sábado, 23 de janeiro de 2021

PREFEITURA DE GARANHUNS ACOLHE DEMANDAS DOS REPRESENTANTES DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS

 Encontros vêm sendo promovidos com objetivo de abrir canal de diálogo com famílias que residem nas localidades


O Governo Municipal vem promovendo encontros com o intuito de ouvir os representantes das comunidades quilombolas a respeito de suas especificidades e direitos. A iniciativa busca a implementação de políticas públicas a médio e longo prazo, levando em consideração os aspectos legais que permeiam as comunidades. O vice-prefeito de Garanhuns, Dr. Pedro Velôso; e a secretária de Agricultura, Abastecimento e Pecuária, Lucimar Oliveira; têm conduzido os trabalhos de escuta e acolhimento das demandas.

A secretária de Agricultura, Abastecimento e Pecuária, Lucimar Oliveira, destacou a importância de uma atuação em conformidade com as legislações vigentes e peculiaridades de cada comunidade. “Devemos construir ações conjuntas, em articulação com outras secretarias e órgãos, de acordo com aspectos culturais, históricos e sobretudo legais. Nosso objetivo, à frente da pasta, é dar visibilidade e constantemente dialogar com os povos tradicionais”, pontuou ainda.

Entre as comunidades quilombolas de Garanhuns estão Caluête, Castainho, Estivas, Estrela, Tigre e Timbó. Em outubro de 2020, o quilombo Castainho recebeu o primeiro título de domínio coletivo, concedido pelo Governo do Estado à uma comunidade quilombola.  A medida promoveu a regularização fundiária de 64,8 hectares, beneficiando cerca de 400 famílias do local.

Fotos: Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pecuária

Nenhum comentário:

Postar um comentário