
Breve histórico de Frei Caneca - Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo Caneca – Frei Caneca -, segundo o historiador George Cabral, o maior herói brasileiro, que, no dia 13 de janeiro de 1825, no esplendor dos seus 45 anos, foi condenado por Dom Pedro I e diante dos muros do Forte das Cinco Pontas, arcabuzado, após três carrascos se recusarem a enforcá-lo, apesar do prêmio da alforria.
Caneca, herói da Revolução Republicana e Pernambucana de 1817 (6.3.1817) e herói e mártir da Confederação do Equador (2.7.1824).
Garanhuns esteve representado pelo Sr. Adjamiro Ribeiro Lopes, onde foi condecorado com a Medalha de Frei Caneca.
Solenidade no último dia 12/03 onde foi recebido a Medalha Frei Caneca. Em comemoração ao Bicentenário do Arcabuzamento de Frei Caneca pelo Instituto Histórico e Geográfico do Estado de Pernambuco. Dentre outras autoridades presente, fizeram parte da mesa além do presidente. As Sras. Margarida Cantarele e Teresa Dueire.
Adjamiro Ribeiro Lopes é o comerciário mais antigo em atividade no estado de Pernambuco, com seus mais de 50 anos de carteira assinada no comercio de nossa cidade, é Presidente do Sindicato dos empregados no Comércio de Garanhuns. Garanhuns sempre esteve no alto, e muito bem representado como referencia, e com seus filhos, orgulho para nossa cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário