Nesta última quinta-feira, dia 15, no CMA, a convite da Gestora da Universidade Paulista - Unip Paloma, convidou o Dr. Synesio Miranda para proferir um palestra dentro das comemorações da semana da Enfermagem, com um tema muito atualizado que versa sobre Saúde Planetária, onde aborta os aspectos ambientais onde envolve a enfermagem, e trás os últimas notícias sobre a Pec-9 que reduz em 30h a carga horária dos enfermeiros(as).
Com um auditório repletos de profissionais e estudantes da área da saúde, e velhos amigos como o jornalista e também estudante de enfermagem Augusto Cesar, do blog do Augusto César e jornal o Columinnho, além da coordenadora do Curso de enfermagem da Unip Sandra, o Dr. Synesio Miranda foi recebido e aclamado com uma calorosa salva de palmas.
Em sua prelação dr. Synesio que é Enfermeiro, e que já morou aqui em Garanhuns, onde foi Coordenador da Escola Nova Dimensão, docente da própria Unip, fez parte dentre outros cargos em Garanhuns, do Conselho Municipal de Saúde, trabalhou por anos no Bloco Cirúrgico do HRDM, e na Urgência Emergência do Dom Moura, dentre outros atributos. Hoje Dr. Synésio Miranda é concursado do COREN-PE, enfermeiro atuante pelas causas da classe, luta ao lado do amigo e Deputado Estadual Gilmar Júnior (PV).
No próximo dia 09 de junho Dr. Synesio e o Deputado Gilmar, estarão em Brasília para defender a PeC 19/24.
Defensor da Enfermagem na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Gilmar Júnior (PV) conseguiu articular apoio unânime à PEC 19/2024 junto à bancada de senadores do Estado, em Brasília, e junto com Dr. Synesio Miranda vão lutar ela redução da jornada de trabalho dos enfermeiros, para 30 h semanais.
Já na última quarta-feira dia 14 o deputado Gilmar Júnior junto com Dr. Synesio, estiveram aqui em Garanhuns no auditório do Garanhuns Palace Hotel, falando para centenas de enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, e estudante, evento promovido pelo COREN_PE, onde o Deputado Gilmar Júnior é presidente, e falaram aos presentes trazendo as últimas notícias sobre a enfermagem e suas conquistas.
PEC 19/24 - a PEC do piso e da jornada vai receber uma numeração e será iniciado o processo de discussão parlamentar que pode resolver a injustiça que foi perpetrada contra a categoria, ao se vincular o Piso da Enfermagem a uma jornada de 44 horas de trabalho semanal. “É importante lembrar que, apesar das dificuldades, já conseguimos implantar o piso na maior parte do setor público e estamos avançando no setor privado. Temos que nos manter perseverantes e otimistas, pois é possível superar o estigma da desvalorização”, afirma o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri.
A PEC que vincula o piso à jornada de trabalho da Enfermagem é de autoria da senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Na prática, a emenda altera o § 12 do art. 198 da Constituição Federal, para determinar que o piso salarial dos enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e das parteiras deve ser fixado com base em um expediente máximo de 30 horas semanais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário