domingo, 13 de janeiro de 2019

Reconhecimento pela educação pública de qualidade marca a posse do reitor reeleito da UPE

Foto: Helia Scheppa
Os avanços significativos da educação pública em Pernambuco ao longo dos últimos anos foram ressaltados pelo governador Paulo Câmara na manhã desta sexta-feira (11), ao empossar o reitor reeleito da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão, em solenidade na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP), no Recife. O chefe do Executivo destacou que o trabalho realizado até o momento elevou o Estado a um honroso primeiro lugar no Brasil. “A educação hoje, no ensino médio, por exemplo, é referência no País. Temos a menor taxa de abandono e a menor diferença entre ensino público e o privado”, comemorou.
Nesse contexto, o governador lembrou em seu discurso as últimas conquistas da UPE, que em 2007 oferecia apenas um único curso de doutorado, e em oito anos ampliou essa oferta para três cursos, dobrando esse número entre 2015 e 2018. “Hoje temos seis cursos de doutorado com ótimas avaliações, o que se estende para todos os cursos, que tiveram ampliações e melhorias, como o de Medicina e o de Direito, o que mais aprova no exame da OAB”, explicou.
Paulo Câmara reiterou que a avaliação positiva do curso de Medicina fez com que ele também se tornasse referência em todo País. Ainda segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Escola de Aplicação do Recife, integrante da rede pública estadual e vinculada à UPE, está em primeiro lugar no ranking das escolas públicas de Ensino Médio do Brasil.
O governador apontou algumas ações da sua gestão no mandato anterior que, mesmo em meio à crise vivida pelo país, foi marcada pela expansão e interiorização da universidade, e enumerou novas iniciativas a serem realizadas. “Inauguramos o campus de Arcoverde, no Sertão. Também naquela Região, o de Serra Talhada está praticamente pronto. Fizemos intervenções em Garanhuns e vamos fazer aqui também na Região Metropolitana”, afirmou.
Reempossado, o reitor Pedro Falcão disse considerar uma honra seguir no comando da UPE, e prometeu uma nova gestão no quadriênio que se inicia. A chapa foi reeleita por servidores, docentes e alunos da instituição, em eleições realizadas no último mês de setembro. “Cumprimos 80% das nossas propostas de trabalho. Agora, temos novas metas, e me sinto honrado em assumir mais esse compromisso”, reforçou, agradecendo o apoio do Governo do Estado destacando a nomeação de 455 servidores para as unidades do Complexo Hospitalar da UPE como um grande feito da gestão para a universidade.
O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, assumiu o compromisso de buscar mais recursos para que a universidade continue avançando. “Vamos lutar por orçamentos em Brasília com este novo governo que está no comando do País. Pernambuco tem a vantagem de ter uma secretaria como essa, pioneira no Brasil, e que tem a ela vinculada a UPE, com faculdades que dão exemplo ao Brasil”, disse.
Também participaram da cerimônia a vice-governadora Luciana Santos, os secretários Fred Amâncio (Educação e Esportes) e André Longo (Saúde), o deputado estadual Sivaldo Albino e a vice-reitora da UPE, professora Socorro Cavalcanti, que também foi reempossada no cargo.
SOBRE A UPE – Instituição pública de ensino superior presente em todas as regiões do Estado através do seu complexo multicampi, a UPE é formada por 15 unidades de ensino distribuídas no Recife e Região Metropolitana, Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Serra Talhada e Palmares.
Compõem ainda a universidade três grandes hospitais, o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), o Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco – Professor Luiz Tavares (Procape) e o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc).
Além das unidades de ensino e saúde, integram também o Complexo Universitário da UPE a Reitoria e quatro escolas de ensino fundamental e médio (Escola do Recife e Escolas de Aplicação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário