quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

FEBRE AMARELA: Cidade de Alagoas, distante 186 Km de Garanhuns, recebe alerta do Ministério da Saúde



A cidade de Delmiro Gouveia, distante 186Km de Garanhuns, está com atenção redobrada quando se trata do combate à febre amarela. O Município recebeu do Ministério da Saúde, na semana passada, a classificação ACRV, que é a sigla de Área com Recomendação de Vacina. Vizinha de Paulo Afonso, cidade baiana está numa região limítrofe com os estados de Pernambuco, Sergipe e Bahia.

Dentre as unidades federativas citadas, só Pernambuco ainda não recebeu tal classificação do Ministério da Saúde e é denominado, por enquanto, uma Área sem Recomendação da Vacina (ASRV). Em Sergipe, a cidade de Canindé de São Francisco, única ACRV daquele Estado, está localizada de 77Km de Delmiro Gouveia. Embora a febre amarela tenha causado pânico em diversos estados brasileiros, inclusive industrializados, como São Paulo e Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Alagoas informa que a situação não é motivo de pânico.

Em nota enviada ao Jornal EXTRA, a pasta esclarece que não deve se vacinar alagoanos de outras cidades que irão viajar para Delmiro Gouveia, uma vez que Alagoas não é área endêmica para a febre amarela. A vacina se destina, exclusivamente, àqueles que são moradores de Delmiro e irão migrar a trabalho e/ou passeio para alguma cidade da Bahia, que faz limite com o Município ou para outro estado onda ocorra circulação do vírus.

Segundo o secretário de Saúde de Delmiro Gouveia, André Ramalho, a vacinação no município está acontecendo de acordo com a necessidade. “O anúncio do Ministério da Saúde é uma medida de prevenção devido à proximidade com a cidade de Paulo Afonso. A situação está sob controle e sem filas nos postos de saúde. Temos dado prioridade àqueles que precisam viajar. Graças a Deus não fizeram alarde para não deixar a população nervosa. Começamos a vacinação na semana passada. Cada ampola aberta serve para dez pessoas”, explicou. A cidade tem aproximadamente 53 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2017.  (Com informações do Jornal Extra. CONFIRA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário