No dia 19 de abril de 1886, nasceu o grande poeta modernista Manuel Bandeira. O Espaço Pasárgada vai comemorar a data promovendo um sarau virtual na hora em que o poeta nasceu, às 12h40. Para participar, as pessoas interessadas podem gravar um vídeo com o celular, na posição horizontal, declamando, cantando ou tocando um poema dele e marcar os perfis do Instagram @manuelbandeira.pasargada e @culturape, até o meio-dia do dia 19/4.
Os vídeos serão repostados nos perfis do Pasárgada e da Secult-PE/Fundarpe, durante todo o mês de abril.
HOMENAGEADO - Filho do engenheiro Manuel Carneiro de Sousa Bandeira e de Francelina Ribeiro de Sousa Bandeira, o poeta Manuel Bandeira foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, em 29 de agosto de 1940. Ele foi o terceiro ocupante da cadeira 24, cujo patrono é Júlio Ribeiro. Suas poesias envolviam temas universais e do cotidiano, cujas formas foi buscar nas tradições medievais e clássicas. Bandeira faleceu no dia 13 de outubro de 1968, aos 82 anos, no Rio de Janeiro.
ESPAÇO PASÁRGADA - Foi no sobrado nº 263 da Rua da União, hoje Espaço Pasárgada, onde o poeta Manuel Bandeira viveu parte da sua infância, dos seis aos dez anos. O casarão em estilo neoclássico, de propriedade do avô de Bandeira, inspirou vários de seus poemas.
Em 19 de abril de 1986, dia do centenário de nascimento do poeta, a já conhecida Casa de Manuel Bandeira foi inaugurada com o nome de Espaço Pasárgada.
O prédio, construído em 1825 e tombado pelo Governo do Estado, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em 1983, passou a funcionar como um espaço de preservação da obra do poeta e de fomento à literatura.
Serviço
Saraus em Pasárgada: Aniversário do poeta Manuel Bandeira
Quando: 19 de abril (segunda-feira), às 12h40
Envie seu poema e marque os perfis: @culturape e @manuelbandeira.pasargada
Nenhum comentário:
Postar um comentário