quarta-feira, 20 de abril de 2022

Ciro Gomes defende diálogo com União Brasil e PSD e volta a subir o tom contra Lula

 

Foto: Divulgação

Durante sabatina realizada pelo UOL/Folha, nesta quarta-feira, 20, o pré-candidato à Presidência da República pelo PDTCiro Gomes, defendeu a união com uma parte da chamada terceira via e voltou a subir o tom ao falar do ex-presidente Lula (PT). Ciro chegou a chamar o líder petista de mentiroso e criticou a movimentação que Lula tem feito junto aos partidos de esquerda.

Ciro confirmou que tem conversado com membros do União Brasil e do PSD e negou que irá se impor para ser o cabeça da chapa. “Eu sento para dialogar. Nem eu exijo que ninguém retire candidatura, nem posso chegar admitindo me retirar como candidato”, declarou.

“O Bivar (presidente nacional do União Brasil) me convidou para um jantar há um mês e perguntou se eu aceitava sentar em uma mesa de diálogo com tantas forças que representam antagonismo à polarização que também censuro. Considero que dialogar é fundamental, mas minha condição é não ter inimigo da República no diálogo”, disse, se referindo ao ex-ministro Sergio Moro (União Brasil).

Fator Lula

Ex-ministro de Lula, Ciro criticou a movimentação que o petista tem feito junto aos partidos de esquerda. “Tenho me movimentado respeitando as organizações. Diferentemente do Lula, que está destruindo organizações partidárias que podem fazer sombra a um pensamento mais crítico e progressista, como está fazendo com PSOL e PCdoB e PSB, que é uma tragédia”, pontuou.

Para o pedetista, nenhuma aliança é possível com Lula. “Lula é parte central do problema. A despolitização, a falta de pudor, a falta de humildade, o não aprendizado. Uma companheira nossa perdeu o olho em 2016 e, no ano seguinte, Lula estava com promotores do golpe. O Lula acabou de fazer acordo com Geddel Vieira Lima na Bahia. Lula não aprendeu nada. Ele está dizendo que vai manter presidente do Banco Central do Bolsonaro. Não é possível conciliar com isso. Isso está destruindo o Brasil. Não há nenhuma chance de voltar a se aliar com Lula.

Bolsonaro

Ainda na ocasião, Ciro declarou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) é pior do que Lula. “Pior é Bolsonaro porque é grande corrupto, incompetente e é fascista. Lula é uma pessoa que não tem escrúpulos, é arquiconservador, está destruindo a política do campo progressista, mas é do campo da democracia. Isso faz uma diferença”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário