que deu um charme especial ao bairro nobre de Heliópolis e a Garanhuns.
Segundo o blogueiro e pesquisador Anchieta Gueiros, a foto foi tirada pelo músico Dominguinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário