quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Parabéns Ivo Tinô do Amaral, parabéns Ivan Rodrigues

Nesta quarta-feira, dia 13 de fevereiro, Ivo Tinô do Amaral completa 85 anos de idade.

O prefeito do centenário de Garanhuns, do relógio das flores e do Festival de Inverno nasceu na Fazenda Salobro, hoje povoado de Imaculada, no município de Lajedo.

Ainda criança veio morar entre as Sete Colinas, tendo passado pelas salas do Colégio Diocesano e recebido lições que carregou pela vida do padre, depois monsenhor, Ademar da Mota Valença.

Ainda esteve um tempo no Recife, para terminar o antigo curso científico, mas logo retornou a Garanhuns para daqui não sair mais.

Em 1953 assumiu um emprego público na Secretaria de Agricultura do Estado e dois anos depois, em 55, casou-se com Edjenalva Santana Capitol.

O casal teve oito filhos, sete mulheres e um homem, Ivo Jr., advogado de renome na capital. Uma das filhas, Tereza, há anos trabalha na Fundarpe, outra, Ângela, é professora universitária, no Recife.

Cláudia Amaral, das mais novas, gerencia a Rádio FM Sete Colinas, a pioneira em Garanhuns em frequência modulada.

Ivo Amaral foi vereador, vice-prefeito de Amílcar Valença e em 1977 assumiu pela primeira vez a prefeitura, depois da memorável campanha de 1976, quando saiu vitorioso enfrentando respeitados adversários.

Retornaria ao cargo de prefeito em 1988, exerceria dois mandatos de deputado estadual, deixando um legado de obras e ações ainda hoje lembrados por muitos garanhuenses.

Prefeito de fazer obras de pedra e cal, de investir no homem do campo, na educação, na saúde e no turismo, Ivo foi um governante com visão de futuro, preocupado também com a cultura, tanto que foi um dos poucos gestores a adotar uma política de edição de livros, tendo reeditado a obra de Luís Jardim, até hoje o maior nome de Garanhuns nas letras.

Como se fosse pouco a construção de praças, a pavimentação de ruas, o asfaltamento de ruas (Garanhuns foi a primeira cidade do interior a ter pavimentação asfáltica, em sua gestão), a valorização do funcionalismo, a modernização da cidade, Amaral ainda construiu o relógio de flores, ainda hoje o principal cartão postal das Suíça Pernambucana.

E em 1991, com o apoio do então governador Joaquim Francisco, criou o Festival de Inverno, hoje um patrimônio não só de Garanhuns, mas de Pernambuco e do Nordeste.

Em 2014, quando fez 80 anos, Ivo Tinô do Amaral foi o grande homenageado do Festival de Inverno de julho, por decisão do governador da época, Eduardo Campos.

A história de Garanhuns se confunde com Ivo Amaral. Muito já se disse ou se escreveu sobre ele, os moradores mais antigos sabem da sua importância para o desenvolvimento do município, muitos dos seus amigos e antigos eleitores não o esquecem.

Nesta quarta, muitos irão lhe telefonar ou lhe dar um abraço na sua casa, na Avenida Rotary. Uma residência relativamente modesta, para um homem que exerceu tantos cargos públicos.

É que ele é de um tempo em que se tinha mais seriedade com a coisa pública, se fazia mais pela cidade do que por si ou pela família.

Neste momento, antecipadamente, nós queremos parabenizar e mandar um abraço a esse homem arretado que nasceu em Lajedo, mas veio para a terra boa das águas cristalinas para se tornar cidadão de Garanhuns e possivelmente o melhor prefeito deste município até hoje.

Parabéns pelos 85 anos, Ivo Amaral e que o bom Deus lhe dê ainda muitos anos de vida.

*Na foto reproduzida do blog Aqui na Cozinha, Edjenalva e Ivo Amaral.


Quis o destino que dois dos personagens mais importantes da história política de Garanhuns nos últimos 50 anos tenham nascido no mesmo dia, 13 de fevereiro. Para muita gente uma pessoa de 90 anos já tem a idade avançada, mas o preconceito cai por terra quando essas pessoas são Ivan Rodrigues e Ivo Amaral, que fazem da idade verdadeiros trunfos de experiência e multiplicação de amizades. Ivo comemora parte o bolo de 85 primaveras, Ivan chega aos 91 anos.

Essas histórias não são passado, pois ambos continuam plenamente em atividade no cotidiano da cidade e da região. Ivan ainda bate ponto no Governo de Pernambuco. Ivo mantém contatos com amigos e correligionários, e é liderança respeitada no MDB de Jarbas e Raul Henry.

De histórias políticas antagônicas, os jovens senhores sempre mantiveram um respeito mútuo, e uma amizade que se construiu além das divergências políticas.

Parabéns Ivo Amaral, Garanhuns agradece a esse cidadão pelas coisas e serviços prestados a cidade e a Ivan rodrigues pela colaboração ao longo de sua vida pública e política. São os votos dos que fazem o jornal O Columinho e do Blo de Augusto César.

Nenhum comentário:

Postar um comentário