sexta-feira, 22 de abril de 2022

Kassab sinaliza desistência de candidatura à Presidência do PSD e PE está na rota das negociações

 

Foto: Divulgação

presidente nacional do PSD,  Gilberto Kassab, iniciou, nesse semana, uma série de conversas com lideranças regionais do partido e sinalizou a desistência de lançar uma candidatura própria ao Palácio do Planalto. Além do Amazonas, Bahia, Piauí e Sergipe, Pernambuco, do deputado federal André de Paula (PSDB), também está na rota das negociações. Na última terça-feira, 18, no Rio de Janeiro, Kassab e o prefeito Eduardo Paes (PSD) conversaram sobre liberar os estados para fazer palanques com diferentes presidenciáveis.

O movimento frustra o PT, do ex-presidente Lula (PT), que vem costurando apoios a candidatos do PSD em estados como Minas Gerais e Pernambuco na expectativa de fechar uma coligação nacional já no primeiro turno, algo que desagrada uma ala do partido. Já nas próximas semanas, o dirigente nacional deve se reunir com os senadores Otto Alencar (BA) e Omar Aziz (AM). Ambos já vinham manifestando apoio à candidatura presidencial do líder petista, com aval da cúpula do PSD, mesmo quando o partido ensaiava ter candidato próprio.

Sem um candidato à Presidência da República, desejo inicial de Kassab, que chegou a cortejar o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) e o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD), e com palanques estaduais liberados, o PSD tende a se aproximar de Lula em até 12 estados. Em seis, por outro lado, incluindo colégios eleitorais como Goiás e Paraná, a legenda pode se alinhar ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Pernambuco

Para atrair Kassab, Lula acenou com apoios a candidatos do PSD a Governo e Senado, na tentativa de ampliar o grupo de cinco estados, Amazonas, Bahia, Piauí e Sergipe. Em Pernambuco, por exemplo, a cúpula petista deve recusar a indicação à vaga de senador na chapa da Frente Popular, encabeçada pelo deputado federal Danilo Cabral (PSB), para abrir espaço para o deputado federal André de Paula, cuja candidatura ao Senado anima Kassab.

Além das direções nacionais de PT e PSD, as negociações estão bem encaminhadas com o governador Paulo Câmara (PSB), que já havia oferecido a vaga de De Paula pelos apoios nas eleições de 2018 e 2020.

Com informações do O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário