segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Prevenção e controle do Sarampo são temas de seminário promovido pela Secretaria de Saúde

Evento foi realizado nesta sexta-feira (13) e contou com a palestra do médico infectologista, doutor em medicina tropical pela UFPE, Evônio de Barros Campelo Júnior 




Profissionais de saúde das redes pública e privada de Garanhuns participaram do Seminário Municipal de Sarampo — Prevenção e controle, realizado pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, na tarde desta sexta-feira (13). A reunião foi realizada na Câmara Municipal e contou com a presença dos vereadores Zaqueu Lins, Audálio Ramos e Luzia Cordeiro, além da secretária de Saúde, Nilva Mendes, do secretário-adjunto de Saúde, Harley Davidson, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria Célia Sobral, residentes do curso de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE), e a população em geral. O momento teve o objetivo de capacitar os profissionais a respeito do manejo e bloqueio de casos de sarampo, se necessário, e foi mediado pelo coordenador de Vigilância em Saúde da secretaria, Edilson Paranhos de Lima.

O seminário contou ainda com a palestra do médico infectologista, doutor em medicina
tropical pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que atua na Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAE) - Garanhuns, e também no Hospital das Clínicas (HC-UFPE), Evônio de Barros Campelo Júnior. O profissional destacou a importância do esclarecimento e repasse de informações sobre a doença. “A melhor forma de se combater o sarampo é a por meio da vacinação. É extremamente necessário que nós, profissionais, alertemos a população para que não sejam vítimas de notícias falsas em relação à prevenção da doença”, comentou. 

Durante a ocasião, também foi promovida a palestra ‘Esquema Vacinal’, com foco na vacina tríplice viral — que também protege contra a rubéola e a caxumba, com a enfermeira e coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em Garanhuns, Luciana Andrade. 

De acordo com a secretária de Saúde, Nilva Mendes, ainda não foram notificados casos de Sarampo em Garanhuns. “A Secretaria de Saúde está mobilizada e em permanente vigilância para a população esteja imune à doença. Os profissionais que estão participando deste seminário serão multiplicadores das informações, atuando na prevenção e controle do sarampo”, ressaltou a secretária.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)
Texto e fotos: Daniela Batista — (Secom/PMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário