quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Secretarias Municipais realizaram ações durante todo o Festival de Inverno de Garanhuns

por ASSESSORIA DE IMPRENSA


Embora seja realizado geralmente na última semana de julho, o Festival de INverno de Garanhuns, que este ano chegou à 27ª edição, começa a ser preparado antes pela Prefeitura Municipal. A Secretaria de Turismo e Cultura realiza todo o planejamento e o operacional para que o evento ocorra. Por outro lado, nos dias de festa, existe um verdadeiro mutirão de pessoas trabalhando em diversos pontos da cidade. Preparamos um resumo das principais ações.

Desenvolvimento Econômico

Uma pesquisa realizada durante os dez dias de evento, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, revela que a média de ocupação da maioria dos meios de hospedagem no município foi de 70%. Já o crescimento do faturamento dos hotéis e restaurantes no período foi de 80%, levando em conta principalmente os locais que têm proximidade com os pontos turísticos da cidade e polos do evento.
A Secretaria também realizou a inauguração do co-working G@roa Lab, disponibilizado para empreendedores e público em geral que precise dividir um espaço de trabalho para desenvolver negócios

Saúde

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram realizados durante o 27º FIG, na Praça Mestre Dominguinhos, 86 atendimentos, na maioria dos casos, os procedimentos foram de aferição de pressão arterial e pessoas com alto índice de alcoolemia. Já no Parque Euclides Dourado, foram realizados 50 atendimentos, também sendo aferição de pressão e atendimento à pessoas com alto índice de alcoolemia os casos mais recorrentes. No local também aconteceu a ação “Fique Sabendo”, que culminou em 244 testes de HIV e sífilis. No Palco de Cultura Popular, situado no Largo do Colunata, houve 13 atendimentos até o fim do FIG.

Já o balanço da Vigilância Sanitária, que atuou em regime de plantão durante o evento, resultou na inspeção de 837 estabelecimentos, sendo feitas 19 apreensões de alimentos impróprios para o consumo. Deste total, cinco locais foram notificados pelo órgão, e dois interditados.

AMSTT

Durante 10 noites e nove dias, a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Turismo disponibilizou agentes e viaturas para trabalhar nos pontos de bloqueio com o objetivo de garantir a segurança e o deslocamento de moradores e visitantes. No primeiro dia do evento foram disponibilizadas duas viaturas e seis agentes. Nos dias seguintes trabalharam 36 agentes por dia distribuídos em seis viaturas e quatro motos em diversos pontos da cidade.

Assistência Social e Direitos Humanos


A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos junto com o Conselho Tutelar e outros órgãos envolvidos visaram chamar atenção da população contra a violação dos direitos às crianças e adolescentes, realizando ações de prevenção e abordagens em casos de venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, abuso e exploração sexual e trabalho infantil durante o XXVII Festival de Inverno de Garanhuns.
As ações foram realizadas pela equipe técnica e educadores da Secretaria de Assistência Social, sendo assim foi disponibilizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Estado uma capacitação para a equipe que participou das ações no evento.

No evento as ações foram divididas em três momentos, sendo eles:
1 - Ações preventivas do CREAS
A equipe técnica e educadores do Centro de Referência Especializado de Assistência Social realizaram abordagens sociais nos dias 1 a 20 de julho em mais de 100 estabelecimentos comerciais de Garanhuns e distritos, tais como: bares, hotéis, motéis, postos, restaurantes e supermercados.

2 - Ações nos pontos turísticos e polos artísticos
A equipe dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS realizou abordagens durante todo período do festival nos pontos turísticos e polos artísticos. Foram mais de 40 profissionais envolvidos com as abordagens sociais. A ação condiz com a distribuição de panfletos e adesivos informativos sobre violação de direitos da criança e do adolescente, tendo como público alvo turistas e munícipes que participavam do evento, como também os comerciantes que atuavam na área.

3 - Ações noturnas
Participaram das ações noturnas 16 pessoas, sendo 12 educadores da Secretaria de Assistência Social, 2 educadores da Secretaria de Educação, uma coordenadora e um motorista que ficou à disposição para ações tanto do Conselho Tutelar como da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. O papel dos educadores nas cinco portarias do evento foi de abordagem em relação à entrada de crianças e adolescentes desacompanhados. Além das abordagens nas portarias, foram realizadas atividades de busca durante o evento na Praça Mestre Dominguinhos.   

3 .1 - Centro de Acolhimento Noturno
O centro de acolhimento foi destinado à crianças ou adolescentes que apresentaram algum tipo de vulnerabilidade no evento, funcionou de 20  a 29 de julho no Centro Cultural durante o período noturno. Foram atendidas cerca de 50 crianças e/ou adolescentes, sendo disponibilizados lanches, colchões, cobertores, materiais sócios-pedagógicos, lúdicos, tendo como responsabilidade a Secretaria de Educação e Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.


TURISMO
A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, contribuiu com o valor médio de R$ 900 mil a R$ 1 milhão para a realização na 27ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns.  Além  dos valores,  também é de responsabilidade da Prefeitura o fornecimento de alguns serviços que envolvem as Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Direitos Humanos, Turismo e Cultura, Infraestrutura, Obras e Comunicação Social, além da Autarquia Municipal de segurança Trânsito e Transporte.

O valor investido pela Prefeitura engloba a contratação de: artistas locais, trabalhadores para apoio nos locais  dos eventos e  intérpretes de libras. Ainda estão inclusos parte dos fechamentos de estrutura,  impressão de parte dos materiais utilizados para a comunicação visual e identificação de equipes em serviço,  cedência de algumas estruturas espalhadas nos polos do evento e o fornecimento de infraestrutura necessária para atuação de diversas Secretarias. A gestão municipal também é responsável pela iluminação de segurança, banheiros químicos, contratação de pessoas para desempenhar atividades de serviços gerais, poda de árvores no município, limpeza urbana, controle urbano, disciplinamento de ambulantes e do trânsito. A cedência de locais também faz parte da contrapartida da Prefeitura, a exemplo de: Aesga, Teatro Luiz Souto Dourado, Casa Galeria Galpão, Casa dos Pontos de Cultura (que funciona na Escola Henrique Dias) e QG de produção, montado na Escola Jerônimo Gueiros.

Educação

Segundo a Secretaria de Educação, durante os 10 dias de FIG, a pasta realizou diversas ações na Praça da Palavra Hermilo Borba Filho, com uma proposta voltada aos escritores da cidade e região. Compartilharam destes momentos os escritores Carlos Guedes, Edilene Soares Cordelista, Heronides Silvestre, Lenildo Ramos, Nadja Carvalho de Sá, Paulo Melo, Sandoval Ferreira e convidados; passando também para prestigiar os amigos (as) escritores (as), Cesar Monteiro, Carlos Janduy, Gonzaga de Garanhuns, Adelmo Camilo, o Poeta Wilson China Cordelista, Ivaldo Tenório, Ronaldo César, Ivonete Xavier, José Renato Siqueira (Presidente da União Brasileira dos Escritores – UBE), Cosme Rogério, Roberto Beltrão, bem como contadores de histórias da cidade e região, entre outros atores e artistas que vivenciavam o festival.

Ainda foi realizada uma oficina em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Biblioteca Indústria do Conhecimento – IDC SESI, na qual as crianças frequentadoras da biblioteca produziram seus próprios livros. Durante o FIG foram produzidas caricaturas com uma releitura da identidade visual da artista Joana Lira para o público visitante. Contamos também com a participação da Biblioteca Comunitária Ler é Preciso- Maurílio Campos Matos, Biblioteca Pública Luiz Brasil, a IDC – SESI e a Cia de Arte ALESE de Aracajú – SE.

Essas ações foram prestigiadas por um público de mais de mil visitantes (1.080), que puderam conhecer as obras dos autores, ouvir declamação de cordel, recitação poética, venda de livros autografados e rodas de conversa.

A biblioteca Comunitária Maurílio Campos Matos também foi pólo de contação de histórias durante o Festival, ficando por conta das professoras e contadoras de história Jackeline Brasileiro, Sandra e outras, que possibilitaram  aos visitantes do espaço, conhecer os mistérios do Doce Encanto do ‘Era Uma Vez’. Essa ação foi vivenciada no hall da biblioteca (na Rua 13 de Maio) e também se estendeu ao centro da cidade com o Projeto Esqueça um Livro, no qual foram distribuídos alguns livros em locais estratégicos para que o público circulante os encontrasse e pudesse desfrutar dos mesmos em um verdadeiro incentivo à leitura.

A Seduce também fez uma parceria com a Secretaria de Saúde, onde a Biblioteca do Parque foi espaço para realizar ações de testes rápidos de HIV/Aids e Sífilis. Cerca de 250 testes foram realizados, segundo a Secretaria de Saúde.

Mulher

A Secretaria Municipal da Mulher (Secmul) realizou, durante o Festival de Inverno de Garanhuns deste ano, a “II Marcha de Todas as Flores: das lutas às conquistas”. O evento teve a presença do Maracatu Coração Nazareno, de Nazaré da Mata (PE), formado unicamente por mulheres. O trajeto seguiu até o Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna, no Espaço Colunata.

Durante as festividades, as assistidas pela Secmul também participaram de oficinas, com o intuito de aumentar a renda das mulheres e inserí-las no mercado de trabalho. Temáticas como marketing pessoal, construção de currículo e entrevista de emprego fizem parte do curso. Um curso de biscuit também foi ministrado na sede da Secmul e outro com o tema “Qualidade no Atendimento” foi oferecido no Instituto Presbiteriano de Heliópolis (IPH). O horário de funcionamento foi estendido para atender mais mulheres, além das demandas da nona Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (9ª DEAM).


Comunicação
Para levar o melhor conteúdo e facilitar a cobertura de jornalistas de todo o Brasil,  a Secretaria de Comunicação Social contou com um time de quatro jornalistas, três estagiários,  uma cientista da computação, duas técnicas e duas fotógrafas.  A equipe esteve presente em todos os polos de animação do evento,  nos três turnos.  Também foi de responsabilidade da Secretaria o credenciamento e suporte a mais de 300
 comunicadores de blogs, portais, revistas, redes de televisão, estações de rádio, TV’s Web e páginas do Facebook.  Em regime de plantão, os jornalistas e estagiários alimentaram as redes sociais em tempo real com a produção de fotografias, textos e vídeos,  a fim de irradiar ao máximo toda a movimentação que este evento gera no município.  Com a produção diária de quatro matérias em média,  foi possível conseguir espaço de divulgação nos principais jornais e portais de notícias de todo Nordeste.

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