terça-feira, 1 de abril de 2025

PL calcula ter 68% das bancadas aliadas a Lula para emplacar anistia


Juntos, os partidos aliados somam 272 deputados (Crédito: BRENO ESAKI/METRÓPOLES)

Principal partido de oposição ao governo Lula (PT) no Congresso, o PL conta com o apoio de 68% das bancadas aliadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Câmara para votar o projeto de anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro e na trama golpista. O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro disparou nesta segunda (31/5) um levantamento no qual diz ter apoio de parte efetiva das siglas que ocupam ministérios no atual governo, contrário à proposta.

O governo Lula conta, atualmente, com sete partidos aliados na Câmara: União, PP, Republicanos, MDB, PSD, PDT e PSol. Essas legendas têm representantes na Esplanada, mas não são do núcleo próximo a Lula, formado pela federação do PT com o PCdoB e PV, além do PSB do vice-presidente, Geraldo Alckmin.

Juntos, os partidos aliados somam 272 deputados. Segundo a lista do PL sobre o apoio de outras legendas, 186 desses parlamentares, ou 68,69% da soma das bancadas, apoiarão o projeto de anistia. O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro pressiona a Câmara para votar a proposta, que poderá beneficiá-lo em caso de condenação no Supremo Tribunal Federal (STF), onde se tornou réu por suposta tentativa de golpe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário