sexta-feira, 17 de junho de 2022

Suely Oliveira assume a secretaria-executiva de Cultura de Pernambuco



Gestora irá participar da condução das políticas públicas de cultura da atual gestão estadual



A psicóloga e gestora Suely Oliveira foi nomeada pelo Governo de Pernambuco para assumir a secretaria-executiva de Cultura do Estado. Seu nome foi definido pelo atual secretário Estadual de Cultura, Oscar Barreto, para auxiliá-lo na condução das políticas públicas do setor na atual gestão estadual. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Suely Oliveira tem formação em psicologia clínica, com mestrado na área pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), concluído em 2014, e é doutoranda na mesma área pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Como gestora pública, atuou como secretária de Desenvolvimento Social e Econômico da Prefeitura de Camaragibe, de 1993 a 2002. Em seguida, na Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) ligada à Presidência da República), de 2003 a 2007 e como diretora geral de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Secretaria de Saúde do Recife, em 2012. Entre 2019 e 2021, foi assessora Especial da Secretaria da Mulher de Pernambuco.

“A cultura sempre teve um lugar de destaque nas administrações do PT, isso é reconhecido nos três níveis de governo, seja municipal, estadual ou federal. E esse lugar carrega uma marca de como trabalhar com a cultura, com inversão de prioridades, participação popular e investimentos na cultura popular”, ressalta Suely Oliveira, uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT) no Estado.

Entre outros projetos, Suely participou ativamente da implementação do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, onde desenvolveu e implementou a metodologia de monitoramento e avaliação da ação da SPM Brasil e seus parceiros nos estados do Ceará e Pernambuco.

“Eu venho do movimento feminista e compreendo a importância de trazer, na medida do possível, a questão da interseccionalidade das mulheres. A gente sabe que as mulheres têm uma grande contribuição na formação da cultura popular, e quando o secretário me traz ele sabe que eu venho com esse olhar”, avalia Suely Oliveira.

Trabalhou como consultora em instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 2003; do Fundo das Nações Unidas para População e Desenvolvimento (UNPD), em 2008; do Fundo das Nações Unidas para as Mulheres (ONU Mulheres), de 2008 a 2009; Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), de 2009 a 2010; e no Ministério da Saúde, entre 2010 e 2015.

Suely Oliveira também foi professora em diversas instituições de ensino, como a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (Fapex/BA), de 2016 a 2017; a Faculdade de Ciências Humanas Esuda (Esuda), em 2017; e o Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (Unileão), em 2019.

Foi colaboradora do Núcleo de Estudos em Gênero e Masculinidades (Gema) da Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (2013-2017) e atualmente é pesquisadora do Laboratório de Práticas Psicológicas Clínicas e Demandas Sociais Contemporâneas (Laclifepe), ligada à Unicap.

Além disso, integra o grupo de pesquisa Práticas Clínicas: Psicologia e Política da Unicap, na pesquisa sobre transmasculinidades, gênero e homens trans e decolonialidades.

--

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe
(81) 3184.3118 / 3184.3107 / 3184.3089

Nenhum comentário:

Postar um comentário