segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Náutico vence Sampaio e fica perto do título da Série C

Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
O Náutico está próximo de conquistar seu primeiro título nacional. Neste domingo (29), nos Aflitos, o Timbu venceu o Sampaio Corrêa por 3x1, na partida de ida da final da Série C do Campeonato Brasileiro 2019. Com o resultado, os pernambucanos podem até perder por um gol de diferença no duelo da volta, no dia 6 de outubro, no Castelão/MA, que ainda assim ficarão com o troféu. Um tropeço por dois tentos levará a decisão para as penalidades.

Danilo Pires foi a surpresa preparada pelo técnico Gilmar Dal Pozzo para ocupar a ponta direita de ataque do Náutico, na vaga do suspenso Matheus Carvalho. Por esse lado, porém, quem ditava o ritmo do jogo era o Sampaio. Com uma transição rápida, comandada pelo meia Esquerdinha, os visitantes pressionaram o Timbu, obrigando o goleiro Jefferson a fazer duas boas defesas.

Abusando de ligações diretas, o Náutico só esboçava perigo
Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
nas bolas paradas. Ainda assim, faltava maior capricho. Porém, não existe algo mais letal do que uma lambança da zaga rival. Aos 25, Jean Carlos cobrou escanteio. O goleiro Andrey escorregou, Victor tentou cortar para o Sampaio e chutou a bola na perna de Hulk. Gol contra marcado em uma final, mas digno de uma pelada. O problema em depender da sorte é que ela também pode aparecer do outro lado. Josa tentou afastar de bico e chutou em cima do adversário. A bola sobrou para Roney, que pegou de primeira e marcou um golaço para deixar tudo igual no placar, esfriando o clima nos Aflitos.

O Náutico voltou sem alterações táticas do intervalo, mas isso não significa que a postura da primeira etapa permaneceu. Sentindo a necessidade de se impor em campo, o Timbu recuperou a vantagem na posse de bola e buscou trabalhar mais entre as linhas. Mesmo assim, o caminho para as redes continuou pelo alto. Aos nove, Willian Simões cruzou. Camutanga cabeceou firme para fazer seu primeiro gol em 2019 e o segundo dos alvirrubros na partida.

Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
O Sampaio tentava o gol que eliminaria qualquer vantagem do Náutico para o duelo da volta, no Maranhão. O Timbu buscava fazer o terceiro e ficar ainda mais próximo do título. Nessa quebra de braço, o destino ficou do lado dos pernambucanos. Jhonnatan esbanjou categoria para matar a bola no peito e chutar no cantinho para fazer 3x1, decretando o triunfo na primeira metade da decisão da terceira divisão.

Ficha técnica

Náutico 3

Jefferson; Hereda, Camutanga (Fernando Lombardi), Diego Silva e Willian Simões; Josa, Jhonnatan e Jean Carlos (Jiménez); Danilo Pires (Jefferson Nem), Álvaro e Wallace Pernambucano. Técnico: Gilmar Dal Pozzo

Sampaio Corrêa 1

Andrey; Everton, Odair, Vitor e João Victor; Ferreira, Hulk e Eloir (Rodrigo); Esquerdinha (Mateus), Roney e Salatiel (Alex). Técnico: João Brigatti

Local: Aflitos (Recife/PE)
Árbitro: Héber Roberto Lopes (SC). Assistentes: Éder Alexandre e Johnny Barros de Oliveira (ambos de SC)
Gols: Hulk (aos 27 do 1ºT), Roney (aos 33 do 1ºT), Camutanga (aos 9 do 2ºT)
Cartões amarelos: Jean, Diego, Hereda, Josa (N);
Renda: R$ 407.293,00
Público: 16.148

Por: William Tavares

Comerciante que matou elemento após ser assaltado e ameaçado é posto em liberdade após Audiência de Custódia, em Garanhuns

O comerciante que matou o elemento Cleuton dos Santos Albuquerque, na noite da sexta-feira (27), no Parque Fênix, em Garanhuns, foi posto em liberdade provisória na audiência de custódia realizada na manhã deste sábado (28).

A decisão foi do juiz Maurício Gusmão, atendendo a pedido do advogado, defensor do acusado, com o o parecer favorável do promotor de justiça Domingos Sávio.

O entendimento da justiça é que seria desnecessária a prisão preventiva no caso concreto, uma vez em que o comerciante autuado confessou o crime, manifestando arrependimento, não fugiu nem reagiu à prisão, não possui antecedentes, tem endereço e profissão certas, não ameaçou testemunhas, nem demonstra periculosidade.

De acordo com as informações do promotor Domingos Sávio, foram aplicadas ao autuado, sob pena de revogação da liberdade provisória, as seguintes medidas cautelares: recolhimento noturno, não aproximação de parentes da vítima, não frequentar bares, não se ausentar da comarca sem autorização judicial e comparecer aos atos do processo para o qual for intimado.

Eduardo da Fonte lança vários candidatos a prefeitos no Agreste. Zaqueu é sua aposta em Garanhuns

O partido Progressistas aumentou o número de parlamentares na Assembleia Legislativa e, agora, irá lançar mais de 80 pré-candidatos a prefeito


Link original

O presidente do Progressistas em Pernambuco, o deputado federal Eduardo da Fonte, participou, nesta sexta-feira (27), de vários encontros no Agreste pernambucano.

A primeira parada foi na cidade de Águas Belas, onde contou com a presença do ex- deputado estadual Claudiano Martins, do ex-prefeito Numeriano Martins e da pré-candidata pelo PP à prefeitura, Nelly Martins. Ela é pós-graduada em Gestão Pública e já coordenou o Centro de Atenção Básica de Saúde em Itaíba e Manari.

Na cidade de Iati, o presidente do PP foi recebido pelo presidente da Câmara, Renato Almeida, outro pré-candidato pelo PP à prefeitura nas eleições do ano que vem.

No município de Garanhuns, Eduardo da Fonte estava acompanhado do deputado estadual Claudiano Filho e do vereador Zaquel Lins, presidente do diretório na cidade e também pré-candidato à Prefeitura de Garanhuns.

A última parada foi na cidade de Calçado, onde o parlamentar participou da Festa da Lavoura de Calçado ao lado do amigo Mano Walter, do ex-prefeito Zé Elias e do atual prefeito Nogueira, pré-candidato à reeleição no município.

O partido Progressistas aumentou o número de parlamentares na Assembleia Legislativa e, agora, irá lançar mais de 80 pré-candidatos a prefeito, ampliando os trabalhos da legenda em todas as regiões do Estado.

Nota informativa – Inauguração da UBS Magano I e III

De acordo com Governo, unidade contará com duas equipes de saúde da família, 
que serão formadas por mais de 25 profissionais de diversas áreas da saúde. (Secom/PMG).

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove, na próxima quinta-feira (03), às 19h, a solenidade de inauguração da nova sede da Unidade Básica de Saúde (UBS) Magano I e III. A nova sede da unidade está localizada entre as ruas Serra Branca e Julião Cavalcante (antigo prédio da Escola Dom Mário), no bairro Magano.

A UBS vai compreender os serviços de duas unidades em uma, atendendo uma área de cobertura de mais de 5 mil pacientes. De acordo com o Governo, a unidade contará com duas equipes de saúde da família, formadas por mais de 25 profissionais.

Com a mudança, os atendimentos das UBS’s Magano I e Magano III estarão suspensos no período de terça (01) a quinta (03). As demandas dos pacientes acompanhados pelas duas unidades poderão ser atendidas nas demais UBS’s do município. Os serviços serão retomados na sexta-feira (04), no novo endereço da unidade.

domingo, 29 de setembro de 2019

Biblioteca Oliveira Lima: um tesouro pernambucano em Washington

Legado da Biblioteca Oliveira Lima, em Washinton, é tesouropara pernambucanosFoto: Divulgação

O nome de “Oliveira Lima” estampa alguns locais do Recife, e pode até passar despercebido no dia a dia da capital pernambucana. Porém, a figura que nomeia ruas e até escolas é de extrema importância para a manutenção da memória histórica de Pernambuco.

O historiador, jornalista e diplomata do final do século 19, início do século 20, foi responsável pela doação de cerca de 40 mil livros e milhares de cartas para a Universidade Católica da América, em Washington, nos Estados Unidos. Entre os itens, quadros de Franz Post que retratam o Pernambuco colonial, além da primeira publicação impressa no estado, em 1817, celebrando a Revolução Pernambucana.
Doado no final da década de 1920 pelo renomado diplomata pernambucano, o acervo conta hoje com mais de 50 mil itens, entre eles livros sobre o período da Independência do Brasil e a transição para a República, o abolicionismo e a Revolução Pernambucana de 1817. Peças como o “Preciso dos Sucessos”, que retrata o sucesso do movimento independente pernambucano e a ata da Revolução estão presentes na biblioteca.
Inaugurado em 1923 com Oliveira Lima sendo seu primeiro bibliotecário, até sua morte em 1928, o espaço passou para as mãos de sua esposa. Flora de Lima, assumiu a gestão do acervo, que conta com 200.000 páginas de correspondência e cerca de 600 obras de arte, incluindo gravuras, mapas, pinturas, esculturas e aquarelas. Após o falecimento de Flora, um pupilo cuidou do local por um longo tempo, deixando nas mãos da universidade.
Entre as obras de arte que estão contidas, uma paisagem que supostamente é a de Pernambuco, pintada pelo artista holandês Frans Post (1612-1680); uma tela mostrando o Largo do Machado no Rio de Janeiro por Nicolas-Antoine Taunay (1755-1830); um busto de bronze de d. Pedro I pelo escultor Marc Ferrez (1788-1850) e a cópia colorida existente de “Rerum per Octenium em Brasília” por Gaspar Barleus (1584-1648).
"O melhor ouro e a melhor prata do passado brasileiro estão aqui. A riqueza destas relíquias faz da biblioteca uma catedral verdadeira de estudos brasileiros", definiu Gilberto Freyre para "A Cathedral dos Estudos Brasileiros", artigo publicado n’O Jornal em 30 de maio de 1926.
O material, foi visto recentemente e apreciado por representantes do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP). Em viagem pelos Estados Unidos, o advogado e sócio do IAGHP, Taney Farias, teve a oportunidade de ver pessoalmente o acervo. “Tudo está muito bem conservado. E há hoje, através da direção da biblioteca, uma dedicação para a conservação da história de Oliveira Lima”, afirma. “É nossa intenção criar um grupo de estudo e trazer simpósios e atividades sobre Oliveira Lima, para que este nome não seja esquecido pelos pernambucanos que ele tanto amou”, completa Farias.
Na opinião do advogado, apesar de ter sido figura crucial para a conservação de parte importante da história de Pernambuco, Oliveira Lima ainda não está no patamar devido de conhecimento dos pernambucanos atualmente. “Oliveira Lima talvez seja um dos maiores pernambucanos de todos os tempos e hoje é um dos grandes esquecidos de Pernambuco”, ressalta.
Mesmo sendo um tesouro histórico para Pernambuco, o acervo acabou sendo reunido nos Estados Unidos, terra em que Oliveira Lima fincou raízes pós-Primeira Guerra Mundial.“Foi um desejo de Oliveira Lima e louvo estar bem guardado na Universidade Católica da América”, afirma o presidente do Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Pernambuco, Silvio Amorim. De acordo com Amorim, a intenção é tentar aproximar itens do acervo dos pernambucanos. “Essa intermediação será muito importante para Pernambuco ter acesso a um tesouro pernambucano que está guardado em Washington”, completa.
Responsável pela conservação atual do local, a diretora da Biblioteca Oliveira Lima, Nathália Henrich, falou sobre o acervo. “O valor é inestimável, sendo uma das melhores sobre a história do Brasil e com uma parte de grande importância para Pernambuco”, diz. Brasileira, ela assumiu o cargo em outubro de 2018, e desde então reúne esforços para catalogação e divulgação do importante acervo que está em solo americano.
Contando com grande apoio da Universidade Católica da América, a memória viva de Oliveira Lima acaba sendo um retrato da vivência do diplomata e historiador. “A gente só consegue entender os períodos que estão englobados nesta biblioteca se a gente entender a história do próprio Oliveira Lima”, comenta Nathália.
O acervo histórico também chamou a atenção de importantes figuras da história pernambucana, como foi o caso do ex-governador Eduardo Campos. Em 2012, durante visita aos Estados Unidos, Campos esteve presente na biblioteca, onde contemplou o acervo de grande riqueza para a história de Pernambuco.
Porém, mesmo que não pode ir até os Estados Unidos, há a possibilidade de conferir alguns itens da coleção. Em um projeto de digitalização concluído em conjunto com a Gale Cengage Learning, cerca de 17 mil livros e folhetos portugueses e brasileiros estão disponíveis no acervo digital.
 “Aqui jaz um amigo dos livros”. Assim diz a lápide de Manuel Oliveira Lima, situada em Washington. Sem conter o nome do diplomata, a inscrição retrata com exatidão a missão de Oliveira Lima em vida.
Nascido em Recife, no dia 25 de dezembro de 1867, o futuro colecionador tomou gosto pelos livros ainda na adolescência. Membro fundador da Academia Brasileira de Letras, foi educado em Lisboa desde a mocidade. Familiarizou-se com os diplomatas brasileiros que serviam em Portugal, entrando para o serviço diplomático brasileiro em 1890 como Adido à legação em Lisboa. Depois, prestou serviços em Londres, Japão e na Bélgica, antes de embarcar para os Estados Unidos.
Por onde passava, tratava de reunir as principais peças sobre a história brasileira que estavam espalhadas pelo mundo. Os estudos e o amor pela historiografia o tornaram peça importante além da diplomacia. “Oliveira Lima é um ‘sujeito oculto’ das principais correntes historiográficas nacionais, sendo um precursor de nomes como Sérgio Buarque de Hollanda”, comenta o diplomata André Heráclio do Rêgo.
Nascido em Recife, Heráclio foi responsável por organizar na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin o seminário "Oliveira Lima e a (Longa) História Da Independência". Em complemento ao seminário, também foi feita uma exposição para "ilustrar" e contextualizar a trajetória de Oliveira Lima e seus grandes feitos. “Ele era um grande colecionador, o que também o distingue dos outros da época. Nenhum conseguiu um acervo como ele fez”, exalta Heráclio.
Membro fundador da Academia Brasileira de Letras, Oliveira Lima também foi de grande importância para a narrativa das biografias no Brasil. “Dom João VI no Brasil”, sua obra mais importante, foi publicada em 1909, tendo sido seguida pelo “O movimento da Independência” (1922).

Por: Mário Fontes

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Palestra neste sábado dia 28 no Instituto Histórico Geográfico e Cultural de Garanhuns


SCGE participa de encontro nacional de controle interno

Uma importante troca de experiências com o objetivo de estimular o aperfeiçoamento da governança pública aconteceu durante o XV Encontro Nacional de Controle Interno, realizado em Fortaleza (CE), no período de 25 a 27 de setembro. Representantes de órgãos de controle de todo o País participaram do evento e a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) esteve representada pela secretária Érika Lacet e pelos servidores Severino Virgílio, Andrea Costa, Karla Sabino, Patrícia Feitosa e Fauster Ferreira. O encontro foi promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM).

Considerado o maior evento de controle interno governamental do Brasil, o encontro reuniu palestrantes nacionais e internacionais, que apresentaram e debateram temas relacionados à governança digital, boas práticas de auditoria, gestão e governança pública, rede de controle interno e outros assuntos relacionados. “O Governo de Pernambuco está sempre inserido nas discussões sobre os assuntos que possam promover melhores práticas na gestão pública e nos processos administrativos. O controle interno tem o papel essencial de reduzir os riscos que possam impactar negativamente o desenvolvimento dos objetivos institucionais”, avaliou Érika Lacet.

Já nesta sexta-feira (27), após o encontro, os membros do Conaci participaram da 32ª reunião técnica do Conselho. Na ocasião foram debatidos temas como prevenção à fraude e à corrupção, rede nacional de ouvidorias e propostas de alteração na Lei Anticorrupção. A programação ainda abriu espaço para tratativas sobres assuntos internos, como planejamento estratégico da entidade e agenda administrativa.

GARANHUNS TEM MILITÂNCIA ORGANIZADA LGBTI+

Por Jorge Noronha

Prestes a completar um ano de fundação, a Militância Cores da Resistência já acumula uma trajetória visível de lutas em prol da comunidade LGBT+ e das classes menos favorecidas socialmente em Garanhuns e região. O grupo atua desde o final de setembro de 2018 e é formado atualmente por seis jovens que fizeram de Garanhuns palco de suas atuações pessoais, políticas e profissionais.


Foi na efervescência da popularização de discussões de gênero e sexualidade em Garanhuns que o grupo se juntou e começou a traçar objetivos de luta na cidade, a bandeira levantada é a de um movimento político não partidário que defende e busca políticas públicas específicas para a comunidade LGBT+ em Garanhuns e região sem fazer quaisquer distinção ou segregação entre as pessoas.


Marcado por ser o primeiro movimento LGBT+ do Agreste Meridional, o Cores da Resistência vem nos últimos meses se reunindo com lideranças governamentais, mecanismos jurídicos e movimentos sociais na busca por conhecimentos e parcerias que o leve a atuar coerentemente em defesa dos direitos da população LGBT+, previstos por lei.



Os integrantes do movimento já participaram de diversos eventos na cidade e estão sempre envolvidos nas mobilizações que buscam direitos sociais, previdenciários e em defesa da educação. Além de manter diálogo com as pessoas LGBT+ da cidade, conhecendo suas demandas e fortalecendo o seu empoderamento e potencial.


Recentemente a militância organizou a I Parada da Diversidade de Garanhuns, um momento de luta e festividade que contou com grande participação popular. Participaram da mobilização desde pessoas LGBT+, aliadas e simpatizantes da causa até lideranças de todo o Estado; movimentos sociais e estudantis; órgãos públicos e lideranças políticas; como a co-deputada pela “Juntas” do PSOL, Robeyoncé Lima.



A Miss Pernambuco Gay voto popular 2019, Safira Nunes (foto abaixo)de Cedro, Pernambuco, disse:



Fazer parte da I Parada da Diversidade de Garanhuns representou muito, ver a união e a força da comunidade LGBT+ empoderada na luta por respeito, o que não é fácil, mas que nos lembra que o amor sempre vence e que somos pessoas de direitos como qualquer outra, é algo gratificante.



O evento veio com o tema “Meu corpo é político” e reforçou a necessidade de se lutar pelas vidas e corpos LGBT+ que diariamente sofrem com o preconceito e a discriminação social nas ruas do nosso país. Mostrar a dimensão política do corpo e suas muitas maneiras de ser é uma necessidade atual frente ao cenário que enfrentamos de disseminação de ódio, binarismo político e propagação das Fake News.


A população de Garanhuns tem muito a comemorar, a I Parada foi um evento que com certeza ficará lembrado pelo colorido levado às ruas e pela pacificidade e respeito com que ocorreu. Foi um momento como nunca antes visto na cidade, pessoas de todas as classes sociais, raças religiões, sexualidades e gêneros se juntaram e mostraram a sociedade que maior do que o preconceito é a união, o respeito e a paz.


No mesmo final de semana da Parada aconteceu também na “Cidade das Flores”, o Seminário de Lideranças LGBT promovido pela Rede LGBT do interior de Pernambuco com apoio do governo do estado. Foram discutidas politicas públicas, mecanismos de proteção dos direitos da comunidade e demais assuntos pertinentes. Participaram do encontro, lideranças de todo estado, além do deputado estadual Isaltino Nascimento e da co-deputada Robyoncé Lima (foto), do Juntas.


A Militância continua na luta, se fortalecendo e possibilitando o fortalecimento integral da sua comunidade. O movimento é independente e sem fins lucrativos, que até o momento vem se mantendo e realizando suas ações com recursos advindos de doações. Seu crescimento vem sendo nítido e sua atuação vem se destacando no Agreste Meridional.


A luta pelo cumprimento das leis e pela criação de outras que ainda se fazem necessárias vem sendo objetivada pelo grupo, que já se prepara para mais um ano de resistência e conquistas em Garanhuns.


*Créditos das fotos: o Jorge Noronha
**Informações do grupo através do e-mail: 
militanciacoresdaresistencia@gmail.com

SEIS ELEMENTOS QUE PRETENDIAM ASSALTAR BANCOS E CARROS FORTES FORAM MORTOS EM CONFRONTO COM A POLÍCIASEIS ELEMENTOS QUE PRETENDIAM ASSALTAR BANCOS E CARROS FORTES FORAM MORTOS EM CONFRONTO COM A POLÍCIA


Seis suspeitos que pretendiam atacar bancos e carros-fortes no Sudoeste da Bahia foram mortos em confronto com a polícia nesta quarta-feira (25), em Minas Gerais. Outros seis conseguiram fugir na ação.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a ocorrência foi iniciada há uma semana quando o grupo passou a ser monitorado pela polícia. Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte, com suporte da Polícia Federal, seguiram o grupo por cidades baianas.

Nesta quarta, em Encruzilhada, divisa com Minas, os policiais fizeram aproximação e houve confronto. A quadrilha conseguiu fugir para o estado vizinho e foi perseguida. Ainda segundo a SSP-BA, já na zona rural do município mineiro de Padre Carvalho houve nova troca de tiros entre criminosos e forças de segurança.

Após o confronto, os criminosos Levi Nunes de Araújo, 39 anos, Valmir Silva Lemos, 34, José Mendes de Sá, 36, e outros três ainda não identificados acabaram feridos e não resistiram. O restante do grupo fugiu por um matagal.

Com os criminosos, foram apreendidos quatro fuzis calibre 7,62 e 5,56, cerca de 100 explosivos, 1.123 munições, entre elas algumas para fuzil russo modelo AK 47 e metralhadora antiaérea calibre 50, detonadores, estopins, coletes balísticos, três pistolas calibres 9mm e 40, carregadores, quatro veículos modelos Duster Oroch, Onix, Ka e Crossfox, além de capuzes, luvas e R$ 864 em espécie.

O Povo com a Notícia.

ELEMENTO MATA A PRÓPRIA SOBRINHA DE 8 MESES COM CACOS DE VIDROS


Um elemento de 25 anos matou a própria sobrinha de apenas 8 meses de vida, na cidade de Altinho, no Agreste de Pernambuco. O crime aconteceu na manhã dessa quinta-feira (26), no sítio Taquara, zona rural da cidade. 

O acusado Eric Ramon Matias Ferreira, chegou na casa da mãe e avó da criança, muito agitado e agressivo, quebrando móveis e dizendo que alguém tava atrás dele. No momento alguns da casa saíram, mas deixaram a criança dentro da casa, onde o acusado pegou a criancinha Agatha Lorena Marques de Jesus, e se trancou dentro do banheiro.

A polícia foi acionada e todo momento tentou negociar com o elemento, mas quando entrou na residência ele já tinha matado a criança com cacos de vidros, degolando a bebezinha e abrindo o peito. A família informou a polícia que o elemento tem problemas mentais.

O crime revoltou a população local, o elemento foi preso e levado para delegacia, foi autuado em flagrante e será apresentado em audiência de custódia.

O corpo da criança foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), de Caruaru. 

12 presos da Operação Garanhuns Verde são postos em liberdade, deputado federal Fernando Rodolfo reclama da decisão

O deputado federal Fernando Rodolfo (PL-PE) lamentou nesta quinta-feira, 26, em discurso incisivo no plenário, que a derrubada dos vetos do presidente da República à Lei de Abuso de Autoridade tenha permitido a soltura, em Garanhuns (PE), de 12 presos acusados de formarem uma organização criminosa. “Reafirmo meu repúdio à derrubada dos vetos”, declarou, lembrando que votou pela manutenção deles, ou seja, a favor da justiça e da polícia.

O deputado pernambucano leu trechos da decisão da juíza Pollyanna Maria Barbosa Pirauá Cotrim, da 1ª Vara Criminal do Júri da Comarca de Garanhuns, que citou dispositivo da Lei de Abuso de Autoridade que torna crime manter alguém preso quando “manifestamente” cabível sua soltura. 

“ Por força da lei aprovada pelo Congresso Nacional, expeça-se o competente alvará de soltura”, diz a decisão da juíza. Dos 12 beneficiados, dois estavam em prisão domiciliar. Para a dupla, a juíza mandou retirar a tornozeleira eletrônica.

É um absurdo que esse parlamento intimide juiz, promotor e policial. Como acaba de ocorrer em Garanhuns, o juiz tem de pensar duas vezes em manter criminoso atrás das grades”, declarou Fernando Rodolfo na tribuna. Segundo ele, “só falta agora os 12 condenados comemorarem a soltura num bar em frente ao Fórum de Garanhuns”.

Na decisão de soltura lida por ele em plenário, a juíza
Pollyana Maria Barbosa Pirauá Cotrim afirma que “se o Congresso Nacional, pelos representantes eleitos, teve por desejo impor esta lei aos brasileiros, o fez com amparo democrático, cabendo ao juiz, a quem não compete ter desejos, limitar-se a aplicá-la e aguardar a definição dos seus contornos pelos Tribunais Superiores”.

Os 12 beneficiados pela decisão são Bruno Vitor da Silva Araçá,  Edgar Marques da Silva, Antônio Jussimar de Azevedo, Alexandre Correia Neri Brandão, Edson Marques da Silva, José Jhones Teixeira Azevedo, Airton da Costa Lira, Maurício Balbino, José Antônio da Silva, Ivan Laurindo da Silva, Giovana Lopes Vicente e Cícero dos Santos Camilo. Foram também beneficiados pela sentença outros cinco acusados que estavam foragidos – José Jhones Teixeira Azevedo, Edson Marques da Silva, Paulo Francisco dos Santos, Ivan Laurindo da Silva e Airton da Costa Lira.

(TEXTO DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO DEPUTADO FERNANDO RODOLFO)

Moradora do bairro do Magano, em Garanhuns, está desaparecida


Uma moradora do bairro do Magano em Garanhuns desapareceu na manhã desta quinta-feira (26/9).

Ivone Bahia de Lima Alves, de 37 anos, saiu de sua residência na rua Orestes Barbosa, por volta das 8h dizendo que iria visitar seus parentes que moram na cidade de Águas Belas, mas não chegou lá. Seus familiares estão bastante preocupados, pois ela apresenta problema depressivo, fica desorientada sem saber onde estar. Isso pode ter acontecido logo que ela saiu de casa nesta manhã. 

Quem tiver informações do paradeiro de Ivone Bahia deve manter contato com Maciel, através do telefone: (87) 9 9937 6429.

Estudante garanhuense denuncia ter sido vítima de ofensas racistas feitas pelo WhatsApp


O estudante garanhuense e ativista político, Gustavo Henrique, afirmou em uma nota à imprensa ter sido vítima nesta quarta (25/09) de um ataque cibernético contendo ofensas raciais contra sua pessoa.

Em uma das mensagens, enviadas pelo aplicativo Whatsapp, o autor do ataque, que não foi ainda identificado  disse que "Não iria deixar um macaco querer ser candidato” se referindo a pré-candidatura do estudante a vereador, em Garanhuns. 

O estudante fez um Boletim de Ocorrência com o objetivo de identificar o autor das ofensas.“Quem em sã consciência faria isto? Esta situação não ficará assim! Acionarei os meios legais contra essa prática criminosa e covarde”, desabafou Gustavo.

PRINTS ENVIADOS PELO ESTUDANTE À IMPRENSA


com informação do blog V&C Garanhuns

UFAPE TERÁ COMO BASE, ATUAL CAMPUS DA UFRPE NO MUNICÍPIO: Ministro garante implantação de nova universidade em Garanhuns ao anunciar criação de cargos de reitor e viceUFAPE TERÁ COMO BASE, ATUAL CAMPUS DA UFRPE NO MUNICÍPIO: Ministro garante implantação de nova universidade em Garanhuns ao anunciar criação de cargos de reitor e vice



O processo de criação da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), uma reivindicação de pelo menos 16 anos da população da região do Agreste Meridional, deu mais um passo para a consolidação. 

Em abril de 2018, o então presidente Michel Temer já havia sancionado a lei criando a UFAPE, com sede em Garanhuns, mas de lá pra cá pouco se avançou. Entretanto, o atual ministro da Educação Abraham Weintraub, garantiu nesta quarta-feira (25/09), a criação das vagas de reitor e vice-reitor da UFAPE como último passo para a consolidação da nova universidade, que funcionará aglutinando a UAG, que é polo da UFRPE, em Garanhuns. 

As novíssimas universidades de Jataí e Catalão, em Goiás; a de Parnaíba, no Piauí; a de Araguaína, no Tocantins; e a Universidade Federal de Rondonópolis, em Mato Grosso, também terão os cargos de reitor criados. Sem a criação do cargo de reitor, não havia, por exemplo, como criar o CNPJ ou mesmo o estatuto da nova instituição de ensino. Apesar da garantia, o ministro não deu prazo de quando será oficializada a criação do cargo de reitor paras as novas universidades.

De acordo com o projeto que criou as novas universidades, a Ufape terá como objetivo “ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, promover extensão universitária e concretizar sua inserção regional mediante atuação multicampi”.

Essa é destaque no blog V&C Garanhuns

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Agência do Trabalho divulga 14 Novas Vagas de Emprego


A Agência do Trabalho oferece, para essa sexta-feira, dia 27, quatorze vagas de Emprego aqui em Garanhuns. As oportunidades são de Auxiliar Administrativo; Cobrador Externo; Estoquista; Instalador-reparador de redes telefônicas e de comunicação de dados (5); Mecânico Eletricista de Automóveis e de Vendedor de Serviços (5). As vagas constam no site da Secretaria da Micro e Pequena Empresa Trabalho e Qualificação de Pernambuco.

De acordo com o Órgão Estadual, para concorrer às vagas é necessário atender aos seguintes requisitos:

* AUXILIAR ADMINISTRATIVO – Experiência: 6 meses – Salário: Não informado - Escolaridade: Médio Completo;

* COBRADOR EXTERNO – Experiência: 6 meses – Salário: R$ 1.059,00 - Escolaridade: Médio Completo;

* ESTOQUISTA – Experiência: 6 meses – Salário: Não informado - Escolaridade: Médio Completo;

* INSTALADOR-REPARADOR DE REDES TELEFÔNICAS E DE COMUNICAÇÃO DE DADOS - Experiência: 6 meses – Salário: Não informado - Escolaridade: Médio Completo. Observação: 5 (cinco) Vagas;

* MECÂNICO ELETRICISTA DE AUTOMÓVEIS – Experiência: 6 meses – Salário: Não Informado - Escolaridade: Médio Completo; e

* VENDEDOR DE SERVIÇOS – Experiência: 6 meses – Salário: Não Informado - Escolaridade: Médio Completo. Observação: 5 (cinco) Vagas.

Os candidatos que se encaixem nos perfis solicitados devem se dirigir até a Agência do Trabalho de Garanhuns, que fica localizada no Expresso Cidadão e na rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis. As vagas estão sujeitas a alterações no transcorrer do dia. É necessário levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. Para saber mais sobre essas vagas, clique AQUI.