Participei nesta terça feira(07/09) na Sala das Comissões na Câmara Municipal de Garanhuns da discussão do Projeto de Lei nº 035/2017 em que a Prefeitura de Garanhuns solicita ao Legislativo autorização para contratar empréstimo de 2 milhões de reais para utilização na Iluminação Pública.
Quando usei da palavra, questionei se haveria a real necessidade de contrair esse empréstimo uma vez que só até setembro deste ano (2017) a Prefeitura já arrecadou quase 3 milhões de reais com a CIP – Contribuição de Iluminação Pública que vem nas contas de energia.
Um fato que me chamou atenção foi a declaração do Secretário de Infraestrutura afirmando que a Prefeitura paga em média mensalmente o valor de 280 mil reais pela iluminação pública do município (praças, ruas e avenidas). Ocorre que em 2014 um levantamento feito pelo então Vereador na época Sivaldo Albino junto à Celpe, demonstrava que o Município de Garanhuns pagava em média 140 mil reais por mês. O fato estranho é que, de 2013 para 2017 a Prefeitura de Garanhuns instalou mais de 3000 lâmpadas de LED, ou seja, ao invés de baixar o consumo ele duplicou, pulando de 140 mil para 280 mil reais mensais, o que me causou estranheza.
Tentei por fim convencer os senhores vereadores a não colocar o Projeto em votação e solicitar à CELPE, informações sobre os valores pagos pela a Prefeitura referentes à Iluminação Pública, mas infelizmente quando usei da palavra as comissões já haviam dado seus pareceres e o Projeto vai à votação nesta quarta feira(08/09), mesmo sem esses esclarecimentos que seriam de suma importância.
Irei solicitar à CELPE as informações necessárias para esclarecer essas dúvidas, mas continuo com minha opinião, pelo o que se arrecada hoje por mês com a CIP não seria necessário contrair esse empréstimo, endividando mais ainda o nosso Município. Também não consigo entender que até o ano passado em campanha eleitoral o atual Prefeito falava em todos os lugares, inclusive em entrevistas que a Prefeitura não tinha problema financeiro, que tinha milhões em caixa que seriam investidos inclusive nesse ano de 2017. Por isso não entendemos a necessidade desse empréstimo.
Johny Albino
Nenhum comentário:
Postar um comentário