domingo, 31 de julho de 2022

Anderson: “Agora é pra valer. É Anderson, Gilson e Bolsonaro!”

 

Foto: Divulgação

Uma festa alegre e que reuniu milhares de pessoas em torno de um sentimento de esperança e vontade de resgatar o orgulho de ser pernambucano. Esse foi o clima da convenção que oficializou, neste domingo (31), às candidaturas de Anderson Ferreira (PL) ao Governo de Pernambuco; de Izabel Urquiza (PL) ao cargo de vice-governadora; e de Gilson Machado Neto (PL) ao Senado Federal. O evento foi realizado no Clube Português, no bairro das Graças, no Recife, e homologou ainda os nomes dos candidatos do Partido Liberal que irão concorrer a vagas na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados.

Anderson chegou ao local acompanhado da esposa, Leonor Ferreira, dos filhos e familiares. Ao relembrar a trajetória política, o candidato destacou os desafios que nortearam sua caminhada e contribuíram para que a experiência o levasse a disputar o posto de governador de Pernambuco.

“Hoje é o início de uma nova jornada e, com certeza, a mais desafiadora da minha vida. Entrei para a vida pública antes mesmo de exercer qualquer mandato político, desenvolvendo projetos sociais por meio da evangelização, ajudando milhares de pessoas ao longo dos últimos anos. Foi aí que percebi que poderia exercer um cargo público e dar uma contribuição ainda maior”, disse.

Ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes e considerados um dos melhores gestores públicos do Brasil, Anderson lembrou que a cidade foi a única no país a receber dos prêmios das Organizações das Nações Unidas (ONU) por excelência em gestão pública nas áreas de assistência social e educação, e, mais recentemente, o reconhecimento em cinco categorias pela maior agência de rating brasileira, a Austin, em setores ligados à qualidade de vida, empregabilidade, aplicação de recursos na saúde e educação e equilíbrio fiscal.

“Jaboatão é uma cidade repleta de desafios, mas sou um homem de muita fé, e ao que aos olhos de outros parecia um problema, para mim, se tornou uma missão. Dei o meu melhor e conseguimos virar a chave para um novo ciclo, com mais de R$ 5,4 bilhões de investimentos voltados ao município. Essa foi, sem dúvida, a nossa maior obra, a de colocar Jaboatão no bom caminho”, afirmou.

Ao falar sobre a candidatura ao Governo do Estado, Anderson pontuou que a convocação foi feita pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), ao lado do povo de Pernambuco. “Fui convocado para essa missão, ao lado do meu candidato ao Senado, Gilson Machado, pelo nosso presidente Jair Bolsonaro e isso muito me honra. E digo isso porque, hoje, o Brasil deixou de fazer política com a miséria, como era feito no passado, e têm buscado verdadeiramente a justiça social. Bolsonaro é o presidente que governou o país no pior momento da nossa história e estendeu a mão a todos, indiscriminadamente”, continuou.

Um dos pontos mais emocionantes do discurso foi quando se referiu à importância do apoio da família e da fé como pilares fundamentais. Abraçado à filha caçula, Luana, Anderson reforçou que acredita na religião e na força do trabalho como instrumento de transformação da sociedade. E finalizou o discurso com uma mensagem de esperança enviada a todo o povo de Pernambuco, quando enalteceu a capacidade do pernambucano de enfrentar as adversidades de cabeça erguida.

“Sei da responsabilidade que tenho de apresentar resultados, e estou preparado para o desafio porque minha trajetória foi construída sobre valores e princípios dos quais não abro mão, e a experiência de toda uma vida nos trouxe até aqui. Fé e trabalho são duas palavras que norteiam a minha vida. E agora é pra valer: é Anderson, Gilson e Bolsonaro”, pontuou Anderson Ferreira.

​Samba e romantismo presentes na penúltima noite de shows do FIG 2022

 Além das apresentações do sábado (30), programação contou com desfile promovido pela Loja de Moda Autoral de Pernambuco



Um dos maiores eventos culturais do Brasil vai chegando em sua reta final, e os artistas responsáveis por encerrar esta edição do FIG, estão garantindo que o evento, seja de fato, o maior, melhor e mais intenso de todos os tempos. Foi assim com os shows deste sábado (30), penúltima noite de apresentações na Praça Mestre Dominguinhos, que contou com a presença de Josildo Sá, Joanna, Fafá de Belém e José Augusto. Dentro da programação, foi realizado ainda um desfile organizado pela Loja de Moda Autoral de Pernambuco  (Mape).

O pernambucano Josildo Sá abriu a noite com o show comemorativo dos 15 anos do seu disco “Samba de Latada”. O artista teve a participação do cantor e compositor garanhuense Revoredo na sua apresentação. A cantora carioca Joanna, responsável por grandes sucessos da música brasileira, como: "Tô fazendo falta", "Amanhã talvez", "Recado (meu namorado)" e tantas outras canções, subiu ao palco, sendo a segunda atração, deixando a noite de FIG ainda mais especial, e emocionando o público.

O palco da Praça Mestre Dominguinhos também virou passarela e recebeu o desfile de moda Inverno Beija Flor, organizado pela Loja de Moda Autoral de Pernambuco. Ao todo, são 88 marcas pernambucanas que participam do programa e levaram suas criações para o principal polo do FIG.

A penúltima atração da noite foi a cantora Fafá de Belém, que fez o público presente na Praça Mestre Dominguinhos cantar todas as músicas presentes em seu repertório, preparado exclusivamente para o FIG 30 anos. Por último, José Augusto fez com que os corações ficassem ainda mais apaixonados e entoassem grandes clássicos como "Aguenta coração", "Sábado", "De que vale ter tudo na vida", além de muitos outros.

Para encerrar a 30ª edição do evento, a programação deste domingo (31), no Palco Dominguinhos, conta com as apresentações do Concerto Virtuosi, Alexandre Revoredo e Gabi da Pele Preta, Cordel do Fogo Encantado e Marcelo Falcão, com início dos shows às 20h.

Texto: Allan Gustavo
Fotos: Hilton Marques

Comunicação do FIG 2022 | Prefeitura de Garanhuns

Miguel Coelho reúne multidão em convenção e promete devolver o orgulho e a autoestima dos pernambucanos

 

Foto: Pipo Fontes

Milhares de pessoas lotaram o Clube Internacional do Recife para acompanhar um grande ato popular que oficializou Miguel Coelho e Alessandra Vieira como candidatos do União Brasil a governador e vice de Pernambuco. O evento realizado neste domingo (31) também foi marcado pelo anúncio oficial de Carlos Andrade Lima como candidato a senador da República pela coligação “Pernambuco com força de novo”.

Perante milhares de militantes e lideranças políticas de todas as cidades do estado, Miguel Coelho fez um discurso se apresentando como um líder que foi capaz de transformar Petrolina na melhor cidade do Nordeste e agora pode levar sua experiência para recuperar Pernambuco, estado que voltou a liderar indicadores de violência, fome e desemprego. “As pessoas falam que se eu fizer metade do que fiz em Petrolina, Pernambuco muda. Eu vou fazer muito mais”, disse o candidato a governador para a multidão.

Miguel garantiu ainda que vai unir Pernambuco, encerrar a guerra ideológica que tem emperrado o estado e acirrado os sentimentos da população. “Quero ser governador para unir o nosso povo e cuidar da nossa gente. Com todo o respeito a quem pensa mais à direita ou mais à esquerda, mas esse time pensa primeiro mesmo em Pernambuco. Para nós, Pernambuco sempre estará em primeiro lugar e com o povo unido vamos reconstruir esse estado”, reforçou.

Por fim, o candidato a governador disse que andará todo o estado para levar esperança à população. “Pernambuco vai mudar, quer um novo líder, que tenha coração, coragem e compromisso com seu povo. Hoje, eu me apresento e peço a oportunidade de transformar esse estado, como fiz em Petrolina.”

​Festival Gospel de Garanhuns foi encerrado com ótima média de público em seu primeiro ano

 Passaram pelo palco, Tamires Lima; Pastor Stuart e Banda; Coral Jovem da IASD; PR. Theo Barros e Regis Danese



Na noite desse sábado (30), último dia do Festival Gospel - Ano I, a população de Garanhuns, turistas e excursionistas compareceram para prestigiar os artistas que encerraram a grade de programação do evento religioso. No palco localizado na quadra do Colégio XV de Novembro, passaram grandes nomes da música gospel brasileira, que fizeram deste primeiro ano do festival um verdadeiro sucesso.

A abertura das apresentações, contou com a participação do pastor Antônio José (Toni), em um momento de oração e reflexão. Na sequência, abrindo a noite de shows, Tamires Lima, subiu ao palco. Dando continuação, o Pastor Stuart e Banda, trouxe um repertório bem diversificado, com música autoral de composição do sanfoneiro, Adriano José, intitulada “Nordestino de Jesus”, seguido do Coral Jovem da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), que fez uma bela apresentação. Já o Pastor Théo Barros trouxe releituras, como: “Alívio”, “Não Morrerei”, entre outras.

Regis Danese, atração mais esperada da noite, comentou sobre a emoção de estar presente na noite de encerramento. “O Brasil passou por uma pandemia terrível. E, hoje, ver as pessoas saírem das suas casas para estarem em um local como este, adorando a Deus. Eu não tenho palavras para descrever a emoção que eu sinto neste momento, mas é maravilhoso. É surreal!”, disse.

Um momento especial marcou o encerramento  do Festival Gospel. Com as lanternas dos celulares ligadas, o público protagonizou um show de luzes no Colégio XV de Novembro e, em uma só voz, todos louvaram e cantaram emocionados.

Texto: Taís Chaves
Fotos: Ailton Vieira

Marília Arraes reúne milhares de pessoas no Classic Hall em lançamento oficial de sua candidatura a governadora do Estado

 

Foto: Divulgação

“Pernambuco, terra das revoluções, de um povo que nunca se curvou, mas que hoje anda de cabeça baixa. Sem orgulho de dizer ‘sou pernambucano’, porque o Estado está abandonado.” Foi com a promessa de reconstruir Pernambuco, combater a fome e levar dignidade à população que Marília Arraes formalizou, na tarde de hoje, sua candidatura a governadora, com Sebastião Oliveira na vice e André de Paula para o Senado.

“Vamos resgatar a dignidade da nossa gente, erradicar a miséria e levar água para as torneiras de todas as pernambucanas e todos pernambucanos. Fiquem certos. A partir de janeiro do próximo ano, como sempre disse Miguel Arraes, o que for possível fazer a gente vai fazer. E o que hoje é impossível, o povo vai nos ajudar a fazer”, afirmou Marília, sob os aplausos do público presente, que também cantou seu nome e o de Lula, em coro, diversas vezes durante sua fala.

O Classic Hall ficou pequeno para acomodar as pessoas que vieram de várias cidades do Estado, do Litoral ao Sertão. Cerca de 30 mil pessoas lotaram a casa. Além das candidaturas de Marília, Sebastião e André, foram homologadas 58 candidaturas à Câmara dos Deputados e 118 à Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Candidato a senador André de Paula pela coligação Pernambuco na Veia, André de Paula destacou sua disposição para trabalhar por Pernambuco. “Sou deputado federal há seis mandatos e sempre coloquei minha atuação à disposição de Pernambuco e do povo pernambucano. Quero ser o senador da governadora Marília Arraes e ajudar a combater a fome e reconstruir Pernambuco”, destacou.

Vice na chapa majoritária, ou co-governador como Marília prefere chamar, Sebastião Oliveira lembrou a aliança histórica entre seu pai e Miguel Arraes. “Em 86, meu pai, Oliveira Neto, fez uma aliança com Miguel Arraes para o bem de Pernambuco. Em 2006, seu neto, reeditou essa aliança com Inocêncio Oliveira e fez um grande governo. Agora em 2022, junto com André de Paula e com Marília Arraes, estamos nos unindo para botar pra a máquina do Estado pra moer pro lado de quem mais precisa. Pro lado de quem hoje está invisível”, sentenciou.

Presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força, aproveitou para anunciar a oficialização do apoio à candidatura de Lula. “Fizemos nossa convenção na última quarta-feira e confirmamos o nosso apoio a Lula para presidente da República. Agora fazemos parte, oficialmente, da coligação que vai eleger Lula presidente do Brasil. Mas nós não vamos colocar a faca no pescoço de Lula, nem vamos ficar fazendo chantagem”, declarou.

Segundo o presidente nacional do Avante, Luiz Tibé, o Avante tem compromisso com o projeto. “Estamos com você Marília, não apenas como uma sigla, mas com toda a nossa militância e toda a nossa força, porque acreditamos nesse projeto que você representa para Pernambuco.

CULTURA

Durante a convenção, Marília, André e Sebastião receberam também apoio de vários nomes da cultura, como Fred Zero Quatro. “Aqui em Pernambuco, a candidatura que é alinhada ao projeto de Luiz Inácio Lula da Silva é a candidatura de Marília Arraes. É Lula lá e Marília Cá!”, afirmou Zero Quatro depois de executar o jingle Lula lá.

Ao som da safona, o forrozeiro Flávio Leandro cantou o hino de Pernambuco, levantando a multidão e a poetisa e advogada Mariana Teles fez uma saudação em prosa a Marília. “Marília é de teu ventre que vem a esperança do povo de Pernambuco”, declamou acompanhada pelos gritos do público.

A convenção foi encerrada com uma grande ciranda, ao som da música de Lia de Itamaracá, patrimônio vivo da Cultura pernambucana. Lia já havia declarado apoio a Marília e sofreu retaliações por seu posicionamento. Muito emocionada a multiartista foi aplaudida com entusiasmo.

Com recordes de público e de número de atrações, FIG 2022 chega ao fim celebrando a cultura, o reencontro e a diversidade artística

 Durante os 17 dias do maior, melhor e mais intenso festival de cultura e arte integradas da América Latina, o Governo de Pernambuco estima que cerca de 1,4 milhão de pessoas circularam pela cidade. Mais de 850 artistas e grupos foram contratados, sendo mais 90% do Estado



A 30ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2022) fez a arte e a cultura pulsarem por toda a cidade num grande reencontro do público com o festival. Nos 25 polos montados este ano, mais de 850 contratações artísticas - envolvendo um universo de milhares de artistas e grupos majoritariamente pernambucanos - mostraram que mesmo com dois anos de pandemia, a produção artística pernambucana permanece viva, ativa e pulsante. Nem as noites de temperatura média de 15ºC e alguns episódios de chuva fizeram o público abandonar os espaços de música, cultura popular, artes visuais, cinema, gastronomia, moda, artesanato, teatro, circo, dança e fotografia.

Promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, o FIG 2022 deu a largada com a programação no Palco Mestre Dominguinhos, polo com a maior concentração de público e que teve a esplanada lotada em vários dias. Segundo a organização, a média diária de plateia foi na casa dos 45 mil pessoas. Durante os 17 dias do maior, melhor e mais intenso festival de cultura e arte da América Latina, a organização estima que em torno de 1,4 milhão de pessoas circularam pela cidade, o recorde de público do festival.

Em polos como a Lona de Circo Índia Morena, Praça da Palavra, Armazém das Artes e Negócios, Polo Estação, Centro de Produção Cultural, Tecnologia e Negócios (CPC/Sesc) e Galeria Casa Galpão houve lotação de público em diversas sessões. O 30º FIG termina consagrado como o mais importante evento do calendário artístico e cultural de Pernambuco.

“Tivemos um FIG exitoso, de excelente qualidade artística e técnica, e que queremos melhorar ainda mais para o próximo ano. Foram 17 dias de circulação e produção artística, troca de saberes e formação cultural. São essas características que tornam o festival único em seu conceito. Mesmo o público que vem só para curtir as atrações nacionais, para brincar, termina aprendendo e levando consigo um aprendizado muito maior, que reverbera e contribui para que ele passe a ouvir, ler, assistir e ser plateia para outras produções culturais, seja produzida em Pernambuco, seja de qualquer lugar do mundo. A programação do FIG contribui para uma compreensão maior sobre a formação da identidade do nosso povo”, destaca Oscar Barreto, secretário de Cultura de Pernambuco.

“O FIG deste ano o melhor dos últimos tempos. O próprio público, incluindo os artistas contratados, reconheceu a qualidade artísticas das atrações, e uma prova disso foi a lotação em vários polos de atração, da rede hoteleira e das ruas, com restaurantes cheios e forte movimento do comércio. Tivemos ainda uma ampla cobertura da imprensa, inclusive a nacional, fazendo da 30ª edição do festival um evento de paz e celebração da cultura e arte”, destacou o presidente da Fundarpe, Severino Pessoa.

"Com muito orgulho estamos encerrando a maior, melhor e mais intensa edição do Festival de Inverno de Garanhuns, que em 2022 celebrou os 30 anos deste grandioso evento. Também foi o primeiro ano com a participação da nossa gestão, que junto ao Governo do Estado, fez com que o FIG se tornasse ainda maior do que já era, movimentando a cultura, o turismo e a economia da nossa cidade e de Pernambuco. O nosso sentimento é de gratidão a população de Garanhuns, a todos que passaram por aqui durante estes 17 dias, e também aos profissionais que, mesmo nos bastidores, trabalharam para que o evento fosse um sucesso. Aqui ressalto ainda a participação importante dos órgãos de segurança nesta edição; Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e AMSTT. Ficou claro que para que o evento cresça a Prefeitura precisa ser parceira, e ao lado do Governo do Estado, com o apoio total do governador Paulo Câmara e do secretário de Cultura Oscar Barreto, conseguimos uma ampliação no número de dias do festival. Estamos encerrando por este ano, mas juntos, unidos e de mãos dadas, vamos construir em 2023 uma edição ainda maior, melhor e mais intensa deste que é o maior evento cultural do Brasil. Viva o FIG!”, destaca o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino.

Este ano, o FIG também contou com os apoios da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empetur, Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) e Moda Autoral de Pernambuco (Mape), Conservatório Pernambucano de Música, além da parceria com Sesc-PE e Sebrae-PE.

Além dos parceiros e apoios, mais de uma dezena secretarias e órgãos estaduais estão envolvidos, como as Secretarias de Defesa Social, Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, Criança e Juventude; Política de Prevenção às Drogas, Turismo, Mulher, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Infraestrutura e Recursos Hídricos; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, DER, Detran e Polícia Científica.

Como novidade este ano, foram oferecidas programações especiais e ações descentralizadas nos distritos de Iratama, Miracica e São Pedro, em Garanhuns, além da volta do Polo Castainho, no Quilombo Castainho (Zona Rural do município). Outro local que teve destaque na 30ª edição do FIG foi o CPC/Sesc, espaço recém-inaugurado no município que foi palco de uma série de atrações das linguagens de teatro, dança, gastronomia e audiovisual, assim como ações de formação e a Plataforma FIG.

FORMAÇÃO - Em 2022, o FIG resgatou seu perfil formador, seu compromisso com a produção do conhecimento e com o papel transformador da cultura na vida das pessoas. Na sua 30ª edição, o Governo de Pernambuco em parceria com o Sesc-PE, a UFAP, Aesga – Casa dos Saberes, a Funase, o Quilombo de Castainho e coletivos indígenas, promoveu seminários, rodas de diálogo, palestras e exposições. Alguns exemplos de oficinas a serem oferecidas são sobre grafite e pintura; montagem de brinquedos; de break e dança de rua; restauro de roupas; seleção de modelos; culinária pernambucana; rimas e métricas; acrobacia; fotojornalismo para eventos; contação de histórias; técnica de palco e som; elaboração de projetos culturais e criação de podcasts.

“Nessa 30ª edição, o Festival de Inverno de Garanhuns retomou sua função social de construir e desenvolver conhecimento por meios de uma programação de oficinas. E, para isso, contamos com importantes parcerias como o Sesc-PE, a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga) – Casa dos Saberes, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), o Quilombo de Castainho, Espaço da Moda - Sebrae/Mape/Adepe e coletivos indígenas, que juntos também promoverão seminários, rodas de diálogo e palestras durante todo o FIG”, destaca Júnior Afro, vice-presidente da Fundarpe.

PLATAFORMA - A programação na Plataforma FIG, espaço de circulação da produção cultural pernambucana em conexão com outros territórios e novos mercados de negócios, também mereceu destaque. Este ano, a Plataforma FIG contou com uma série de workshops de produção artística e direitos autorais e as mesas de discussão: Do mangue ao meta (verso); Do off-line para o digital – a transição da comunicação e religando os sons – festivais de música: a retomada. As ações contaram com a participação de artistas, jornalistas, articuladores culturais e representantes de festivais de diferentes pontos do Brasil.

CULTURA POPULAR - Começando no dia 22 e seguindo até o 31 de julho, último dia do FIG2022, a programação do Polo de Cultura Popular veio com destaques como os Patrimônios Vivos de Pernambuco Mestre Galo Preto, a Troça Cariri Olindense, Clube Elefante de Olinda e Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo. Ao todo, 80 atrações das mais diversas expressões da Cultura Popular subiram no palco localizado no Centro Comercial de Garanhuns.

HOMENAGEADOS - Seguindo a tradição de homenagear grandes nomes da cultura pernambucana e nacional, o 30º Festival de Inverno de Garanhuns prestou uma série de tributos a artistas e movimentos culturais importantes. Dentre eles, os 30 anos do Movimento Manguebeat; Banda de Pífanos Folclore Verde do Castainho; o bailarino e Patrimônio Vivo do Estado André Madureira; a atriz Geninha da Rosa Borges, o fundador do Boi da Macuca, Zé da Macuca, os músicos Henrique Annes, Guitinho da Xambá e Paulo Rafael, falecidos recentemente; e a Patrimônio Vivo do Estado Índia Morena, que teve seu nome estampado na lona de circo do FIG. Já a Praça da Palavra, espaço literário do FIG, recebeu o nome da escritora mineira Maria Carolina de Jesus, autora responsável pela célebre obra “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, publicado em 1960.

TURISMO - Com uma movimentada programação cultural, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) atraiu um dos maiores públicos em seus 30 anos de história. O evento movimentou toda a cadeia produtiva do turismo da região no Agreste pernambucano. De acordo com levantamento da Unidade de Pesquisa da Secretaria de Turismo e Lazer e a Empetur, o maior FIG de todos os tempos gerou uma receita turística total de R$ 24 milhões, sendo R$ 16 milhões proveniente de gastos dos turistas e R$ 8 milhões de gastos dos excursionistas.

O fluxo total de visitantes, incluindo turistas (dormem no destino) e excursionistas (fazem o famoso bate-volta), foi de 42.190, com destaque para o percentual de turistas (87%), enquanto excursionistas (13%). Já no consolidado da hotelaria, o município registrou uma ocupação de 87% nos 4.890 leitos com uma permanência média de dois dias nos meios de hospedagem e quatro dias para aqueles que ficam em casa de parentes e amigos ou apartamentos/casas de aluguel.

O gasto médio individual diário foi R$ 117,20 e 99% dos entrevistados pensam em voltar e recomendariam o FIG. A avaliação geral do FIG foi considerada ótima para 94% e a do município também foi extremamente positiva para 97% dos entrevistados.

O pernambucano aproveitou o evento seja para passar um final de semana diferente ou curtir as férias de julho. Isso porque 78,11% dos visitantes são de Pernambuco. Fora do Estado, foram registrados grupos de Alagoas, São Paulo, Paraíba e Sergipe.

O público do FIG também se renova, uma vez que aproximadamente 40% esteve pela primeira no festival. Para 58% dos visitantes, o FIG foi o principal motivo de viagem. O principal meio de hospedagem utilizado foi casa de parentes e amigos (61%), seguido de hotel (19%) e casa ou apartamento de aluguel (10%). Automóvel foi o principal meio de transporte utilizado para chegar em Garanhuns (84,77%).

A Pesquisa do Perfil dos Visitantes e o Perfil Socioeconômico do FIG foi realizada nos dois primeiros finais de semana do evento, nos dias 15 a 17 e 22 a 24 de julho. Já os indicadores de desempenho da hotelaria foram contabilizados para reservas nos três finais de semana do festival.

“Uma marca desta edição é a diversidade. A possibilidade que o Governo de Pernambuco dá ao público de poder assistir espetáculos nas mais diversas linguagens é o que mais me emociona e me impulsiona a coordenar este festival, porque acredito muito na força transformadora da cultura. A força do FIG está não apenas no entretenimento que promove – shows, concertos, espetáculos, exposições, capacitações, seminários e encontros diversos -, mas também no fato de ser uma vitrine do que de mais atual está sendo produzido pelos artistas nacionais, das mais variadas linguagens da arte. E a força que o FIG tem enquanto impulsionador da cultura, da economia da cultura e para trabalhar o olhar do público”, avalia André Brasileiro, curador e coordenador-geral do FIG 2022.


Confira as fotos da cobertura do FIG 2022 no www.flickr.com/photos/fundarpe.


Este ano o Dia do Comerciário será comemorado antecipadamente no próximo dia 15/08/2022.


Este ano o Dia do Comerciário será comemorado antecipadamente no próximo dia 15/08/2022.

Uma promoção conjunta do SESC e Sindicato dos Empregados no Comércio de Garanhuns

Sindec - Sindicato dos Comerciarios de Garanhuns

Raquel Lyra é confirmada como candidata ao governo de PE


Do G1 – O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Cidadania oficializaram neste sábado (30) o nome de Raquel Lyra (PSDB) como candidata ao governo de Pernambuco nas eleições de outubro. Priscila Krause (Cidadania) será vice na chapa, enquanto o ex-deputado federal Guilherme Coelho (PSDB) foi oficializado como candidato ao Senado.

O anúncio foi feito durante a convenção do partido no Clube Português, no bairro do Derby, na área central do Recife. O ato, marcado para começar às 9h, teve início às 9h30 com discursos de pré-candidatos dos partidos. Muitos dos apoiadores chegaram em comitivas em ônibus que vieram do interior do estado.

O PSDB e o Cidadania vão concorrer nas eleições de Pernambuco com 36 candidatos a deputados estaduais (17 do PSDB e 19 do Cidadania) e 18 a deputados federais (16 do PSDB e 3 do Cidadania).

Acompanhada de Priscila Krause e Guilherme Coelho, Raquel Lyra chegou ao Clube Português um pouco antes das 12h. Antes de subir ao palco, ela afirmou que Pernambuco precisa de uma mudança.

“Eu mostrei que é possível fazer isso em Caruaru por dois mandatos, construindo vaga de creche, construindo maternidade, reduzindo a criminalidade, homicídio e crime contra patrimônio de maneira sistemática e batendo recorde de geração de emprego com carteira assinada”, afirmou a candidata ao governo.

A candidata ao governo subiu ao palco acompanhada do marido e dos dois filhos. Depois, falou sobre sua experiência e sobre o seu objetivo na política.

Raquel Lyra durante convenção do partido no Clube Português

“Queremos devolver Pernambuco para o seu lugar. E esse projeto não foi construído de hoje. Nós não estamos aqui para passar uma chuva de uma convenção. Nós estamos aqui porque verdadeiramente a gente acredita na política como uma melhor forma de mudar as vidas das pessoas para melhor”, disse.

Raquel Lyra tem 43 anos, foi a primeira mulher eleita prefeita de Caruaru, no Agreste, e tenta ser a primeira mulher a governar Pernambuco.

Formada em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-graduação em direito econômico e de empresas, assumiu em 2002 assumiu o cargo de delegada da Polícia Federal, onde permaneceu até 2005, quando foi aprovada para a Procuradoria Geral do Estado.

Nascida no Recife, a pré-candidata foi eleita duas vezes deputada estadual pelo PSB. No segundo mandato, foi secretária da Infância e Juventude do Estado. Em Caruaru, no Agreste, ela foi a primeira mulher a ser eleita em 2016, e foi reeleita em 2020 com 66% dos votos válidos.

Ela renunciou à prefeitura de Caruaru no dia 31 de março, durante uma cerimônia na Câmara de Vereadores.

A candidata é filha de João Lyra Neto, que foi vice-governador e assumiu o Governo do Estado em 2017, e sobrinha do ex-ministro da Justiça Fernando Lyra, que faleceu em 2013. Casada com o empresário Fernando Lucena, Raquel tem dois filhos.

Priscila Krause é candidata a vice na chapa encabeçada por Raquel Lyra

Candidata a vice na chapa, Priscila Krause é jornalista e tem 44 anos. Ela exerce mandados eletivos há 18 anos. Ao discursar, Priscila Krause falou sobre tua atuação na política, na Câmara dos Vereadores do Recife e na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

“Nesse percurso que eu me deparei com a importância de algumas defesas, a defesa da participação mais efetiva da mulher não apenas na política, mas nas suas comunidades e no mercado de trabalho. Foi nessa caminhada que eu encontrei a razão de lutar pela preservação dos espaços verdes, por cidades mais participativas, por cidades mais sustentáveis. E eu entendi como Pernambuco é grande, diverso, mas que ao mesmo tempo tem um só povo que merece aquilo que nós temos de melhor. Me deparei com vários desafios. Talvez o maior deles foi ter encontrado no poder público aqui em Pernambuco e no Recife o que há de mais perverso na política, entranhado na máquina pública. Esse mal que rouba vidas, que rouba futuros chamado corrupção”, declarou.

Priscila é filha do ex-governador e ex-ministro Gustavo Krause, que deixou a vida pública em 1998. Foi vereadora do Recife por três legislaturas. Atualmente, exerce o segundo mandato de deputada estadual. Foi do PFL e depois foi para o DEM, quando o partido trocou de nome.

A recifense é filiada ao Cidadania desde o ano passado. Foi assessora da Secretaria de Justiça do estado, em 1999, e assessora parlamentar do então vereador Admaldo Matos, em 2000, e do deputado federal André de Paula, entre 2001 e 2004.


Bruno Araújo diz que Pernambuco vive um dia histórico e que Raquel é a candidata da esperança

 


Foto: Janaína Pepeu

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, disse, hoje (30), que “Pernambuco vive um dia histórico e de esperança de ser liderado pela força de uma mulher que conhece a nossa história, o nosso povo”. A mensagem foi enviada por vídeo e exibida durante a convenção que oficializou as candidaturas de Raquel Lyra, Priscila Krause e Guilherme Coelho. Bruno está em São Paulo, neste sábado, participando da convenção do PSDB, que foi marcada anteriormente. O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, representou a federação PSDB-Cidadania na convenção pernambucana.

Na sua mensagem, Bruno também destacou que Raquel “se lança candidata a governadora não como candidata de si, mas como candidata da esperança de todos nós pernambucanos”. “Ao seu lado, outra mulher brava, lutadora, que carrega o respeito de todos nós, minha amiga Priscila Krause. E, no Senado, um líder da produção, alguém que tem muita história política no Sertão de Pernambuco, o nosso senador Guilherme Coelho.”
“Vamos estar nessa campanha andando por Pernambuco, mas quero deixar aqui o meu abraço muito especial, na crença que tenho, no amor que tenho por Pernambuco. Um Pernambuco que será, a partir de janeiro do ano que vem, liderado e conduzido pela força da mulher pernambucana. Raquel governadora, Priscila vice-governadora, e o nosso senador Guilherme Coelho”, reforçou Bruno Araújo.

EM GARANHUNS: menores são apreendidos após furtarem estabelecimento comercial, na Cohab 1

 


Equipes policiais do 9º BPM capturaram dois adolescentes de 14 anos, na noite de quinta-feira, 27, na Avenida Duque de Caxias, Cohab I, em Garanhuns, com produtos furtados de um estabelecimento comercial.

Segundo a Polícia Militar, a Central de Operações do batalhão recebeu denúncia que dois elementos haviam pulado um muro e adentrado dentro de um estabelecimento comercial. A ação dos marginais havia sido capturada por câmeras de segurança do estabelecimento. Com a chegada do policiamento ao local, o proprietário informou que elementos desconhecidos haviam furtado diversos objetos do estabelecimento e danificado as câmeras de monitoramento. Cigarros, doces, isqueiros, R$ 268,00 tinham sido roubados.

Diante do ocorrido, o policiamento passou a realizar rondas na localidade quando encontrou parte dos produtos furtados no estabelecimento com dois adolescentes. Eles foram levados à delegacia de polícia para registro do flagrante por ato infracional relativo ao crime de furto.

Bolsonaro e Lula se equilibram nas corridas estaduais

 

Foto: Ricardo Stuckert e Marcos Correa/PR/Reprodução

Um levantamento feito pela consultoria Arko Advice mostra que Jair Bolsonaro(PL) e Lula (PT) começam suas campanhas à Presidência da República em condições semelhantes no que diz respeito aos apoios na disputa dos governos estaduais. Cada um tem apoio de pelo menos nove candidatos que lideram as corridas locais, segundo dados coletados pela empresa com base nas pesquisas eleitorais.

A vantagem dos candidatos está, principalmente, em seus redutos eleitorais: os candidatos bolsonaristas estão melhor no Centro-Oeste e no Sul, enquanto os de Lula despontam no Nordeste.

Os candidatos bolsonaristas que lideram pesquisas estão nos estados de Acre (Gladson Cameli/ PP), Ceará (Capitão Wagner/ União), Mato Grosso (Mauro Mendes/ União), Paraná (Ratinho Júnior/ PSD), Rio de Janeiro (Cláudio Castro/ PL), Rio Grande do Sul (Onyx Lorenzoni/ PL) e Tocantins (Ronaldo Dimas/ PL), além do Distrito Federal (Ibaneis Rocha/ MDB).

Já os lulistas lideram nas corridas de Pará (Helder Barbalho/ MDB), Paraíba (João Azevêdo/ PSB), Pernambuco (Marília Arraes/ SD), Piauí (Rafael Fonteles/ PT), Rio Grande Do Norte (Fátima Bezerra/ PT), São Paulo (Fernando Haddad/ PT) e Espírito Santo (Renato Casagrande/ PSB). No Maranhão os dois candidatos que lideram a disputa são aliados de Lula: Carlos Brandão (PSB) e Weverton Rocha(PDT).

No estado de Alagoas há um empate técnico entre o senador bolsonarista Fernando Collor (PTB) e o atual governador, o lulista Paulo Dantas (MDB).

As campanhas de Bolsonaro e Lula têm como prioridade focar na região Sudestenas semanas que antecedem o pleito. Ali estão os três maiores colégios eleitorais do país.

Ainda que o petista Fernando Haddad esteja liderando em São Paulo, seus correligionários sabem que o interior do estado costuma ser anti-PT e que o cenário favorável ao candidato pode mudar rapidamente nas próximas semanas. A campanha eleitoral começa oficialmente em 15 de agosto e, com ela, o início do horário eleitoral gratuito em rádio e TV. Além disso, Bolsonaro pode reduzir sua rejeição com o pagamento ampliado do Auxílio Brasil, que começa no próximo mês, e com o estímulo ao antipetismo.

“Em São Paulo, onde estão 22% dos eleitores do país, Lula sai na dianteira e deve aproveitar a posição do candidato Fernando Haddad (PT), que aparece em primeiro lugar, com 34% (Real Time Big Data). Enquanto isso, Tarcísio de Freitas (Republicanos), representante de Bolsonaro, ainda disputa um lugar no segundo turno com Rodrigo Garcia (PSDB) – ambos estão tecnicamente empatados com 20% e 16%, respectivamente”, informa o relatório da Arko Advice.

O cenário em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral, ainda é incerto para Bolsonaro. Ele tenta fechar aliança com o atual governador, Romeu Zema, mas ainda não conseguiu —em contrapartida, Lula firmou acordo com Alexandre Kalil (PSD). No Rio, o terceiro em número de votantes e berço político de Bolsonaro, a situação do presidente está melhor e ele tem apresentado empate técnico com o petista nas pesquisas. Seus aliados, no entanto, evitam se opor ao ex-presidente em âmbito local— inclusive o governador Cláudio Castro, correligionário de Bolsonaro.

Veja

Ações conjuntas da Guarda Municipal transmitem sensação de segurança à população e turistas durante o FIG

 Não é de hoje que a população tem cobrado das autoridades seja a nível nacional, estadual ou municipal investimentos em Segurança Pública.

Neste festival de inverno a população de Garanhuns e seus turistas sentem-se mais seguros. Isso deve-se aos investimentos e parcerias entre os órgãos de Segurança Pública inseridos em nosso município.

Neste sentido, vale destacar a atuação da Guarda Municipal através da AMSTT. Foi criado recentemente um grupamento tático de apoio com motocicletas - GTAM; uma central de Videomonitoramento integrada a Polícia Militar inserida dentro da Praça Mestre Dominguinhos.


Os pontos turísticos estão constatemente sendo patrulhados, sendo possível também perceber rondas da Guarda Municipal e Polícia Militar em todos os bairros periféricos do Município.

No tocante aos bloqueios das avenidas e ruas nas adjacências dos principais polos do FIG, a Guarda Municipal tem vários agentes espalhados em todos os acessos fazendo a segurança e desobstruindo as principais vias, conseguindo mesmo em meio há um número enorme de veículos, fazer o trânsito fluir.

Não há dúvidas que após o FIG a Guarda Municipal continuará contribuindo com a população de Garanhuns, que poderá sair de casa um pouco mais tranquila.

MULHER | Marcha de Todas as Flores é realizada em Garanhuns

 Representantes de mais de 30 municípios estiveram presentes na Suíssa Pernambucana



Foi realizada na manhã deste sábado (30), pela Secretaria da Mulher de Garanhuns, em parceria com a Coordenadoria Regional do Agreste Meridional da SecMulher de Pernambuco, a 5ª Marcha de Todas as Flores - “Mulheres com Vez e Voz". A concentração do evento aconteceu na Praça Mestre Dominguinhos e seguiu até o Colunata, também no centro, reunindo representantes de mais de 30 municípios da região, além da capital pernambucana.

Para a titular da SecMulher Garanhuns, Betânia Monteiro, o evento cresceu ainda mais com as parcerias do Governo do Estado e dos municípios da região, que lutam juntos pela pauta: “É muito interessante que trabalhemos em conjunto, e este reforço vindo da Coordenadoria Regional nos faz ter a certeza que podemos avançar ainda mais no quesito enfrentamento de violência contra à mulher", destacou.

O evento que aconteceu pelo 5º ano dentro da programação do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), teve como objetivo destacar as lutas, conquistas e os desafios que as mulheres enfrentam para combater a violência, além, claro, de angariar mais políticas públicas e garantias de direito.

Municípios participantes - Representantes da capital Recife e dos municípios de Cabo de Santo Agostinho, Jaqueira, Rio Formoso, Sirinhaém, Pombos, Maraial, Barreiros, Arcoverde, Ibimirim, Pesqueira, Glória de Goitá, Chã de Alegria, Lagoa de Itaenga, Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Buíque, Caetés, Calçado, Capoeiras, Correntes, Iati, Itaíba, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Pedra, Saloá, São João, Terezinha, Amaragi, Solidão, estiveram em Garanhuns participando da Marcha.

Texto: Allan Gustavo
Fotos: Hilton Marques

sábado, 30 de julho de 2022

Compesa contrata empresa para reformar e recuperar caixa d'àgua da Cohab 2, em Garanhuns


A Compesa contratou  uma empresa para reformar e recuperar  o reservatório elevado localizado na Cohab 2, em Garanhuns. A empresa responsável  pela obra será a Quatar Construções.  O valor do contrato é de R$ 618.900,00,com prazo de execução de 180 dias. 

Dentro  das especificações  do  contrato, está previsto um reforço  na estrutura  da Caixa D'água,  que se encontra bastante deteriorada e comprometida com risco iminente de desabamento. 

O reservatório está desativado há cerca de nove anos.  O portal  entrou  em contato  com a Compesa para saber  detalhes  sobre a obra, mas, até  o fechamento  desta  publicação  não havia  obtido  resposta. 

PTB oficializa candidato ao Governo de Pernambuco

 

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) oficializou, hoje, o seu atual presidente, Pastor Wellington Carneiro, como candidato ao Governo de Pernambuco nas eleições de 2022. A candidata a vice é a advogada e presidente do PTB Mulher estadual, Carol Tosaka. O anúncio foi feito durante uma convenção do partido, realizada no auditório do Recife Praia Hotel, no bairro do Pina, Zona Sul da cidade.