quarta-feira, 20 de abril de 2022

O novo ciclo no combate à pandemia em Pernambuco

 

Foto: Divulgação

Por Edmar Lyra

Nos últimos dois anos o mundo enfrentou um enorme desafio que foi a pandemia da Covid-19, no Brasil foram mais de 600 mil vidas perdidas e além das perdas humanas tivemos impacto social e econômico que agravou a desigualdade no país. Pernambuco não passou incólume sobre este difícil momento e teve que fazer o dever de casa para evitar mais mortes e garantir um passo seguro no combate à pandemia.

Hoje, após pouco mais de dois anos, Pernambuco inaugura um novo ciclo de convivência contra a Covid-19, que é o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. Apenas hospitais, farmácias, escolas e transporte público seguirão exigindo a máscara, também foi liberada a exigência do passaporte vacinal, uma vez que os indicadores epidemiológicos melhoraram significativamente e a vacinação atingiu uma adesão significativa entre os pernambucanos.

O governador Paulo Câmara, responsável por conduzir Pernambuco a este novo momento, teve a serenidade necessária para imprimir uma política de combate à Covid-19 que trouxe resultados ao nosso estado, que mesmo diante de um enorme desafio não baixou a guarda e fez o dever de casa, contribuindo para que Pernambuco tivesse um dos melhores desempenhos no combate à pandemia entre as 27 unidades federativas.

Além do fim da obrigatoriedade do uso de máscaras na maioria das ocasiões, há um efeito psicológico na população muito positivo, uma vez que teremos cada vez mais a sensação de liberdade e de que estamos vencendo a pandemia, isso tende a ajudar a população em outros setores, em especial no comércio onde muitas restrições precisaram ser impostas e que agora haverá ainda mais liberdade e mais esperança num futuro melhor nos próximos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário