segunda-feira, 2 de dezembro de 2024
UM EXEMPLO PARA OS COMERCIÁRIOS: Comerciário mais antigo ainda em atividade no comercio de Garanhuns
Candidata com 3 votos vira alvo da AIJE em Primavera e lista de vereadores poderá sofrer alteração
Ismael Alves – Uma denúncia de fraude eleitoral envolvendo o diretório municipal do MDB pode provocar mudanças na lista dos vereadores eleitos no município de Primavera, na Mata Sul de Pernambuco. Ajuizada por José Leandro da Silva, ou simplesmente, Leandro da Agricultura, suplente de vereador pelo PSDB, através do advogado Heverton Lopes, de Gravatá, a AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) aponta para a existência de suposta candidatura fictícia com o intuito de burlar a cota de gênero nas eleições deste ano.
A CEAGA, Central de Abastecimento de Garanhuns, ganhará nova cobertura
É o que garante o Governo Municipal de Garanhuns. O anúncio acontece depois que parte do telhado na área da central de abastecimento, destinada à feira de hortifruti e a bares e restaurantes, veio abaixo na tarde da última sexta-feira, 29 de novembro.
Álvaro Porto declara apoio a Aglaílson Victor pela segunda vice na Alepe
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto, anunciou neste domingo seu apoio ao deputado Aglailson Victor na disputa pela 2ª Vice-Presidência da Casa. A eleição está marcada para esta segunda-feira, a partir das 14:30 horas.
“Victor está na minha chapa e a eleição dele é importante para a Casa pela parceria e a amizade que fizemos na atual legislatura, além de sua boa relação com todos os deputados”, afirmou Porto.
Raquel Lyra e prefeitos eleitos se reúnem no Recife para debater ações entre Estado e municípios
A governadora Raquel Lyra (PSDB) se reúne, nesta segunda-feira (2), com os prefeitos eleitos para debater ações e projetos entre o Estado e os 184 municípios pernambucanos, passadas as eleições.
domingo, 1 de dezembro de 2024
Vereador Juca Viana propõe através de requerimento “VOTO DE CONGRATULAÇÕES” para o Clube Seis Horas Futebol Clube, pelos 24 anos de história, e é aprovadso por unainimidade
O vereador Juca Viana teve mais uma vez seu requerimento aprovado unanimemente pelo pares da Casa Raimundo de Moraes, onde propôs “VOTO DE CONGRATULAÇÕES” para o Clube Seis Horas Futebol Clube, pelos 24 anos de história.
No plenário Juca Viana justificou seu requerimento, dizendo que O Seis Horas Futebol Clube, fundado em 05 de novembro de 2000, comemora o 24º (vigésimo quarto) aniversário de sua fundação com grande orgulho para a atividade desportiva amadora de Garanhuns.
Com sede no antigo campo da Jotude, nas imediações do campo do Sete de Setembro, o Seis Horas Futebol Clube foi fundado por um grupo de amigos apaixonados pelo futebol de várzea.
O Clube Seis Horas tem como lema: União e Força. Atualmente se encontra à frente do clube o Presidente Ricardinho e o diretor Nyl, que atuam juntamente com toda diretoria, com total dedicação, desenvolvendo um excelente trabalho
TRAGÉDIA NA BR-423: MULHER MORRE ATROPELADA APÓS COLISÃO ENTRE VEÍCULOS EM GARANHUNS
Por Portal Agreste Violento
Na madrugada deste sábado (30), um grave acidente deixou uma vítima fatal no km 95 da BR-423, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada por volta das 05h10 para atender à ocorrência, que envolveu dois carros e uma carreta.
De acordo com informações preliminares, o acidente teve início com uma colisão traseira, que resultou em um choque transversal entre os veículos. Durante o impacto, a passageira de um Fiat Uno, identificada como Charlene Cândido de Moraes, de 38 anos, caiu do automóvel e foi arrastada por cerca de 300 metros pela carreta. Charlene não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
O motorista do Fiat Uno, José Monteiro Silva Neto, de 65 anos, ficou ferido e foi encaminhado ao Hospital Dom Moura, em Garanhuns. Devido ao seu estado de saúde, não foi possível realizar o teste do bafômetro.
O condutor da carreta não estava presente no local do acidente quando as autoridades chegaram. O outro carro envolvido no sinistro também deixou a cena antes da chegada da PRF.
O Instituto de Criminalística (IC) esteve no local para realizar a perícia, e a Polícia Civil deu início às investigações para esclarecer as circunstâncias do acidente.
O corpo de Charlene foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.
A consagração de Álvaro Porto na Alepe
Por Edmar Lyra
No terceiro mandato como deputado estadual, Álvaro Porto chegou à presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco em fevereiro de 2023 após a vitória da governadora Raquel Lyra. Seu nome ganhou força por ser remanescente da legislatura anterior, ser o único deputado reeleito a ter apoiado a governadora desde o início e por um outro fator: ter disputado a presidência da Alepe numa eleição considerada perdida. Ali ele plantou a semente com o objetivo de se tornar uma alternativa dentro da Casa de Joaquim Nabuco.
Seus dois primeiros mandatos foram tímidos, uma vez que portava-se como opositor do governador Paulo Câmara, e tinha pouco espaço na Casa de Joaquim Nabuco. Mas desde que assumiu a presidência, demonstrou capacidade de unir e de defender os interesses da instituição. Sob o comando de Álvaro, o legislativo estadual está mais protagonista e mais presente no dia a dia dos pernambucanos.
Vale ressaltar que Álvaro conquistou o respeito dos pares, e todas as votações relevantes, especialmente as duas eleições da mesa e as do TCE, demonstraram a força de Álvaro Porto, que teve papel determinante para as vitórias de Rodrigo Novaes e Eduardo Lyra Porto para o TCE.
Esse prestígio não é gratuito, foi construído com muita sabedoria por parte do chefe do legislativo estadual, que também possui uma equipe extremamente qualificada e eficiente, atendendo de forma rápida as demandas dos parlamentares, que inclusive, não precisam de cerimônia para serem recebidos pelo presidente em seu gabinete.
Candidato único a presidente na próxima segunda-feira, Álvaro Porto tem tudo para sair consagrado de mais uma eleição e terá autonomia e ainda mais força para fazer história como um dos maiores presidentes que já passaram pela Casa de Joaquim Nabuco.
Governo do Estado abre, de forma inédita, vagas de intercâmbio internacional para professores da rede estadual de ensino
Iniciativa faz parte do Programa Ganhe o Mundo (PGM) Professor, realizado pela primeira vez em Pernambuco; ação oferece 110 vagas para quatro países
O Governo do Estado abriu, de forma inédita, vagas de intercâmbio internacional para professores da rede estadual de ensino por meio do Programa Ganhe o Mundo (PGM) Professor, executado pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE). De acordo com uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (30), a edição inaugural do PGM Professor irá disponibilizar 110 vagas, sendo 55 para o Canadá, 25 para o Chile, 15 para a Argentina e 15 para a Inglaterra. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até às 23h59 da próxima terça-feira (3) no site do Instituto Igeduc (https://igeduc.selecao.net.br/).
“Esta é a primeira vez que o Programa Ganhe o Mundo abre vagas de intercâmbio internacional para professores. É mais uma prova do quanto a nossa gestão valoriza os profissionais da educação. Teremos professores ainda mais bem preparados, gerando benefícios para os estudantes da rede estadual e para toda a educação de Pernambuco”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Podem participar do processo seletivo professores efetivos e fora do estágio probatório que lecionam as disciplinas de Língua Espanhola e/ou Língua Inglesa, além de técnicos formadores e professores dos Núcleos de Línguas de ambos os idiomas. Entre os anexos requisitados no ato da inscrição, estão um Projeto Pedagógico de Intervenção (PPI) e um vídeo de apresentação no idioma escolhido, com duração de três a quatro minutos.
O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, consiste na verificação dos requisitos obrigatórios para o provimento da vaga. Já a segunda, de caráter eliminatório e classificatório, analisará e pontuará o currículo, o PPI e o vídeo de apresentação de cada candidato. A divulgação e homologação do resultado definitivo deve ocorrer até o dia 20 de dezembro.
Os docentes selecionados realizarão um curso de seis semanas no país de destino e receberão três bolsas no valor de R$ 1.620 cada. A formação será composta por aulas da língua que o professor leciona, com ênfase no desenvolvimento das competências comunicativas, capacitação e desenvolvimento de metodologias e práticas de ensino do idioma.
“O PGM Professor representa uma oportunidade de aperfeiçoamento no idioma, a partir da prática in loco, além da chance de vivenciar uma cultura estrangeira, ampliando a visão de mundo de cada professor selecionado”, enfatizou o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Alexandre Schneider.
“Eu não serei candidato”, diz Izaías Regis sobre a eleição da Mesa Diretora da Alepe
Depois de ter seu nome especulado para concorrer a vice-presidência da casa, o Deputado Izaías Régis confirma que não será candidato.