terça-feira, 31 de dezembro de 2024

PROJETO DE LEI Nº 108/2024 do Vereador Juca Viana que cria o Conselho Municipal De Direitos Humanos E Cidadania, alterando sua nomenclatura para CONSELHO MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS E IGUALDADE RACIAL (CMDHIR), é aprovado pela Câmara


Foi aprovado pela Câmara dos Vereadores de Garanhuns, PROJETO DE LEI Nº 108/2024 do Vereador Juca Viana que cria o Conselho Municipal De Direitos Humanos E Cidadania, alterando sua nomenclatura para CONSELHO MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS E IGUALDADE RACIAL (CMDHIR).

Juca falou do seu projeto de lei dizendo que  o presente Projeto de Lei tem como objetivo criar o Conselho Municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial – CMDHIR, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, com a finalidade de promover, defender e exercer o controle social sobre as políticas dos direitos humanos e da Igualdade Racial no município de Garanhuns. 

O conselho Municipal de Direitos Humanos e Igualdade racial encontra respaldo na lei orgânica deste município, sendo uma ferramenta extremamente necessária de conscientização e defesa dos direitos humanos e da cidadania. 

Tal medida também se faz necessária a fim de atender ao disposto na Lei Federal nº. 12.288, de 20 de junho de 2010 e Decreto Federal nº. 8.136, de 05 de novembro de 2013.

Blog Jornalista Jamildo Melo compara: Cayo albino é tido como sósia de Victor Marques para entra na Alepe

Sósia de Victor Marques assume Alepe após entrada de deputado estadual no secretariado de João Campos. Mudança pode afetar eleições de 2026


por Cynara Maíra


Dentro da Frente de João Campos ocorrem brincadeiras sobre a semelhança entre Victor Marques e Cayo Albino - Foto Reprodução

O novo anúncio do prefeito João Campos (PSB) para seu secretariado a partir de 2025 gerará uma mudança na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Isso porque, com a entrada do deputado estadual Eriberto Filho (PSB) na pasta de Esportes, a vaga do parlamentar irá para o filho do prefeito de Garanhuns, Cayo Albino (PSB).

Cayo ganhou maior notoriedade em 2024 por se parecer com o vice-prefeito eleito do Recife, Victor Marques (PCdoB). Ainda no período das eleições, o Jamildo.com fez uma matéria e conversou com o filho do prefeito de Garanhuns sobre o tema.

A presença do filho de Sivaldo Albino (PSB) na Alepe pode ajudar João Campos em uma possível disputa pelo Governo de Pernambuco em 2026.

Cayo poderia servir como competição para o deputado Izaías Régis (PSDB) que tem como base de apoio a população de Garanhuns e proximidades, podendo ter mais força como cabo eleitoral de João Campos no Agreste do estado.

Raquel completa dois anos tirando sonhos do papel

 

Foto: Hesíodo Góes/Secom

Por Edmar Lyra

Desde que assumiu o Governo de Pernambuco, Raquel Lyra não para de citar as prioridades de sua gestão e persegue-as com afinco. As prioridades se confundem com os mais aguardados sonhos coletivos da população pernambucana, a exemplo do Arco Metropolitano, das barragens para contenção de enchentes na Mata Sul e Agreste, e de outras obras viárias, como a duplicação das BRs-104 e 232 e a requalificação da PE-060.

O que une todas as obras citadas é a ação do Estado as colocando em prática, como a inauguração, no último dia 20, da Adutora do Alto Capibaribe, prometida em 2018 e que leva água do Rio São Francisco para Santa Cruz do Capibaribe em 70 quilômetros de extensão, e o lançamento, no último dia 28, do edital para a construção do trecho sul do Arco Metropolitano, ligando o município de Moreno até o Cabo de Santo Agostinho, com extensão de 25,3 quilômetros. Planejada e sonhada desde os anos 1990, a construção foi incluída no programa PE na Estrada — lançado em outubro deste ano — e terá início em abril de 2025 sob investimento de R$ 744 milhões com recursos do Estado.

Outra obra viária tão falada e aguardada pelo povo pernambucano, mais especificamente a população do Agreste, é a duplicação da BR-104, que já avançou entre Toritama e Taquaritinga do Norte e está 70% concluída. Esta reforma, que fortalece o desenvolvimento do Polo de Confecções do Agreste, é emblemática, pois a própria governadora já citou em várias entrevistas que perdeu as contas de tantas ordens de serviço que ela presenciou, e nada saía do papel.

São obras que exigem disposição política para serem tocadas, pois, além de grandes, exigem alto investimento e algumas até passaram por imbróglios burocráticos, tanto para serem retomadas quanto para serem licitadas. Prometidas há mais de 10 anos, as barragens de São Bento do Una e Barra de Guabiraba estão passando por atualização de projeto, e a perseguição por essas realizações fez com que a governadora ordenasse tais atualizações, além da assinar a ordem de serviço para a construção da Barragem de Gatos e a licitação para as do Engenho Pereira, em Moreno, e Igarapeba, na Mata Sul.

Só quem realmente coloca os sonhos do pernambucano como prioridade consegue ter vontade política para perseguir cada etapa do processo, seja para retomada, seja para início de obras tantas vezes prometidas há anos.

CHEGOU SUA VEZ: Sob orientação do seu pai Prefeito Sivaldo Aalbino, Cayo Albino promete fazer a diferença na Assembleia Legislativa

Suplente do PSB, filho do prefeito de Garanhuns vai ocupar vaga de Eriberto Filho que será secretário de João Campos

Por Betânia Santana

Aos 26 anos, Cayo Albino será o deputado estual mais jovem desta legislatura, em Pernambuco - Foto: Reprodução do Instagram

A partir de fevereiro, o suplente do PSB Cayo Filipe Oliveira Albino (PSB) assume o cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A chegada à Casa de Joaquim Nabuco será possível porque o prefeito do Recife, João Campos, convidou o deputado estadual Eriberto Filho para comandar a Secretaria de Esportes na próxima gestão.

Cayo Albino terá 27 anos quando tomar posse e será o mais jovem parlamentar na Casa. Na eleição de 2022 teve 32.509 votos e se tornou o quarto suplente da legenda. Em março de 2023, passou a integrar a equipe do deputado federal Felipe Carreras (PSB).

Natural de Garanhuns, ele é filho do prefeito da cidade do Agreste, Sivaldo Albino, adversário da governadora Raquel Lyra (PSDB) com quem teve vários embates por causa da realização do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). "Chego para fazer a diferença na Assembleia e na vida das pessoas, isso é o que verdadeiramente importa", declarou em relação à postura que vai adotar.

Na Assembleia, Cayo vai conviver com outro adversário, o ex-prefeito Izaías Régis (PSDB), líder do Governo e que este ano perdeu a disputa para Sivaldo Albino, reeleito com 71,37% dos votos. "Serei um deputado em defesa de Garanhuns, do Agreste e do povo Pernambucano", sustentou, dizendo-se animado e com disposição para viver seu primeiro mandato parlamentar.

"Agradeço a confiança do nosso líder João Campos. Isso só renova a nossa responsabilidade, compromisso de trabalhar pelo povo. É o combustível para retribuir essa confiança e a esperança das pessoas que acreditaram e acreditam no nosso mandato", assegura.

Eriberto Filho é anunciado como secretário de Esportes do Recife



O prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), acaba de anunciar o deputado estadual Eriberto Filho (PSB) como o novo secretário de Esportes do Recife, para o mandato que se inicia em 2025. Eriberto é advogado, com experiência na gestão pública – tendo atuado na Procuradoria Geral da Prefeitura do Recife.

“A promoção do esporte, a realização de eventos que estimulam a sua prática e a implementação de equipamentos como o Gramadão, Crossfit Público e as Academias Recife foram destaques na nossa primeira gestão. Para o segundo governo, vamos reforçar ainda mais essa pegada sob a coordenação de Eriberto Filho”, pontuou João em seu anúncio, feito nas redes sociais.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Raquel Lyra anuncia licitação para Construção do Hospital Mestre Dominguinhos

Do Blog do Alberes Xavier


A governadora Raquel Lyra, do PSDB, prometeu para as primeiras semanas de janeiro uma excelente notícia para a população de Garanhuns e cidades circunvizinhas, o lançamento da licitação para a construção do Hospital Mestre Dominguinhos.

Raquel Lyra falou com exclusividade a equipe de reportagem do Blog do Alberes Xavier e da Rede Pernambuco de Rádios. Ela defendeu o investimento de prefeitos e prefeitas na edificação de hospitais municipais, com o intuito de desafogar o fluxo de pacientes nos grandes hospitais estaduais e regionais.

Quanto ao Hospital Mestre Dominguinhos, a governadora lembrou que a obra é um sonho antigo da população de Garanhuns e que em breve se tornará realidade. “Sempre digo que nada é capaz de vencer a força do trabalho, e em breve a Maternidade de Caruaru e o Hospital Mestre Dominguinhos vão servir ao povo de Pernambuco”, disse.

FINAL DE SEMANA VIOLENTO NAS ESTADAS DO AGRESTE MERIDIONAL

 Do Portal Agreste Violento e Carlos Eugênio

 Um Homem de 72 anos morreu na noite desse sábado, dia 28, após acidente no KM 81, da BR-424, em Garanhuns.

 Antônio Cardoso de Freitas trafegava num veículo Ecosport pela rodovia quando nas imediações do Aterro Sanitário de Garanhuns colidiu frontalmente com um Caminhão que trafegava no sentido contrário. Com o impacto, Antônio morreu na hora. Já o condutor do Caminhão não se feriu e o passageiro do veículo de carga ficou ferido, sendo socorrido para o Hospital Regional Dom Moura. 

A Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros, o Instituto de Criminalística e a Polícia Civil estiveram no local. O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

JUPI – Já em Jupi, um Homem de 56 anos morreu e duas outras pessoas ficaram feridas num acidente entre duas motos, registrado também na noite desse sábado, dia 28, na estrada de acesso ao Sítio Alto dos Santos, no município de Jupi.

Rivonaldo Andrade da Silva morreu no local. Já a Garupa, de identidade não registrada, ficou ferida, assim como o Condutor da outra motocicleta, também de identidade não registrada. Ambos os feridos foram socorridos para o Hospital Regional Dom Moura. Não há informações sobre o quadro clínico das Vítimas. O corpo de Rivonaldo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru

Em 2013, o então Deputado Estadual e Prefeito da época Izaías Régis, implantava o Samu em Garanhuns


Em seu primeiro mandado como prefeito de Garanhuns, o atual Deputado Estadual Izaías Régis, já se preocupava com a forma de atendimento da saúde da população de Garanhuns, e implantou e inaugurou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). E graças a ele hoje temos um dos melhores atendimentos a população que precisa desses serviços.


Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e faz parte da Rede Assistencial Pré-Hospitalar Móvel de atendimento às urgências.

O atendimento pré-hospitalar móvel em situações de urgência é caracterizado pela busca precoce da vítima após a ocorrência de um incidente que afete sua saúde, seja de natureza clínica, cirúrgica, traumática ou psiquiátrica. Este tipo de atendimento evita o agravamento da condição da vítima, minimizando o sofrimento, prevenindo sequelas ou mesmo evitando o óbito, por meio de atendimento e/ou transporte adequado.

O serviço é gratuito, acessado pelo número "192", funciona 24 horas por dia e 07 dias por semana, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acionados por uma Central de Regulação das Urgências. Por isso o SAMU 192 tem papel fundamental na organização do atendimento na rede de Atenção às Urgências.

Quando Chamar o SAMU 192?

O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo e mível. Os técnicos do atendimento telefônico que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização.

Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário. As ambulâncias do SAMU 192 são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência.

A prioridade é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso. As unidades móveis podem ser ambulâncias, motolâncias, ambulanchas ou aeromédicos, conforme a disponibilidade e necessidade de cada situação, sempre no intuito de garantir a maior abrangência possível.

QUANDO CHAMAR

  • Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
  • Intoxicação exógena e envenenamento;
  • Queimaduras graves;
  • Na ocorrência de maus tratos;
  • Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
  • Em tentativas de suicídio;
  • Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;
  • Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
  • Afogamentos;
  • Choque elétrico;
  • Acidentes com produtos perigosos;
  • Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
  • Agressão por arma de fogo ou arma branca;
  • Soterramento, Desabamento;
  • Crises Convulsivas;
  • Transferência inter-hospitalar de doentes graves;
  • Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

QUANDO NÃO CHAMAR

  • Febre prolongada;
  • Dores crônicas;
  • Vômito e diarreia;
  • Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames;
  • Transporte de óbito;
  • Dor de dente;
  • Transferência sem regulação médica prévia;
  • Trocas de sonda;
  • Corte com pouco sangramento,
  • Entorses;
  • Cólicas renais;
  • Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio;
  • Todas as demais situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.

Importante: Nestes casos e em todos os casos sem caracterização de urgência ou emergência, o paciente poderá ser encaminhado ao posto de saúde ou então as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) mais próximas.

Dicas para quem ligar para o SAMU 192

  • Em caso de acidente verifique a quantidade de vítimas, o estado de consciência delas e se alguma delas está presa ás ferragens;
  • Ligue para o 192 e siga as orientações do Médico Regulador;
  • Sinalize as vias com galhos de arvore e triângulo de sinalização;
  • Em caso de acidente com motos: não toque nas vítimas, não retire o capacete;
  • Não dê água aos acidentados.

Governadora Raquel Lyra prorroga o subsídio de 95% do ICMS para indústrias do estado, em prol do setor leiteiro

 

Governadora Raquel Lyra prorroga o subsídio de 95% do ICMS para indústrias do estado, em prol do setor leireiro

O setor leiteiro fechou o ano com chave de ouro com um de seus pleitos prorrogados pelo Governo do Estado. A Governadora Raquel Lyra autorizou a prorrogação do decreto que cria subsídio de 95% do ICMS para industrias, desde que as mesmas comprem, no mínimo, 90% do leite de Pernambuco, que atualmente é o maior produtor de leite do nordeste, ultrapassando a Bahia.

O decreto, renovado até dezembro de 2026, foi um pleito solicitado pelo Sindileite, Associação de Certificação de Queijo Coalho (CQP), Sinproleite e laticínios, e abraçada pelo deputado estadual Claudiano Filho, que levou a demanda até a governadora Raquel Lyra, junto ao secretário de agricultura Cícero Morais e principalmente o secretário da Fazenda, Wilson de Paula.

Uma das conquistas foi a inclusão de todo o tipo de queijo, incluindo o queijo coalho. O benefício fiscal se dá como incentivo para que as indústrias comprem leite no estado, pagando preço justo aos produtores e fomentando a bacia leiteira.

sábado, 28 de dezembro de 2024

GARANHUNS PERDE 443 VAGAS DE EMPREGOS EM NOVEMNRO, ESTADO DE PERNAMBUCO TEVE SALDO POSITIVO NA GERAÇÃO DE EMPREGO PELO SÉTIMO MÊS SEGUIDO


Garanhuns perdeu 443 vagas de emprego formal em novembro. A informação é do Novo Caged, que teve os dados divulgados nesta sexta-feira, 27 de dezembro. Foram 1143 demissões mês passado contra apenas 700 contratações com carteira assinada.

Foi o pior resultado de 2024. Só o Setor de Serviços sozinho desempregou 583 pessoas no município. Mesmo com o revés, a tendência é Garanhuns terminar o ano com o saldo positivo. De janeiro a novembro, o superávit de empregos no mercado de trabalho da cidade ainda é elástico. Foram 2.343 postos de trabalho gerados no período.

PERNAMBUCO

Já o estado somou 5.526 vagas de trabalho preenchidas em novembro, ou seja, 8,9% a mais do que em outubro passado (5.076). Com esse resultado, Pernambuco ficou na segunda posição no Nordeste, atrás apenas da Bahia (7.191), após três meses liderando a geração de empregos na região.

GOVERNADORA COMEMORA

“Para mim, é de uma alegria imensa chegar ao fim de 2024 celebrando a geração de tantas oportunidades para os pernambucanos e pernambucanas. Emprego é dignidade, é comida na mesa, é mais saúde e menos miséria no nosso Estado. Nossa meta é, em 2025, possibilitar que ainda mais pessoas tenham acesso à tão sonhada carteira assinada. Esse é apenas o começo do nosso trabalho”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Raquel reúne secretários e diz que vai entrar com o pé no acelerador em 2025

 Do Blog Cenário

Foto: Hesiodo Góes

A governadora Raquel Lyra (PSDB) reuniu, nesta sexta (27), todo o secretariado estadual para fazer um balanço das ações e resultados dos investimentos executados em 2024. O encontro, realizado no Novotel Recife Marina, na capital pernambucana, foi uma oportunidade para a chefe do Executivo estadual destacar os avanços do Governo, além de reforçar o compromisso com o planejamento estratégico para 2025.

Fizemos a última reunião do ano com todo o secretariado, agradecendo por esses primeiros 24 meses de Governo. Temos feito entregas para superar os desafios de Pernambuco em diversas áreas. Lançamos programas como o PE na Estrada, Juntos pela Segurança, Juntos pela Educação, Cuida PE e Águas de Pernambuco, que trazem uma nova leitura para nosso Estado de capacidade de investimentos, retomada da liderança do Governo de Pernambuco e dos investimentos públicos”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.

A gestora reforçou, ainda, a sua confiança de que o próximo ano será ainda mais promissor. “Temos um time comprometido, dinheiro em caixa e projetos rodando para que possamos fazer ainda mais entregas e permitir que nosso povo seja mais feliz. Encerramos o primeiro ciclo do nosso Governo e vamos entrar com o pé no acelerador em 2025”, afirmou.

Durante a reunião, foi apresentado um panorama detalhado dos investimentos realizados em diversas áreas do Estado. A análise destacou as ações estratégicas desenvolvidas ao longo do ano, evidenciando o impacto positivo das iniciativas em setores essenciais, como saúde, educação, infraestrutura, assistência social e segurança. O levantamento refletiu o compromisso da gestão estadual em promover a melhoria da qualidade de vida da população pernambucana.

Presente no encontro, a vice-governadora Priscila Krause destacou a importância das ações realizadas e o caminho que ainda tem pela frente. “Olhamos para trás e vemos a dimensão da transformação que esse time liderado pela governadora Raquel Lyra está fazendo em Pernambuco. Estamos com a perspectiva do futuro daquilo que ainda iremos entregar em todas as áreas, a partir de investimentos significativos que já estão garantidos e aqueles que ainda iremos buscar”, pontuou.

O Governo de Pernambuco recebeu, em novembro, uma avaliação fiscal favorável da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), alcançando a nota B+ na Capacidade de Pagamento (Capag) para o exercício de 2023. Esse resultado destaca o compromisso do governo estadual com o equilíbrio fiscal, proporcionando maior flexibilidade financeira para a realização de investimentos estratégicos.

O ano ainda não fechou, muitas ações estão sendo executadas nesses últimos dias. O Estado vai desempenhar, junto com suas empresas públicas, acima de R$ 3 bilhões e, o mais importante, com condições de em 2025 executar o maior volume de investimento que o Governo de Pernambuco já executou. Estamos com um grande desafio, temos um orçamento acima de R$ 6 bilhões para investimento em 2025, recursos garantidos, contratos assinados e captações de recursos também bastante adiantados. A perspectiva para 2025 é a melhor possível”, garantiu o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques.

Déficit Habitacional atinge cerca 12% da população pernambucana

 Pernambuco é hoje o terceiro estado do Brasil que possui mais favelas, com mais de 1 milhão de habitantes vivendo nesses locais



Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que mais de 16,4 milhões de pessoas vivem em assentamentos urbanos e habitações improvisadas no Brasil atualmente. E, mesmo com um crescimento considerável do número de domicílios em Pernambuco neste ano, cerca de 1.091.289 pessoas ainda residem nesse tipo de moradia, o que corresponde a 12% da população. Além de estarem relacionados a problemas de irregularidades e desmatamento ambiental, a qualidade de vida nesses locais é constantemente marcada por riscos na segurança, saúde e precarização dos espaços.


A criação de programas de acesso à moradia, como o Morar Bem PE e o Minha Casa, Minha Vida, tem sido uma alternativa para minimizar esse déficit habitacional e, em 2024, beneficiaram mais de 33 mil famílias, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo de Pernambuco (SEDUH-PE). “Quem não possui casa própria, que ainda não é beneficiado com moradias de outros programas habitacionais do Governo Estadual ou Federal e que tem renda familiar mensal de até dois salários mínimos, que atualmente equivalem a R$ 2.824,00, tem direito a esse acesso facilitado”, explica o gerente de vendas da Viana e Moura, Natanael Bezerra. 


De acordo com o gerente, todos os empreendimentos da construtora contam com a oportunidade de financiamento através desses programas, sendo eles: o condomínio Malhada no Meio, em Santa Cruz do Capibaribe, o São Vicente III, em Garanhuns, o Jardim Monjope, em Igarassu, e o Nassau Garden e Recanto das Laranjeiras, em Caruaru. E, entre os principais benefícios desses condomínios, está o acesso a moradias planejadas e desenvolvidas com infraestrutura necessária, incluindo abastecimento de água, esgoto, pavimentação, iluminação, além de sistemas de segurança, como portarias 24h e vigilância. 


“Condomínios planejados também oferecem áreas de lazer, como piscinas, playgrounds, salão de festas e quadras esportivas, o que promove a convivência social e o bem-estar dos moradores. Além disso, essas moradias tendem a ter uma maior valorização no mercado imobiliário, proporcionando mais estabilidade financeira e acesso aos créditos”, afirma. Natanael Bezerra ainda ressalta que os interessados em adquirir a casa própria através desses programas podem comparecer a uma das sedes da Viana e Moura distribuídas entre as cidades citadas ou entrar em contato através do atendimento on-line, pelo número: (81) 9 9444-2544.


sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Projeção para 2025: compromisso e trabalho por Pernambuco


Nos últimos dois anos, tenho trabalhado incansavelmente para representar todos os pernambucanos e pernambucanas, com um olhar especial para a população do Agreste Meridional e de Garanhuns. Meu compromisso sempre foi trazer desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida da nossa gente, priorizando áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura e segurança. Para 2025, reafirmo minha dedicação em concretizar essas ações, sempre em parceria com o Governo do Estado.

Saúde: Minha prioridade para o Agreste Meridional

A saúde pública tem sido uma das minhas maiores bandeiras. Estou lutando pela concretização da construção do Hospital Mestre Dominguinhos e da Maternidade de Garanhuns, obras fundamentais para atender às necessidades da nossa região. Além disso, sigo firme no compromisso de viabilizar a implantação de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML), que irá atender de forma mais ágil e eficiente toda a população do Agreste Meridional.

Infraestrutura: Obras que transformam vidas

No campo da infraestrutura, minha atenção está voltada para a execução da obra da BR-423, que considero estratégica para o crescimento econômico de Pernambuco. Continuarei cobrando e acompanhando essa intervenção, assim como a restauração de rodovias estaduais importantes, como a PE-177 em Garanhuns e a estrada que liga o município de Lagoa do Ouro. Acredito que essas ações são fundamentais para melhorar a mobilidade e fortalecer o desenvolvimento da nossa região.

Educação: Construindo oportunidades para o futuro

Acredito que investir em educação é investir no futuro, e, por isso, tenho acompanhado de perto o andamento de projetos como a construção de duas creches em Garanhuns. Também solicitei e estou monitorando a construção de três novas escolas de ensino médio para o Distrito de São Pedro, a comunidade quilombola do Castainho e o bairro Viana e Moura, Cohab III e adjacências. Essas iniciativas irão garantir mais oportunidades para as nossas crianças e jovens.

Segurança: Reforço no combate à violência

A segurança pública é uma das minhas maiores preocupações. Por isso, apresentei um projeto de lei para garantir a quebra de cláusulas de barreira em concursos públicos na área de segurança, permitindo a entrada de novos policiais e profissionais de forma mais ágil. Além disso, solicitei e sigo acompanhando a indicação para a construção de uma nova sede para o 9º BPM em Garanhuns e a implantação de um Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) para atender nossa região, garantindo mais segurança para todos.

Recursos destinados para saúde e educação

Como deputado estadual, tenho trabalhado para garantir recursos que beneficiem a nossa população, por meio da destinação de emendas parlamentares para Garanhuns, o Agreste Meridional e outros municípios pernambucanos. Minha prioridade sempre foi e continuará sendo fortalecer áreas essenciais como saúde e educação, pilares para o bem-estar do nosso povo.

Olhar para o futuro: Novas ações e mais resultados

Em 2025, continuarei lutando para concretizar as demandas da população e fortalecer nossa parceria com o Governo do Estado. Como Líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), seguirei articulando com os demais parlamentares a aprovação de projetos que tragam desenvolvimento para o nosso estado.

Sou grato pela relação de amizade e respeito que construí com cada colega parlamentar, e pela confiança que tenho na governadora Raquel Lyra para atender às nossas demandas. Cada solicitação que faço reflete os anseios do povo que represento, e minha missão é trabalhar incansavelmente para transformar essas demandas em realizações.

Com trabalho, dedicação e compromisso, seguirei atuando para melhorar a vida de todos os pernambucanos, especialmente os moradores do Agreste Meridional. Saúde, educação, infraestrutura e segurança continuarão sendo as prioridades do meu mandato, sempre com o objetivo de trazer mais desenvolvimento e qualidade de vida para o nosso povo.

Izaías Régis - Deputado estadual (PSDB) - Líder do Governo na Alepe

PRESENTE DE NATAL DOS VEREADORES PARA 2025: PAPAI NOELO SIVALDO ALBINO SANCIONA LEI QUE BENEFICIA VEREADORES


Foram sancionadas pelo Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, três novas leis municipais que tratam de concessão de benefício social para prefeito, vice-prefeito e vereadores do município.

A primeira, a Lei Municipal 5.311/2024, institui como benefício social dos vereadores da Câmara Municipal de Garanhuns o gozo de férias remuneradas, esta acrescida de 1/3 (um terço).

Terá direito a férias anuais remuneradas, por 30 (trinta) dias, o vereador que exercer a função por 12 meses. O período de gozo das férias dos vereadores, segundo a lei, será durante o recesso legislativo no mês de janeiro, conforme dispõe o Regimento Interno da Câmara.

Já a Lei 5.312/2024 institui o mesmo benefício para o prefeito de Garanhuns e o vice, ou seja, o gozo de férias remuneradas, estas acrescidas do pagamento de 1/3 (um terço)

A Lei Municipal 5.315/2024 estabelece a instituição do valor de um Auxílio-alimentação Parlamentar para os vereadores de Garanhuns, que corresponde a R$ 1.000,00 (mil reais) mensais, desde que o parlamentar esteja em efetivo exercício do mandato.

As leis foram sancionadas por Sivaldo na última segunda, 24 de dezembro, e são de autoria da Mesa Diretora do Poder Legislativo Municipal.

Salário Mínimo sobe R$ 106 reais em janeiro


O valor do salário mínimo subirá dos atuais R$ 1.412 para R$ 1.518 em 2025. Um aumento de R$ 106, o equivalente a 7,5%. Segundo integrantes do governo, o valor de R$ 1.518 é o previsto pela nova regra de correção do salário mínimo, aprovada pelo Congresso no pacote de contenção de gastos do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Não há indicações de mudanças, de acordo com os técnicos.

Passagem de ônibus sobe no dia 1º de Janeiro, prepare-se para o aumento


A passagem de transporte coletivo urbano em Garanhuns fica mais cara a partir do dia 01 de janeiro de 2025, próxima quarta-feira. A tarifa passa dos atuais R$ 4,30, para R$ 4,50, independente da forma de pagamento.

Já a tarifa pública estudantil passa pula de R$ 2,15 para R$ 2,25 (dois reais e vinte e cinco centavos)

Nos casos em que o estudante se utilizar do serviço de transporte público coletivo dentro do interstício de 1 (uma) hora entre uma viagem e outra, contada da primeira no dia, o valor da tarifa pública será reduzido para R$ 1,13 (um real e treze centavos).

GAROINHA

Ficou estipulada a tarifa pública de R$ 5,10 (cinco reais e dez centavos) para os ônibus do serviço é Garoinha. O valor atual desta tarifa é de R$ 4,85.

O decreto com o reajuste das passagens foi assinado pelo prefeito Sivaldo Albino neste dia 26 de dezembro. A reunião do CMTT que definiu as novas tarifas aconteceu no último dia 18 de dezembro, onde a São Cristóvão apresentou os custos da empresa e a sugestão da nova tarifa.

Comigo: Perguntar não ofende, o Garoinha vai aumentar? Se o serviço do mesmo foi cancelado pela empresa, já que rodava de Cohab I para Cohab 2. Então vai voltar com os serviços prestados para população? Com a palavra o Coletivos São Cristóvão!

Manoel Santos vai renunciar presidência do União Brasil Caruaru e assume sindicato no estado


Foi realizada nesta quinta-feira (26), no Recife, a eleição da nova diretoria do Sindicato do Comércio de Bens e Serviços de Materiais de Construção do Estado de Pernambuco (Sincomferpe). Assumirá a presidência a partir de 1° de janeiro de 2025 o empresário caruaruense Manoel Santos, dando sequência ao trabalho do atual presidente Celso Cavalcanti.

O Sincomferpe é um sindicato filiado à Fecomércio-PE e tem 42 anos de atuação defendendo as relações de trabalho no âmbito patronal em Pernambuco. A nova diretoria eleita é composta por 14 empresários, representantes de 10 cidades de várias regiões de Pernambuco, entre elas, Petrolina, Recife, Santa Cruz do Capibaribe, Jaboatão dos Guararapes, Garanhuns, Palmares, Surubim, Belo Jardim, Carpina e Caruaru.

Manoel Santos é diretor-presidente da Cazanova Construção, com lojas em Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e também na cidade de Surubim, todas no Agreste de Pernambuco. Ele tem vasta experiência em relações sindicais, presidiu por três mandatos o Sindloja Caruaru, onde é atualmente diretor financeiro e presidente do Conselho Consultivo do sindicato.

União Brasil Caruaru

Manoel Santos renunciará em janeiro à presidência do União Brasil Caruaru, tendo em vista o novo compromisso assumido com o Sincomferpe, porém emitiu nota sobre o seu posicionamento de afastamento do União Brasil de Caruaru.

Confira

Esse afastamento foi solicitado oficialmente e aceito pelo diretório municipal e posteriormente foi devidamente comunicado ao diretório estadual para que o mesmo procedesse as alterações nos órgãos competentes, considerando que é a entidade política que tem poderes para alterar no TRE a troca de comando dos diretórios e comissões provisórias.

Então não cabe a mim ou ao diretório municipal essa formalização! Todas estas ações foram documentadas e feitas de acordo com o estatuto e a orientação do nosso jurídico.

Quanto a situação do diretório, o atual presidente Michel Jean é quem decide que atitudes tomar e o mesmo conta com o meu respeito e consideração!


Jovem mais rica do mundo é brasileira de Santa Catarina, diz lista da Forbes

Pela primeira vez em 15 anos, todos os bilionários com menos de 30 anos do ranking são herdeiro

Por R7

Foto: Facebook

A catarinense Livia Voigt, herdeira da fabricante de eletroeletrônicos WEG, está no topo da lista da Forbes de jovens mais ricos do mundo. Com 19 anos, Livia ostenta um patrimônio de US$ 1,1 bilhão (aproximadamente R$ 6,8 bilhões na cotação atual). Ela é uma das principais acionistas individuais da empresa fundada por seu avô, Werner Ricardo Voigt.

Sua posição na lista era ocupada anteriormente pelo italiano Clemente Del Vecchio, que apesar de possuir uma fortuna maior, é dois meses mais velho que ela. Pela primeira vez em 15 anos, todos os bilionários com menos de 30 anos da lista de mais ricos da revista são herdeiros.