segunda-feira, 19 de maio de 2025

Em uma antecipação inédita, Governo de Pernambuco realiza trabalho para apoiar municípios durante período de chuvas

 Do Blog do Silvinho


Desde a última quarta-feira, quando a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata do Estado foram atingidas por fortes chuvas, o Governo de Pernambuco mobilizou todas as secretarias e órgãos para estarem de prontidão na prestação de apoio aos municípios e também ao povo pernambucano, em uma decisão coerente e que mostra o compromisso do Governo Raquel Lyra. Com a previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) que os dias chuvosos retornem, o grupo de Trabalho montado pela gestão estadual é fundamental para auxiliar os que mais precisam. 

O trabalho integrado, com objetivo de evitar maiores transtornos e garantir eficiência em situações delicadas, reúne as mais diversas pastas da gestão estadual. Entre elas, estão as secretarias de Defesa Social, através da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar;  Desenvolvimento Urbano e Habitação; Mobilidade e Infraestrutura; Saúde; Recursos Hídricos (Compesa e APAC); Desenvolvimento Agrário; Agricultura, Pecuária e Pesca; além da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas e da Casa Civil

Além da atuação conjunta, a vice-governadora, Priscila Krause, representando a governadora Raquel Lyra, acompanhou os trabalhos das salas de situação do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE) e da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Equipes do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil foram as primeiras mobilizadas para solucionar os problemas, mostrando a presença do Governo do Estado em todos os momentos. 

Posteriormente, o governo  realizou reuniões no final de semana, onde concentrou equipes de secretarias e órgãos operativos para alinhar medidas emergenciais e reforçar o monitoramento contínuo das áreas de risco. A atuação conjunta do time do Governo de Pernambuco, em um governo liderado por duas mulheres, se soma também a ações emergenciais, como a retomada das barragens de Panelas II e Gatos, obras do sistema de drenagem do Canal do Fragoso e também ações de contenção de encostas e urbanização, como em Jardim Monte Verde, em Jaboatão dos Guararapes. Juntas as ações somam mais de R$ 550 milhões em investimentos para beneficiar todos os pernambucanos em áreas de risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário