No ultimo domingo na Várzea, o amigo Adriano Tavares promoveu um torneio de futebol, no qual foi a grande final e que contou com a presença do Candidato a Deputado Estadual em 2022, Dannilo Godoy, na ocasião Adriano Tavares entregou um troféu ao ex-prefeito de Bom Conselho Dannilo Godoy, que se sentiu honrado com a homenagem feita por Adriano Tavares.
Só gratidão , quero aqui parabenizar a todos os envolvidos nesse belíssimo torneio de mini campo na comunidade da várzea. Agradecer também meu amigo e futuro deputado estadual Dannilo Godoy estamos junto.
Na manhã do último Dannilo Godoy teve a oportunidade de visitar vários bairros de Garanhuns, como o Manoel Shel e o Magano, acompanhando muito futebol amador. No final do torneio do bairro Manoel Shel estivemos com Charles e Adriano. Na final do campeonato do Magano acompanhamos o jogo entre equipes de Brejão e Garanhuns. Com a gente os amigos Saulo Maruim, vice-prefeito de Brejão e Joseraldo Cadengue, ex-prefeito,Alexsandro, Zaqueu, os vereadores Dicinho e Cícero Dionísio. Também estivemos com Ricardo e Professor Márcio, vereador de Garanhuns, entre tantos outros amigos que reencontramos. Muito obrigado a todos pelo convite e pela receptividade.
Em função das incertezas do atual cenário sanitário mundial, com notícias de nova variante que acendem o alerta sobre um possível agravamento da pandemia de covid-19, a Prefeitura do Recife não realizará os tradicionais shows da programação de Réveillon, no próximo dia 31 de dezembro, que costumam marcar a virada do ano na orla do Pina e Boa Viagem. O anúncio foi feito nesta terça (30) pelo prefeito João Campos, que garantiu a realização da queima de fogos na orla de Boa Viagem, e também descentralizada em outros bairros da cidade.
“Não haverá shows promovidos pela Prefeitura do Recife no Reveillon da nossa cidade. Então não vai haver grandes shows como sempre acontece na avenida Boa Viagem, no Polo Pina, que são as principais praias do Recife. Mas nós vamos fazer queimas de fogos sem estampidos descentralizadas na cidade. Vamos ter na Zona Sul, na Zona Norte e na Zona Oeste e a queima tradicional de fogos na orla de Boa Viagem, mas sem promoção de shows, que promovem grandes aglomerações, chegando a registrar mais de 1 milhão de pessoas na orla”, disse o prefeito em entrevista ao programa Em Ponto, da GloboNews.
Ainda de acordo com o prefeito João Campos o momento de incertezas no cenário da pandemia, causado com o surgimento de uma nova variante exige responsabilidade e cautela do poder público. “Entendendo que vivemos um momento no qual aparece uma nova variante, de muitas incertezas em torno dela. Nós temos avançado muito na vacinação, mas o momento ainda não chegou de promover um encontro de tal tamanho. Então vamos manter a queima de fogos, de forma descentralizada, mas não vamos promover shows pela Prefeitura do Recife na orla de Boa Viagem”, afirmou.
Para receber o ano de 2022 com cores e a mensagem de esperança, a Prefeitura do Recife vai realizar a tradicional queima de fogos na Orla de Boa Viagem, com 17 minutos de um show no céu recifense. Serão quatro balsas dispostas no mar e que serão responsáveis por dar suporte aos fogos que serão projetados sem estampidos.
Para levar a celebração a ainda mais recifenses, também haverá cinco minutos de fogos em polos descentralizados no Ibura, Jardim São Paulo, Morro da Conceição e Lagoa do Araçá. Todos os espetáculos acontecem usando apenas fogos sem estampido, em cumprimento ao decreto municipal, vigente desde o último dia 4 de novembro, que proíbe a utilização de artefatos e fogos de artifício que provoquem poluição sonora em eventos públicos e festivos organizados pelo poder público municipal. No ano passado, a queima de fogos não aconteceu por conta da pandemia e as medidas restritivas em vigor na época.
Um homem foi assaltado em frente ao prédio da Justiça Federal em Garanhuns, que fica localizado no bairro Lacerdópolis. Ele havia pedido um uber e esperava pelo serviço quando foi abordado por dois desconhecidos que levaram sua carteira e seu smartphone. Os homens usavam faca e chegaram e saíram a pé. Um Bo foi prestado na Delegacia de Polícia Civil e o caso, que ocorreu na madrugada de ontem, será investigado.
A Câmara de Vereadores Garanhuns entra no clima da Magia do Natal, ao apresentar na próxima sexta-feira, dia 3, a iluminação e decoração natalina da Casa Raimundo de Moraes.
O Momento também será marcado por uma cantata e uma sessão solene, em que autoridades e personalidades de Garanhuns serão homenageadas.
A noite festiva terá início às 19h, com o presidente da Câmara, Johny Albino (PSB) e os demais vereadores do município mostrando o projeto de iluminação da sede do Poder Legislativo, que terá uma temática natalina.
Um grupo de 40 estudantes das Escolas Municipais Monsenhor Callou, Monsenhor Tarcísio Falcão e Maria Tavares, que integram o Projeto Aprendizes, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, apresentarão uma Cantata Natalina Especial dentro da programação festiva.
SESSÃO SOLENE - Já a sessão solene será marcada pela entrega de comendas a autoridades e personalidades que contribuem para o desenvolvimento de Garanhuns.
O professor Eugenio Sobrinho, o radialista Eduardo Peixoto, o promotor Francisco Dirceu Barros e o reitor da UFAPE, professor Airon Melo estão entre os agraciados que receberão o título de Cidadania de Garanhuns.
As comendas foram propostas pelo ex-vereador e atual prefeito Sivaldo Albino (PSB), bem como pela vereadora Luzia da Saúde (PTB).
A Irmã Cosma, que gerencia o Hospital Infantil Palmira Sales, também será agraciada com a Cidadania Garanhuense.
A homenagem foi proposta pelo vereador Daniel da Silva, falecido no ano passado, que será representado pela vereadora Luzia da Saúde.
Já o pediatra Antônio Filho receberá a Medalha Dr. Fernando Firmo Pires, pelo Mérito da Saúde. A Comenda também foi proposta pelo então vereador Sivaldo Albino.
“Vamos vivenciar uma noite especial, marcada pela inédita iluminação da Câmara, por belas apresentações natalinas e justas homenagens. Também apresentaremos projetos do Poder Legislativo já em execução e ações que serão realizadas em parceria com o Poder Executivo”, destacou o vereador Johny Albino.
A Solenidade será transmitida pela TV Câmara, através das plataformas YouTube e Facebook.
*Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara.
O PSB estará completando em 2022 dezesseis anos de hegemonia em Pernambuco, foram quatro vitórias para governador de Pernambuco e três para prefeito do Recife liderando a Frente Popular, mas ainda houve uma vitória na capital na condição de vice do PT na disputa de 2008. Além da competência administrativa, é indiscutível considerar que o PSB acabou beneficiário da conjuntura eleitoral.
Coincidentemente em algumas disputas, o PSB acabou beneficiado pela nacionalização do pleito, vide 2006, 2010 e 2018, quando estava aliado ao PT, e em 2014 o acidente que vitimou Eduardo Campos alavancou Paulo Câmara e Fernando Bezerra Coelho, candidatos a governador e a senador, respectivamente, e Marina Silva, que foi vitoriosa no primeiro turno daquele pleito no estado.
Ao que tudo indica, a disputa pelo Palácio do Campo das Princesas será novamente nacionalizada, e em aliança com o PT, tendo Lula em seu palanque, o PSB se beneficia da conjuntura que melhorará pelo fato de a oposição não falar a mesma língua, podendo se fragmentar em até três candidaturas. Essa conjuntura evita o êxodo de aliados da Frente Popular, e faz com que a oposição não emita sinais de perspectiva de poder, garantindo assim, um horizonte nas urnas de nova vitória da aliança liderada pelo PSB e manutenção da hegemonia socialista em Pernambuco.
Solenidade aconteceu durante as comemorações ao Dia da Consciência Negra, realizada pela Confraria do Rosário de Floresta, neste final de semana
O Grupo Cultural e Religioso Guardiões(ãs) de São Gonçalo de Itacuruba recebeu, no último final de semana, o diploma de Patrimônio Vivo de Pernambuco dentro da programação de atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra, realizado pela Confraria do Rosário de Floresta, na última sexta-feira (26) e sábado (27). A solenidade contou com a participação de representantes da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (CEPPC/PE).
O Grupo Cultural e Religioso Guardiões(às) de São Gonçalo de Itacuruba foi um dos selecionados da XV edição do edital Registro de Patrimônio Vivo de Pernambuco. “Em 2020, a Confraria do Rosário, irmanada com o São Gonçalo de Itacuruba, resolveu indicar e ajudar o grupo a concorrer no Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco, até porque este é um grupo que conserva a cultura e a parte religiosa da dança de São Gonçalo. Organizamos toda a documentação e pleiteamos o reconhecimento, que foi agraciado”, explica João Luiz, rei perpétuo e representante legal da Confraria do Rosário de Floresta.
“O reconhecimento do Grupo Cultural e Religioso de São Gonçalo de Itacuruba como Patrimônio Cultural Vivo do Estado é motivo de orgulho para Pernambuco, pois este título é uma forma de valorização e incentivo a cultura de um povo que a mantém viva por gerações. Por essa razão, fizemos questão de realizar a entrega do diploma de Patrimônio Vivo diretamente nas mãos dessa importante manifestação cultural pernambucana. Parabenizo todos que fazem o grupo, uma inspiração de fé e resistência”, destaca Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe.
A programação contou com apresentações culturais, inauguração dos novos espaços da sede e visitação ao Museu da Confraria do Rosário da Floresta, além de outras atividades. No sábado (27), por exemplo, aconteceu uma reunião entre representantes da Fundarpe e do CEPPC/PE com fazedores de cultura e diretores municipais de Cultura da região. O objetivo foi realizar uma escuta sobre os problemas e necessidades de quem atua na cultura na microrregião de Itaparica.
Também no sábado (27), houve a apresentação de alguns seminários e palestras, como o “O papel dos Patrimônios Vivos na preservação do patrimônio cultural de matrizes afro-brasileira em Pernambuco”, ministrado por Marcelo Renan, coordenador de Patrimônio Imaterial/Fundarpe.
São Gonçalo – O grupo representa para a microrregião de ltacuruba uma manifestação de fé, cultura e resistência as maiores adversidades que um município e seu povo passaram através dos tempos. A existência desta manifestação remota a mais de cem anos, quando a atual ltacuruba era no distrito do município de Floresta e posteriormente de Belém do São Francisco. Por isso a forte ligação entre os dançadores(as) e tocadores(as) nas rodas de São Gonçalo, pois estes tinham e tem laços de família e até moradia nestes municípios.
Patrimônio Vivo - O número de bolsas anuais concedidas aos mestres, mestras e grupos da cultura popular pernambucana, por meio do edital do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco (RPV-PE), ampliará de seis para dez em 2022. A mudança faz parte da Lei 17.489/2021, de autoria do Governo de Pernambuco, e aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), com publicação no Diário Oficial na última sexta-feira (26).
O anúncio do Projeto de Lei 17.489/2021 foi feito este ano pelo governador Paulo Câmara no Dia Nacional do Patrimônio, celebrado no dia 17 de agosto, durante a programação da 14ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, com o anúncio e titulação dos seis novos Patrimônios Vivos anunciados este ano: Mestre Luiz Antônio (Barro – Caruaru), Maria Jacinta Sampaio da Silva (Mestra de Reisado – Santa Maria da Boa Vista), Marliete Rodrigues (Barro – Caruaru), Velho Xaveco (Pastoril – Recife), Mãe Beth de Oxum (Coco – Olinda), Caboclinho União 7 Flexas (Goiana).
--
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe
Com o intuito de atualizar de forma permanente e promover a análise real dos números da Covid-19, a Secretaria de Saúde de Garanhuns vem realizando ao longo do segundo semestre de 2021, uma comparação dos bancos de dados municipal com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) – sistema nacional responsável por armazenar dados sobre mortalidade no Brasil.
Neste intervalo, oito óbitos do ano de 2020 que estavam em investigação no boletim municipal foram encerrados. A notificação destes óbitos foi retida, até que a investigação de todos fosse concluída por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievs/PE).
Desta forma, os óbitos estão inseridos no boletim informativo desta segunda-feira (29/11/2021). Os casos foram registrados nas seguintes datas: 09/05/2020, 26/07/2020, 03/08/2020, 31/08/2020, 29/10/2020, 11/12/2020, 26/12/2020, 24/12/2020; sendo de pessoas com 52 anos, 0 anos (recém-nascido), 31 anos, 56 anos, 43 anos, 71 anos, 62 anos e 78 anos de idade, respectivamente. Cinco destes óbitos ocorreram em unidades da rede pública, e três em unidades da rede particular.
Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde de Garanhuns
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que os óbitos inseridos no boletim informativo desta segunda-feira (29/11/2021 foram registrados nas seguintes datas: 09/05/2020, 26/07/2020, 03/08/2020, 31/08/2020, 29/10/2020, 11/12/2020, 26/12/2020, 24/12/2020; sendo de pessoas com 52 anos, 0 anos (recém-nascido), 31 anos, 56 anos, 43 anos, 71 anos, 62 anos e 78 anos de idade, respectivamente. Cinco destes óbitos ocorreram em unidades da rede pública, e três em unidades da rede particular.
Assessoria de Comunicação - Secretaria de Saúde de Garanhuns
O deputado federal Eduardo da Fonte anunciou apoio ao projeto de lei 2564/2020, que institui o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico, do auxiliar de enfermagem e da parteira. O projeto foi aprovado no Senado na última quarta-feira (24) e segue para votação na Câmara.
“Essa é uma forma justa de reconhecer esses grandes profissionais da saúde, verdadeiros heróis, que salvam diariamente nossas vidas, ainda mais nesse momento de pandemia. Assumo o compromisso de votar a favor do projeto e de continuar trabalhando em prol da categoria” registrou Eduardo da Fonte.
O projeto inclui o piso salarial na Lei 7.498, de 1986, que regulamenta o exercício da enfermagem, estabelecendo um mínimo inicial para enfermeiros no valor de R$ 4.750 a ser pago nacionalmente por serviços públicos e privados de saúde por uma jornada de trabalho de 30 horas semanais. Em relação à remuneração mínima dos demais profissionais, o projeto fixa a gradação de 70% do piso nacional dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% do piso nacional dos enfermeiros para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.
A Prefeitura de Canhotinho, no Agreste Meridional, liberou para todos os professores da rede municipal de ensino o salário de novembro, o 13º salário, 1/3 de férias e também o abono salarial de 2021 que equivale ao 14º e 15º salários. O anúncio, feito neste sábado (27.12), beneficia cerca de 360 profissionais, entre professores efetivos e contratados, diretores e coordenadores, e injeta R$ 3,8 milhões na economia do município. Há que se destacar que teve professor que recebeu mais de R$ 20 mil.
“Prometemos que liberaríamos tudo ainda nesse mês de novembro, e cumprimos, assim como temos feito com todos os compromissos que assumimos”, afirma a prefeita Sandra Paes. “Nossos professores terão um fim de ano ainda mais especial”, completou, enfatizando que a educação é prioridade e que a valorização da educação passa pela valorização dos professores.
O Cremepe está preocupado com novas ondas de casos de Covid-19 nas Américas, Europa e África.
Em nota divulgada na última sexta-feira, 26 de novembro, o órgão disse que festas de final de ano e o carnaval devem ser evitados em Pernambuco até o seguro controle da pandemia. A realização ou não do carnaval em Pernambuco está sendo estudada pelo Governo do Estado, que deve decidir em breve sobre a questão.
NOVA VARIANTE AFRICANA
Na África, pesquisadores descobriram uma nova variante esta semana que vem preocupando o mundo.
Ainda é cedo para dizer o quão transmissível ou perigosa é a variante B.1.1.529, mas um pesquisador já a classificou como "horrível", enquanto outro disse que ela é a pior já vista.
Até agora, foram confirmados 77 casos na Província de Gauteng, na África do Sul; 4 casos em Botsuana; 1 em Hong Kong (uma pessoa que voltou de uma viagem à África do Sul) e 1 em Israel (uma pessoa que voltou do Malaui).
A variante traz uma preocupação em particular quando o assunto é a imunização. Isto porque as vacinas foram desenvolvidas mirando a cepa original do coronavírus, registrada inicialmente em Wuhan, na China.
O fato da variante B.1.1.529 ser tão diferente do vírus inicial pode significar que as vacinas não funcionem tão bem.
Por outro lado, é importante destacar que a África do Sul tem só 24% da população totalmente vacinada, então, pode ser que, ao chegar a países com taxas mais altas de imunização, a variante não tenha tanta força.
Mais de 30 mil filiados votaram nas prévias que escolheram o candidato do PSDB à Presidência do Brasil em 2022. Uma iniciativa importante, que fortalece a nossa Democracia em um momento tão crítico da nossa história.
Parabenizo o ex-senador Arthur Virgílio, o Governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite e o Governador de São Paulo João Doria pela disposição de participar das prévias. Tivemos a oportunidade de recebê-los e ouvir a proposta de cada um deles em Caruaru e no Recife.
Como Presidente do PSDB em Pernambuco, saúdo o Governador João Doria pela vitória nas prévias. Um homem público com experiência de governar a maior cidade e o maior estado do Brasil. Vamos em frente, fortalecer a Democracia e construir uma solução para o Brasil que seja capaz de vencer a polarização e melhorar a vida de quem mais precisa.
Garanhuns estava bem movimentada, ontem à noite, por conta da Magia do Natal. A partir das 19h o trânsito já era intenso no centro e também nos bairros.
Quem saiu da Boa Vista ou da Cohab II sentiu isso. Quando se chegava na Avenida Ruber van der Linden já havia engarrafamento, em direção a Rui Barbosa.
Estacionar perto da Praça Souto Filho era impossível. Não havia vagas. Teve gente que foi deixar o carro já perto da Avenida Caruaru.
Nem precisa dizer que nas proximidades da Praça Tavares Correia, onde fica o relógio das flores, o movimento era ainda maior.
A cidade está belíssima. Os locais citados, a Santo Antônio, o prédio da prefeitura, o Espaço Cultural Luís Jardim, as praças Dom Moura e da Bíblia.
Garanhuns está uma verdadeira festa para os olhos, deixando os moradores orgulhosos e encantando os turistas.
Um vídeo do cantor João Gomes que está nos grupos de WhatsApp e Facebook, é um bom exemplo do que está acontecendo.
O artista aparece na Praça Mestre Dominguinhos, demonstrando enorme satisfação por estar na terra do grande músico. Em certo momento não resiste e solta o verbo: "Cidade bonita do c***!".
Hotéis, bares, lanchonetes e restaurantes da cidade nesta sexta-feira estavam lotadíssimos.
Na Bibelu, um grupo de jovens esperou pacientemente quase uma hora para ser servido o lanche que foi pedido. Mas ninguém reclamou, a demora se devia a quantidade de gente no local.
Salve Garanhuns!
*As fotos deste post foram reproduzida do Facebook de Ronaldo César.
O mês de novembro começou bastante proveitoso para a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas no próximo ano. Estava avançando com o apoio do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, e liderava com significativa folga todos os levantamentos divulgados sobre a disputa do próximo ano. Ela ainda teve o anúncio da participação da deputada estadual Priscila Krause no movimento Levanta Pernambuco, um ativo importante na disputa interna da oposição sobre quem apresentaria o melhor projeto.
Eis que uma série de fatores surgiram e deixaram Raquel Lyra mais fragilizada na manutenção do seu projeto para 2022, e sua pré-campanha terá que reavaliar o cenário e analisar as condições para virar o jogo e voltar ao patamar que iniciou o mês. O primeiro deles foi a decisão do presidente Jair Bolsonaro de se filiar ao PL, que em Pernambuco é comandado por Anderson Ferreira, e dava sinais de apoiar sua candidatura em 2022 podendo ser o seu candidato a senador. A chegada de Bolsonaro implodiu a possibilidade de aliança entre os dois partidos e dificultou muito qualquer perspectiva do movimento Levanta Pernambuco se tornar mais efetivo.
Mas foi no final de semana o mais duro golpe na campanha de Raquel Lyra, que foi a vitória do governador de São Paulo, João Doria, nas prévias do PSDB. Com a escolha de Doria pelos tucanos, até o apoio do Cidadania, que considerava uma federação com o PSDB, e em Pernambuco estava alinhado com Raquel, passou a se tornar incerto, mais do que isso, a candidatura de Doria poderá funcionar como uma âncora na postulação de Raquel, puxando seu projeto para baixo, haja vista que o eleitor pernambucano não possui nenhuma simpatia pelo midiático governador paulista.
Raquel Lyra agora terá que avaliar todos os acontecimentos e considerar se vale a pena a manutenção do projeto estadual, mas caso ela desista, ajudará muito o projeto do PSB, que tinha em sua candidatura o maior obstáculo pela manutenção da sua hegemonia em Pernambuco, e que agora terá outros trunfos no convencimento de aliados para continuarem apoiando o projeto da Frente Popular.
Qualificações serão executadas pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, por meio da Faculdade Senac. Lançamento do programa para o biênio 2021-2023 acontece no próximo dia 2
Caruaru, 26 de novembro de 2021 - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, por meio do Senac, inauguram, em dezembro, núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), com atuação conjunta em Pernambuco e em Alagoas. Por meio da parceria, que conta com aporte de R$ 1,5 milhão, as duas instituições atuarão na qualificação de 175 empresas dos dois estados nordestinos para a exportação dos seus produtos e serviços de forma planejada e segura. O evento de lançamento acontece na quinta-feira (dia 2), das 9h às 12h, no auditório da Casa do Comércio, localizada na Avenida Visconde de Suassuna, 265, Santo Amaro, Recife.
A ocasião contará com a presença de empresários convidados, instituições parcerias e integrantes da Apex e do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. Em pauta, a apresentação do PEIEX e seus objetivos para Pernambuco e Alagoas, depoimentos de empresas já atendidas e as oportunidades de crescimento e exportação para as empresas dos dois estados. Entre os participantes confirmados no evento, o diretor de Negócios da Apex Brasil, Lucas Felício Fiúza; o gerente de Inteligência de Mercado da Apex Brasil, Igor Celeste; o representante Regional da Apex-Brasil para a Região Nordeste, Sérgio Ferreira; o presidente do Sistema Fecomércio, Bernardo Peixoto; a diretora de Projetos Estratégicos do Senac Pernambuco, Maria Goretti Gomes; e o diretor da Faculdade Senac Pernambuco (FacSenacPE), Carlos Calado.
A iniciativa tem como principal benefício para a região o fortalecimento de sua economia, como destaca a coordenadora de Qualificação da Apex-Brasil, Rita de Albuquerque. “A preparação para atuar na exportação traz ganho de competitividade no mercado interno e externo. O PEIEX proporciona para empresas o aprimoramento da competitividade, com foco em atuação no mercado Internacional. Assim, ele fortalece a economia e contribui, inclusive, para a geração de empregos”, diz.
Sublinhando o pioneirismo da ação, esta será a primeira vez que um convênio do PEIEX é executado pelo Senac, instituição vencedora do chamamento público para o núcleo em 2020. A parceria é vista de forma positiva por ambas as instituições, uma vez que o Senac-PE consolida diálogo e atendimento às necessidades dos sistemas produtivos locais. “Promover o desenvolvimento e o fortalecimento do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco é nossa razão de existir, é a nossa missão do Sistema. Nesse sentido, a exportação é um importante e grande passo para qualquer empresa. Significa não só ampliar mercados, mas consolidar um trabalho de sucesso. Seremos os parceiros que estas empresas precisam para ganhar o mundo”, reforça o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto.
Funcionamento da parceria e inscrições
O núcleo do PEIEX terá sede em Recife e em Maceió, com meta de qualificar 175 empresas para exportação. Desse total, a expectativa é qualificar 150 empresas de Pernambuco e 25 empresas de Alagoas, de modo que na sede Recife pelo menos 50 empreendimentos sejam, obrigatoriamente, de serviços, sendo os demais produtores de bens e demais segmentos. Por meio do projeto, ApexBrasil e o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac darão assistência às empresas de forma segura e planejada, para que comecem a exportar seus produtos e serviços.
As inscrições para o cadastro das empresas interessadas em participar do PEIEX Pernambuco e Alagoas 2021-2023 pode ser realizado por meio de formulário on-line. Após a realização do cadastro, os técnicos do projeto entrarão em contato para selecionar as empresas que têm potencial de implementar a exportação nas suas atividades e, em seguida, dar início aos trabalhos. A qualificação terá duração que varia de três a seis meses, a depender da disponibilidade do empresário.
PEIEX
O PEIEX é oferecido pela Apex-Brasil com o intuito de preparar as empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura. A Apex-Brasil realiza o PEIEX em todo o Brasil, com núcleos operacionais instalados em parceria com instituições de ensino, federações de indústria e fundações de amparo à pesquisa.
Até setembro de 2020, foram atendidas 4.349 empresas. Desse total, 73,49% estão na categoria de micro e pequenas empresas, e trabalham com produtos e/ou serviços de 61 diferentes setores. O segmento com maior número de empresas é o de alimentos e bebidas, seguido de máquinas e equipamentos, têxtil e confecção, móveis e cosméticos (dados de dezembro/2020).
As últimas edições do projeto nos dois estados aconteceram entre 2008 e 2018, em núcleos diferentes, com capacitação de mais de 1.200 empresas. Agora, a abertura do núcleo único com atuação conjunta no leste de Pernambuco e em Alagoas é motivada pelo direcionamento estratégico da Apex-Brasil de instalar o programa em todos os estados brasileiros.
O governador Paulo Câmara vistoriou, nesta sexta-feira (26.11), as obras de requalificação da PE-170, no município de Lajedo, Agreste Meridional, que conta com investimentos de R$ 18,2 milhões. Ele também autorizou a pavimentação do acesso da rodovia ao Povoado de Imaculada. “Nós vimos a necessidade das obras que precisavam ser feitas de imediato aqui na região, como as estradas. A PE-170 precisava ser toda recuperada, por isso incluímos também a pavimentação do acesso ao Povoado de Imaculada”, afirmou Paulo Câmara. Lajedo também será beneficiada com a recuperação da PE-149, anunciada ontem (25.11), durante visita a Altinho e Agrestina. As obras estão orçadas em R$ 37,2 milhões.
O governador esteve ainda na EREM Deolinda Amaral, onde foram oferecidos serviços do programa Governo Presente, para anunciar mais ações, como a quadra coberta da unidade de ensino, orçada em R$ 659,9 mil. Na Escola Estadual Jornalista Manuel Amaral, a quadra poliesportiva já existente também receberá cobertura. Haverá, ainda, a implantação do programa Espaços 4.0 – que conta com centros de inovação e laboratórios de tecnologias portadoras de futuro.
O abastecimento de água também foi beneficiado com a liberação de R$ 350 mil para implantação da rede de distribuição, que atenderá moradores do Sítio Riacho Dantas, Lagoa do Meio, Sítio Cupim e Sítio Capoeiras. O governador também entregou 37 títulos de domínio, assinou convênio para pavimentação de ruas, no valor de R$ 1,5 milhão, e autorizou o recapeamento asfáltico em vias urbanas. Os investimentos, que contam com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), são da ordem de R$ 1,1 milhão. Lajedo também contará com uma Praça da Criança, orçada em R$ 230 mil.
Após liberar R$ 32,5 mil para manutenção do CRAS, Paulo Câmara assinou um termo de compromisso para implantação da Central de Oportunidades de Pernambuco (COPE) e entregou CRLVs de motocicletas quitadas até dezembro de 2020 com o decreto de anistia fiscal.
IBIRAJUBA – De Lajedo, o governador seguiu para o município de Ibirajuba, onde inaugurou a Central de Oportunidades de Pernambuco (COPE), que reúne em um só lugar os serviços ofertados Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação, assim como a Agência do Trabalho e a Junta Comercial. Também foram oferecidos serviços do programa Governo Presente na Escola Municipal Professora Josefa Paulina de Souza.
No município, o governador anunciou novos investimentos, além dos já comunicados ontem (25.11), como a requalificação da PE-149 e a melhoria do Sistema Produtor de Altinho, Agrestina, Cachoeirinha e Ibirajuba. Na área de desenvolvimento social, ele destinou R$ 25 mil para manutenção do CRAS, e a educação será contemplada com a construção de quadra coberta na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Manoel Moreira da Costa. Encerrando a programação, Paulo Câmara assinou convênio, no valor de R$ 1 milhão, para requalificação das praças Agamenon Magalhães e José Inácio de Sobral.
A comitiva do governador contou com as presenças dos secretários estaduais José Neto (Casa Civil), Fernandha Batista (Infraestrutura e Recursos Hídricos), Marcelo Barros (Educação e Esportes), Lucas Ramos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Tomé Franca (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Sileno Guedes (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude), Alberes Lopes (Trabalho, Emprego e Qualificação), Cloves Benevides (Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas); o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberto Santana; os presidentes do Iterpe, Henrique Queiroz, da Perpart, Nilton Mota, e da Compesa, Manuela Marinho, além de secretários executivos.
Também presentes os deputados federais Silvio Costa Filho, André de Paula, Wolney Queiroz e Gonzaga Patriota; os deputados estaduais Marcantônio Dourado Filho, Paulo Dutra, Henrique Queiroz Filho, Clodoaldo Magalhães, Gleide Ângelo e Laura Gomes e os prefeitos Maria Izalta (Ibirajuba), Erivaldo Chagas (Lajedo), Ednaldo Peixoto (Jucati), Marcos Patriota (Jupi), Douglas Duarte (Angelim), João Lucas (Bom Conselho), Sivaldo Albino (Garanhuns), Branco de Geraldo (Jurema), Tirri (Caetés), Nêgo do Mercado (Capoeiras), Edson Quebra Santo (Lagoa do Ouro), Tonho de Lula (Iati), Ruben Lima (Panelas), Matheus Calado (Terezinha), Wilson Lima (São João), Orlando José (Altinho), Josué Mendes (Agrestina), Junior de Rivaldo (Saloá), Aline Gouveia (Amaraji) e Beta Cadengue (Brejão), além de vereadores e ex-prefeitos da região.
De autoria do Governo de Pernambuco, Lei 17.489/2021 ampliará de seis para dez o número de bolsas anuais concedidas aos mestres, mestras e grupos da cultura popular pernambucana
O número de bolsas anuais concedidas aos mestres, mestras e grupos da cultura popular pernambucana, por meio do edital do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco (RPV-PE), ampliará de seis para dez em 2022. A mudança faz parte da Lei 17.489/2021, de autoria do Governo de Pernambuco, e aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), com publicação no Diário Oficial nesta sexta-feira (26).
“O Registro do Patrimônio Vivo é um marco na história de Pernambuco e reafirma nosso compromisso com a salvaguarda dos saberes e fazeres da cultura popular e tradicional, evidenciando os grupos, mestres e mestras na transmissão geracional, e na vivência das comunidades que mantêm vivas as tradições da cultura pernambucana”, celebrou Marcelo Canuto, presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), responsável pelo edital do RPV-PE.
O anúncio do Projeto de Lei 17.489/2021 foi feito este ano pelo governador Paulo Câmara no Dia Nacional do Patrimônio, celebrado no dia 17 de agosto, durante a programação da 14ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, com o anúncio e titulação dos seis novos Patrimônios Vivos anunciados este ano: Mestre Luiz Antônio (Barro – Caruaru), Maria Jacinta Sampaio da Silva (Mestra de Reisado – Santa Maria da Boa Vista), Marliete Rodrigues (Barro – Caruaru), Velho Xaveco (Pastoril – Recife), Mãe Beth de Oxum (Coco – Olinda), Caboclinho União 7 Flexas (Goiana).
ENTENDA - A Lei do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco, Lei Estadual 12.196/2002, normatizada por meio do Decreto nº 27.503/2004, deu início, em 2005, ao Concurso do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco (RPV–PE), fortalecendo as estratégias de salvaguarda dos saberes populares e tradicionais de mestres, mestras e grupos em diferentes áreas culturais e regiões do Estado. Inicialmente, registravam-se três novos Patrimônios Vivos, situação alterada pela Lei Estadual 15.944/2016, aumentando para seis os registros anuais no RPV- PE. Com a Lei 17.489/2021, o número de bolsas anuais aumentou para dez.
O Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco tem por finalidade o apoio financeiro, por meio de bolsa mensal vitalícia no valor de R$ 1.600,00 (no caso de pessoa física) e R$ 3.200,00 (quando for grupo, entidade, agremiação ou associação); bem como a preservação dos processos de criação e divulgação de técnicas, modos de fazer e saberes das culturas tradicional ou popular pernambucanas. Até hoje, 75 Patrimônios Vivos foram registrados.
--
Assessoria de Comunicação Secretaria de Cultura de Pernambuco Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe
Leis são instrumentos que fazem parte do modelo orçamentário das gestões públicas
Foi realizada nesta quinta-feira (25), na Câmara Municipal de Vereadoras a audiência pública para a apresentação do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 e Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022. A ocasião contou com a presença dos secretários municipais, servidores e representantes da sociedade civil, além de alguns vereadores. A sessão foi conduzida pelo vereador Matheus Martins, vice-presidente da Câmara.
O Plano Plurianual (PPA) é o primeiro instrumento do modelo orçamentário. O documento define metas, objetivos e diretrizes da administração pública para o período de 4 anos. O conteúdo contempla investimentos que duram mais de um ano e oferece uma direção a LDO e a LOA. A LOA tem o intuito de fixar quanto poderá ser gasto no ano seguinte e de onde virão os recursos para as despesas, assim, a gestão saberá qual o valor máximo que poderá ser gasto nas ações listadas na PPA. A apresentação das Leis, em Garanhuns, também teve a participação dos vereadores Johny Albino, Damásio Cardoso, Bruno dos Santos, Erivan Pita, Luizinho Roldão e Fanny das Manas.
A audiência pública contou, ainda, com a participação dos secretários municipais: Catarina Tenório, de Saúde; Wilza Vitorio, de Educação; Eliane Madeira, de Assistência Social e Direitos Humanos; Betânia Monteiro, da Mulher; Sandra Albino, secretária de Cultura; Carlos Tevano, de Juventude, Esportes e Lazer; Vera Sarmento, Finanças; o controlador Geral, Daniel Penaforte; o procurador Geral, Paulo Couto; os secretários de Administração, Acácio Godoy; Comunicação, Ronaldo César; de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Pâmela Azevedo; além de representantes do IPSG, Aesga, AMSTT, do Sindicato dos Servidores Públicos, e do Centro de Estudos, Pesquisa e Assessoria em Administração Municipal (Cespam).
Álbum da pernambucana está nas principais plataformas digitais e, em breve, ganhará versão física
Após lançar três singles, a pernambucana Laís de Assis lançou, nesta sexta (26), o primeiro disco da carreira. "Ressêmantica", que está disponível nas principais plataformas digitais, carrega a essência do feminino ancestral, em suas 13 faixas. O álbum explora novas sonoridades da viola nordestina, mas que buscam preservar o singular sotaque dessa linguagem. A maior parte das criações foram compostas e arranjadas pela própria artista. Ouça aqui.
“O disco é resultado da minha liberdade artística e criativa em relação à viola, de tudo que vivenciei na vida até chegar nele. ‘Ressêmantica’ é parte de mim que se transformou em som. Minha musicalidade vem muito disso, de incorporar vários elementos dentro do sotaque da viola nordestina, de criar essas imagens sonoras”, explica Laís, que foi encedora nacional do Prêmio Profissionais da Música 2021 na categoria Violas e Violeiros
A obra tem produção e direção musical de Yuri Queiroga, design e ilustrações de Karina Freitas e produção geral de Naara Santos. A mixagem foi realizada por André Oliveira, no estúdio Muzak, no Recife. A masterização foi realizada pelo engenheiro de áudio Homero Lotito, do Reference Mastering Studio, de São Paulo.
"Ressêmantica" segue um roteiro, um ciclo que propõe três ambientes diferentes, envolvidos pela viola solo, banda base de Laís e participações, que ela chama de uma “conversa sonora”.
As aberturas de cada bloco são pontuadas por poesias de Graça Nascimento, da cidade de Canhotinho, localizada no agreste de Pernambuco. “Graça é mulher potente, que deixa sua marca por onde passa. Com ela aprendo cada vez mais sobre a liberdade do eu feminino e minhas ressignificações”, exalta Laís.
Na primeira parte, as composições fazem alusões à ideia de chão, de raízes fincadas e ancestralidades, com participações das mulheres da aldeia indígena Tuxá e da cantora e rabequeira Renata Rosa. Essa abertura é representada pelas faixas “Coragem”, ‘Entre Luas e auroras”, “Mãe D'água”, ''Centelha” e ''Terra Vermelha” – primeiro single lançado por Laís, o qual conta com participação do percussionista Gilú Amaral.
A segunda trabalha com o conceito de descoberta, reconhecimento e aceitações baseadas nas músicas “Morada”, “Cortando caminho, “Frevo para um carnaval que não passou” (com participação do trombonista Nilsinho Amarante), “Ponteada” e ‘A Dama de Espadas”. Esta foi composta pelo violeiro Adelmo Arcoverde, que divide o arranjo e a interpretação da viola de dez cordas com a sua pupila.
O terceiro ambiente aborda a exploração, a “ressemantização”, a volta ao passado para ressignificar o presente, adentrar novos espaços, liberdade e experimentação com “Será sina?”, “Ressemântica” e “Uma carta para a saudade”. “Aqui eu exploro mais elementos incomuns para a viola nordestina, a ideia de liberdade. A poesia dessa parte possui uma poesia muito tensa e inquietante. Daí o ciclo se inicia de novo”, detalha a violeira e educadora.
No disco, a banda de Laís é formada por Johann Brehmer (percuteria) e Alex Santana (tuba).
"Ressemântica" foi financiado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura-PE), do Governo de Pernambuco, tendo como proponente e administradora do projeto Ana Cristina Bezerra de Melo Nascimento. Em breve, a obra também vai ganhar uma versão física.
Trajetória de Laís de Assis
Formada em viola de dez cordas (2018) e violão popular (2013) pelo Conservatório Pernambucano de Música, Laís de Assis foi aluna do professor e mestre violeiro Adelmo Arcoverde. É graduada em Música Licenciatura pela UFPE (2016), mestre em etnomusicologia pela UFPB (2018).
Participou de importantes eventos como o Festival RecBeat-SP (2021), Festival Cordas World Music-Açores, Portugal (2021), Festival Duos (2021), do Projeto Memória Brasileira-Violeiros do Brasil (2021), Sesc Jazz-Sesc Pompéia SP (2021) com Amaro Freitas e Ancestral Cumbe e da Abertura do Festival Janeiro de Grandes Espetáculos (2021).
Além do trabalho com a viola solo, Laís se apresenta com seu trio, integrado por Alex Santana (tuba) e Gilú Amaral (percussão). É ex-integrante do coletivo artístico feminino “A Dita Curva” e tem acompanhado vários artistas da cena musical pernambucana como as cantoras Isaar e Renata Rosa.
Foi professora de música do Sesc Pernambuco (2017-2020), onde coordenou alguns coletivos artísticos, dentre eles o Núcleo de Pesquisa em Música Nordestina e dirigiu o espetáculo musical instrumental “Desemudecer” do Grupo de Choro do Sesc-PE, em 2019.