·
Givaldo
Calado de Freitas
No
“150”. Nome do restaurante do Maksoud, que fica na Alameda Campinas, 150. Daí o
nome do restaurante. Original. Gostei!
“Muitos
perguntam ‘Por que ‘150’?”, disse-me um garçom do restaurante. “A mesma
pergunta me fazem, no Palace, sobre o Restaurante Columinho”, disse-o. Cuja
resposta está na ponta da língua de todos: ‘Columinho’ é uma das sete colinas
de Garanhuns.
Depois
do Shopping Cidade São Paulo, fomos
direto para o Maksoud. Afinal, todos famintos, queríamos jantar. E o fizemos
nessa maravilha que é o “150”.
Quando
viajo, gosto de almoçar ou jantar em restaurantes dos hotéis em que me hospedo.
Primeiro porque, não raro, são muito bons. E depois porque, se você almoça
nesses restaurantes, nada melhor do que, depois dessa refeição, um bom descanso
para partir para outros programas. Claro que se você estiver distante do hotel
na hora do almoço você não vai se deslocar de longe para almoçar no mesmo. A
menos que você, cansado, queira, realmente, descansar um pouco. De igual
maneira, no jantar. E os hotéis primam em receber bem seus hóspedes, a eles
ofertando excelente serviço, no legítimo desejo de vê-los fidelizados ao seu
A&B.
Não
é em vão que sempre digo que não há negar o papel decisivo dos restaurantes de
hotéis, no surgimento da alta gastronomia brasileira. Em São Paulo, ela ganhou
um belo impulso, já nos anos 50, com o extinto italiano “Ca’d’Oro”, do hotel homônimo.
No Rio de janeiro, na década de 90, o saudoso “Le Sant-Honoré”, no “Le
Méridien”, e o “Le Pré Catelan”,
do Rio Palace Hotel, hoje Sofitel. Todos eles trouxeram sabores, técnicas de
preparo e personagens que revolucionaram o cenário da boa mesa. Mas tarde, nos
anos 90, Cipriani, do Copacabana Palace, reforçou esse grupo de
excelência.
Todavia,
inúmeros são os restaurantes de excelência fora das dependências dos hotéis que
vale a pena podermos conhecer. E nessa viagem com Emília e meu netinho, escolha
dele, conhecemos alguns.
·
Figura pública. Empresário.
* Crônica
redigida em 1º.09.2017


Nenhum comentário:
Postar um comentário