quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Garanhuns realiza 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Evento tem como tema central “Proteção integral, diversidade e enfrentamento às violências”, e segue até esta quarta (28)



A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente em Garanhuns (Comdica), realiza, nesta terça (27) e quarta-feira (28), no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Garanhuns, a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; evento que tem como tema central: “Proteção integral, diversidade e enfrentamento às violências”.
O encontro tem entre seus objetivos fazer uma reflexão
coletiva sobre a formação de políticas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, promovendo assim, uma ampliação da  participação, do controle social e do apoio institucional, para consolidação do princípio da prioridade absoluta, que está presente na Constituição Federal de 1988 e na Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990; e prioriza a criança e o adolescente no atendimento em serviços públicos e concede a preferência na formulação e execução de política públicas.
Estiveram presentes na cerimônia de abertura do evento, o juiz regional da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Garanhuns, Maurício Gusmão; a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria Célia Sobral, que na ocasião representou o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis; a presidente do Comdica, Yaci Novaes; a presidente do Conselho Tutelar, Socorro Carvalho; o presidente da Comissão Organizadora da Conferência, José Juca de Melo; e representantes das crianças e adolescentes do município.


A abertura também foi marcada pela apresentação cultural
do Grupo de Dança Negras Ubuntu, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Comunidade Estivas. Hoje, os participantes puderam realizar suas inscrições e assistir a uma palestra magna, ministrada pela empreendedora social e coordenadora do Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Social de Garanhuns, Mirtes Nunes. Encerrando as atividades, será feita a leitura e aprovação do regimento interno.
A titular da pasta de Assistência Social e Direitos Humanos ressaltou a importância da presença das crianças e adolescentes na conferência. “É essencial termos todos vocês aqui, pois vocês são os protagonistas deste momento, e já estão pensando no próprio futuro. Me coloco à disposição de todos, para lutar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, e sei que podemos contar com o importante apoio das demais instituições que também estão aqui presentes”, finalizou a secretária Maria Célia Sobral.
Amanhã a programação terá início com a divisão dos grupos de trabalho por eixos, a partir das 09h. Pela tarde será realizada a plenária final e deliberações, para que seja feita então a eleição dos delegados.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)
Texto e fotos: Aquilles Soares — (Secom/PMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário