sexta-feira, 26 de novembro de 2021

O alerta vermelho da pré-campanha presidencial do PT

 

Por Edmar Lyra

A semana foi marcada pela divulgação de pesquisas eleitorais apontando para um crescimento da pré-candidatura do ex-ministro Sergio Moro a presidência da República. O ex-juiz da Lava-Jato foi oficializado como pré-candidato do Podemos e já desponta com dois dígitos nas pesquisas, consolidando-se como o melhor nome da terceira via na disputa presidencial, sendo talvez o único capaz que quebrar a polarização estabelecida entre Lula e Bolsonaro.

Mais dois dados foram identificados nas pesquisas divulgadas, que foram a estabilidade de Jair Bolsonaro, que parou de cair, e a estagnação de Lula, que parou de subir e em alguns cenários apresentou leve queda. O cerne da questão era que o cenário de disputa contra Bolsonaro caminhava para uma certa previsibilidade, onde os nomes de centro se dividiriam entre as duas candidaturas no segundo turno.

A presença de Sergio Moro na disputa deve acender o alerta vermelho na cúpula petista, pois Moro poderá não só suplantar o presidente Jair Bolsonaro e chegar ao segundo turno, recebendo os votos dos eleitores bolsonaristas na segunda etapa, como poderá reforçar um eleitorado anti-petista que poderá convergir para Bolsonaro no segundo turno após votar na primeira etapa em Sergio Moro.

Diante deste fato, é fundamental que a candidatura de Lula possa caminhar para o centro, avaliando que é mais importante fortalecer o lulismo do que tentar recuperar a imagem do petismo perante o eleitorado, haja vista que Lula é uma entidade política maior do que o Partido dos Trabalhadores. Se em 2002 Lula viabilizou a carta aos brasileiros e buscou o empresário José de Alencar para ser o seu vice, a estratégia precisa se repetir para que o petista acene para o mercado e também para a classe média. Quanto mais ele caminhar para o centro, maiores serão suas chances de lograr êxito em 2022.

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