quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Mário Faustino defende o nome de Pedro Falcão para deputado estadual

 


          Um dos nomes com maior possibilidade de vitória na eleição do próximo ano, na disputa por uma vaga de deputado estadual, na casa Joaquim Nabuco, certamente será aquele apoiado pelo Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB) e o seu grupo. 

         Além da máquina estadual, ele terá a seu favor o executivo municipal e um batalhão de aliados, oriundos da vitória do ano passado, que levou Albino ao comando da Prefeitura. É o caso, por exemplo, de quem disputou a Câmara, de cabos eleitorais e de lideranças comunitárias e políticas.

          Se acertar na escolha, e tudo leva a crer que acertará, Sivaldo pode construir uma grande vitória para o seu indicado, o que por consequência lhe dará o domínio integral da política e dos espaços de poder em Garanhuns. Terá então, a cidade, além de um Prefeito alinhado com o Governo do Estado, um deputado na Alepe, o que, acarretará um progresso talvez nunca visto ao município.

        Sivaldo termina uma eleição, já com os olhos voltados para próxima. Por esse motivo, pavimentou seu caminho na Codeam, onde foi aclamado Presidente da entidade logo no início do ano. Por uma questão estratégica, colocou seu filho, o bacharel em Direito, Kaio Albino, em um posto executivo, de onde o neófito certamente sairá maior do que entrou, no futuro alçando voo para um mandato de vereador, posto em que dará relevante contribuição ao município.

        Na Codeam, Sivaldo terá um ambiente altamente privilegiado para construir alianças em torno do seu indicado a deputado, ao tempo em que ocupará o papel de liderança regional. Na entidade, Albino poderá fazer parcerias com outros municípios e como terá de enxergar sua governança de modo horizontal, deve governar Garanhuns olhando para o Agreste Meridional, implantando políticas direcionadas a essa microrregião, que a propósito, precisará de um parlamentar atuante, habilidoso e com dom de cuidar das pessoas.
.

       Para Mário Faustino, o Reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão, reúne como ninguém os atributos necessários para o posto. Por isso, ele defende que Falcão seja o candidato do PSB de Garanhuns a deputado estadual, numa dobradinha com o filho do ex-Governador Eduardo Campos, Pedro Campos, para federal.

        Ano passado, Faustino militou ao lado de Zaqueu, na disputa pela Prefeitura, muito embora, quatro anos atrás, em 2016, ele tenha se envolvido de corpo, alma e coração apoiando Sivaldo na corrida pelo Palácio Celso Galvão.

      Ano que vem, tudo indica, Zaqueu será candidato a deputado estadual, considerando disputar a Câmara Federal. Mário, apesar da estima que tem pelo ex-vereador, deve somar esforços na construção de outra candidatura de sua preferência: a do professor Pedro Falcão, pessoa a quem Faustino considera ideal para recuperar a cadeira de Garanhuns na Alepe, ocupada até dezembro por Sivaldo.

       No segundo mandato de Reitor da UPE, Universidade composta por 15 campis espalhados ao longo do estado, Pedro é uma liderança natural dentre professores e alunos pernambucanos. É visto como um intelectual, um sábio, além de ser bastante espirituoso, com auxílio do seu carisma. 

        Para Mário, Falcão é um homem que entende de Garanhuns, que entende de Pernambuco, que entende de Brasil e do mundo. “Ele é um homem inteligente, culto e que tem verdadeira devoção ao trabalho, além de vocação para vida pública. Isso está no seu DNA. Garanhuns precisa de alguém que se faça presente nas decisões dos grandes projetos do estado. Ninguém melhor do que Pedro, levando em conta todo seu legado”, destaca Faustino, dizendo ainda que Falcão é reconhecido em todo o estado, pelo notável trabalho que exerce na UPE.

            QUEM É PEDRO FALCÃO: 

         Bacharel em ciências biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Pedro Henrique de Barros Falcão é mestre em ciências na área de biologia celular e molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e doutor em ensino, filosofia e história das ciências, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

        Professor adjunto com dedicação exclusiva da Universidade de Pernambuco, ele já foi presidente do Conselho Regional de Biologia da 5ª Região, Coordenador de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; Vice-diretor e depois Diretor do campus Garanhuns e pró-reitor Administrativo da UPE. Entre abril e agosto de 2014, ocupou o cargo de secretário-executivo de ciência e tecnologia de Pernambuco. Atualmente, exerce o segundo mandato de Reitor da UPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário