sábado, 1 de setembro de 2018

Os candidatos a campeões de votos para deputado federal


POR EDMAR LYRA EM SUA COLUNA DO SÁBADO

Com o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, inicia-se também a temporada de busca pelo voto, tanto na majoritária quanto na proporcional. Com 25 vagas em disputa, a eleição para deputado federal tem a novidade de cinco chapas poderem eleger parlamentares, que são o chapão do PSB, o do PTB, e as chapinhas do PP, PSL e Patriota que podem chegar a completar as vagas na Câmara dos Deputados.
No pleito de 2014 os cinco mais votados foram Eduardo da Fonte, Pastor Eurico, Jarbas Vasconcelos, Felipe Carreras e Anderson Ferreira, mas somente Eduardo, Felipe e o Pastor Eurico tentarão a reeleição, enquanto Anderson é prefeito de Jaboatão dos Guararapes e Jarbas Vasconcelos será candidato a senador.
Dos nomes que tentam a reeleição, apenas Eduardo da Fonte e o Pastor Eurico deverão figurar entre os mais votados, e ambos estão sendo cotados para mais de 200 mil votos como tiveram em 2014. João Campos, filho do ex-governador Eduardo Campos, também é candidato a campeão de votos, com projeções de até 300 mil votos. Outro novato que poderá atingir a marca de 200 mil votos é André Ferreira, que substitui Anderson, e agora terá além do segmento evangélico, a retaguarda de prefeitos importantes que seu irmão não teve em 2014.
Ex-secretários de Paulo Câmara, Sebastião Oliveira e André de Paula estão sendo lembrados como nomes que podem passar dos 150 mil votos. Ambos tiveram, 116 mil e 100 mil votos, respectivamente, em 2014, e ampliaram de forma significativa as suas bases em relação ao pleito passado.
Por fim, a candidata Marília Arraes, que foi retirada da disputa para o governo de Pernambuco pelo seu partido, também é vista como um nome que pode atingir a marca de 150 mil votos. Como o quociente eleitoral foi de 180 mil votos em 2014 e poderá baixar para 170 mil, todos os nomes citados ajudarão de forma significativa as suas chapas a elegerem mais parlamentares na condição de puxadores de voto.
ARMANDO MONTEIRO TEM SUA PRIMEIRA DERROTA PARA PAULO CÂMARA

Sem guia – Por ter utilizado a imagem de Paulo Câmara no primeiro programa eleitoral divulgado à tarde, Armando Monteiro teve seu guia eleitoral suspenso a noite. Já foi a primeira derrota sofrida pelo jurídico de Armando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário