quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Secretaria de Saúde vai ampliar pontos de coleta de triagem neonatal

Capacitação foi realizada para profissionais que vão realizar ‘teste do pezinho’ em Garanhuns

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos setores de Atenção Básica e Educação Permanente, promoveu nesta segunda (16) e terça-feira (17), uma capacitação voltada para profissionais de saúde do município, com o objetivo de realizar a triagem neonatal biológica, mais especificamente o ‘teste do pezinho’, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s),  Centro de Especialidades da Mulher e da Criança (Cesmuc) e Centro de Especialidades Luís Lessa (CELL). A medida vai descentralizar a realização do teste, que é essencial para o diagnóstico precoce de doenças em recém-nascidos, facilitando também o deslocamento da população de Garanhuns até os pontos de coleta.
Durante a semana, mais de 80 profissionais de enfermagem das unidades, além residentes, e alunos do internato do curso de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE), passaram pelo treinamento, no auditório do Centro de Especialidades da Mulher e da Criança, em parceria com a equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Vª Gerência Regional de Saúde (Vª Geres).
Na ocasião, os participantes compreenderam, de forma teórica, o período de realização do exame, métodos de coleta, além do monitoramento e encaminhamento do material de triagem. “É uma capacitação onde abordamos o papel do profissional, a história da triagem, e formas de monitoramento. Visando melhorar os indicadores de neonatal, com pontos de coleta próximos aos locais onde as pessoas moram. Além do trabalho de pré-natal, consultas de puericultura e trabalhos de divulgação sobre a importância do teste do pezinho”, declarou a coordenadora da Triagem Neonatal Biológica, Telma Costa de Albuquerque.
Com a iniciativa, serão estabelecidos 40 novos pontos de coleta, distribuídos em bairros, comunidades quilombolas — atendendo as medidas da Política Municipal de Saúde Integral à População Negra, e distritos do município. “É um avanço muito importante que estamos promovendo, pois, somos o primeiro município do Agreste a descentralizar os pontos de coleta de triagem neonatal. Ampliar o número destes locais significa beneficiar diretamente a população, e aprimorar os atendimentos dos profissionais de saúde, com o diagnóstico precoce e tratamento de doenças congênitas”, pontuou a secretária municipal de Saúde, Nilva Mendes.
Teste do pezinho — Com a realização do teste do pezinho é possível diagnosticar precocemente e tratar hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística e outras doenças. O procedimento deve ser realizado entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê, por ser um período oportuno para que seja realizada a intervenção adequada.
Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)
Com informações e fotos da Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário