Por Vanuccio Pimentel*
As grandes festas populares do Brasil são sempre eventos políticos. No
caso de Caruaru não é diferente. As festividades juninas são um palco
privilegiado para a política, e em ano eleitoral, sua importância se torna
ainda maior.
Basta lembrar como o Carnaval deste ano no Recife foi fundamental para alavancar a popularidade nacional do prefeito João Campos. Ou ainda, como uma festa popular pode virar disputa política, como no caso do Festival de Inverno de Garanhuns.
Com o início das festas de São João na zona urbana de Caruaru, o evento passa a ter proporções nacionais. Nesse sentido, o prefeito Rodrigo Pinheiro sai na frente, pois estará presente em todos os momentos importantes da festa.
Além disso, o prefeito trabalha para transformar a festa em uma marca de sua gestão e produzir uma pauta positiva em relação à sua imagem como candidato.
Porém, como prefeito-candidato, ele deve enfrentar outros desafios. O primeiro reside no cuidado para não extrapolar os limites das normas em ano eleitoral.
Outro ponto importante são as polêmicas envolvendo membros do governo. Brigas e discussões podem se transformar em problemas maiores em ano eleitoral, especialmente se os envolvidos forem secretários.
Não faltará alguém para explorar politicamente estes momentos. E este tipo de problema vai repercutir com muito mais força do que nos anos anteriores.
Por fim, as relações políticas precisam estar bem equilibradas. Confusões com lideranças e autoridades nos camarotes podem ter péssimas consequências, pois até as convenções partidárias tudo pode acontecer.
Preservar a boa imagem nesta vitrine será fundamental, pois ao final do mês de junho, todos começam a voltar as atenções para o próximo grande evento do ano: as eleições.
*Mestre e doutor em Ciência Política (UFPE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário