sexta-feira, 11 de abril de 2025

Dueire bate em Raul Henry, abre mão de seu nome e lança Jarbas Filho à presidência do MDB


Fernando Dueire, Raul Henry e Jarbas Filho (esq. p/ dir.)

Da Redação do Blog – O senador Fernando Dueire (MDB-PE) abriu mão de sua candidatura ao comando do diretório do MDB de Pernambuco, a ser disputado com o atual presidente Raul Henry em convenção marcada para 24 de maio, e lançou o deputado estadual Jarbas Filho para o cargo na tarde desta quinta-feira (10).

Sem mencionar Raul Henry, Dueire afirmou, em nota, que o MDB pernambucano, comandado há anos, sem disputa, pelo atual secretário de Relações Institucionais do prefeito João Campos (PSB), “perdeu força política e teve desbotadas suas bandeiras”.

Segundo ele, o MDB no estado, “envelhecido e cartorialmente engessado, hoje suplica por uma renovação”.

O senador, que assumiu o mandato de Jarbas Vasconcelos com sua renúncia devido ao mal de Alzheimer, enfatizou ser o filho seu herdeiro político. Para Dueire, Jarbas Filho “faz um mandato exemplar e guarda o caráter e a conduta irretocável de seu pai” e por isso é o nome ideal para disputar a presidência do MDB no estado
.
                     Advogado, Jarbas Vasconcelos foi cofundador do MDB

Na sexta-feira passada, Raul Henry havia reagido com contundência à nota de apoio de Jarbas Vasconcelos a Dueire e ao filho na disputa pelo diretório afirmando que, em razão do seu estado de saúde, o ex-senador está impossibilitado de fazer avaliações políticas. Ressaltou que os dois cometeram “uma indignidade”.

Jarbas Filho foi à tréplica, acusando Raul Henry de “usurpador” da herança política do pai e em reunião com a executiva nacional, na terça-feira (8), em Brasília, na presença do presidente nacional do partido, deputado Baleia Rossi (SP), levantou a voz e apontou o dedo em riste para Raul Henry.
Eis na íntegra a nota de Fernando Dueire:

“Os valores e princípios do ex-governador Jarbas Vasconcelos cativaram o Recife, Pernambuco e o País. Jarbas é um símbolo das corajosas lutas democráticas, e também de um gestor que, com a ajuda de uma equipe valorosa e dedicada, recuperou através de políticas públicas inovadoras a alta estima de seu povo.

Tive a honra de servir ao seu governo por uma escolha sua, pessoal, em uma ampla área ligada aos serviços públicos e de infraestrutura econômica e social. Ao concluir seus dois mandatos como governador de Pernambuco me fez mais um honroso convite, dessa feita para fazer parte de sua assessoria técnica no Senado Federal.

Em 2018, em sua última disputa de um mandato popular, me surpreendeu com uma nova distinção, ocupar a sua suplência. Eleito senador, depois de quatro anos entendeu que seria a hora de se aposentar e, portanto assumi a continuidade de seu mandato, que busco honrar com empenho.

Nesse período, o MDB, partido do qual Jarbas foi um dos fundadores, em Pernambuco perdeu força política e teve desbotadas suas bandeiras. Envelhecido e cartorialmente engessado, hoje suplica por uma renovação. Ninguém mais preparado e com legitimidade indiscutível do que seu herdeiro político, o deputado estadual Jarbas Vasconcelos Filho. Ele sim é o depositário fiel desse patrimônio. Jarbas Filho faz um mandato exemplar e guarda o caráter e a conduta irretocável de seu pai.

Portanto, é com entusiasmo que incentivo o seu legítimo herdeiro, o deputado Jarbas Filho, a disputar a presidência do MDB de Pernambuco. Que ele, ao lado de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e novas lideranças forjadas no partido possam recuperar a chama de uma luta cívica e corajosa pelo nosso povo. Este é um momento de desprendimento e largueza dos que há mais de 10 anos lá estão, para que novos talentos possam construir o futuro que o partido precisa reencontrar.

Sigo firme no espírito de luta, somando forças para reconstruir um MDB que valorize seu patrimônio de conquistas e aponte para os desafios do futuro.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário