O pianista Arthur Moreira Lima faleceu na noite de quarta-feira (30), aos 84 anos, em Florianópolis, após lutar contra um câncer no intestino. Ele estava internado há duas semanas.
quinta-feira, 31 de outubro de 2024
Último Adeus ao nosso Pianista Arthur Moreira Lima que nos deixou ontem aos 84 anos
O pianista Arthur Moreira Lima faleceu na noite de quarta-feira (30), aos 84 anos, em Florianópolis, após lutar contra um câncer no intestino. Ele estava internado há duas semanas.
NESTA SEXTA-FEIRA ACONTECE A ABERTURA DO ENCANTOS DE NATAL
Por Roberto Almeida
Solenidade de abertura será em frente ao Palácio Celso Galvão, com acendimento das luzes, a partir das 19h30.
Este ano 20 pontos da cidade receberão iluminação e decoração especiais.
Além das praças Souto Filho (Fonte Luminosa) e Cristina Tavares (Relógio das Flores), este ano deve chamar a atenção a Praça Tiradentes (Mosteiro), que após a reforma ficou belíssima.
A neve, este ano, será exatamente na Praça do Mosteiro de São Bento.
O prefeito Sivaldo Albino e a Secretária de Cultura, Sandra Albino, farão a abertura oficial, que será prestigiada por todos os integrantes do governo municipal, vereadores, outras autoridades e populares.
Em parceria com Sebrae, Alepe promove qualificação estratégica para setores público e privado em Caruaru
A parceria entre a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PE) promoveu uma qualificação estratégica para o setor público e privado em Caruaru, através da 2ª edição do curso gratuito “Elaboração de Projetos e Captação de Recursos”. O curso, realizado nos dias 29 e 30 de outubro no auditório da Uninassau, teve como objetivo capacitar servidores públicos, empresários e profissionais para desenvolver projetos eficientes e captar recursos necessários.
O curso tem como finalidade preparar os participantes para enfrentar desafios em um cenário cada vez mais competitivo e inovador, fornecendo ferramentas essenciais para o planejamento e a busca por financiamento de projetos.
Destaque da Iniciativa
José Humberto Cavalcanti, superintendente da Escola do Legislativo (Elepe), destacou a relevância da capacitação contínua para o fortalecimento das instituições. Já Etagil Rodrigues, empresário e vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Buíque, ressaltou que a iniciativa da Alepe e do Sebrae abriu os olhos para oportunidades que podem impulsionar o crescimento das regiões.
Estrutura do Curso
O curso foi ministrado por Luís Otávio Bastos, especialista em gestão pública, contabilidade e turismo, e ofereceu uma abordagem prática e acessível, alinhada às demandas reais do mercado e das instituições públicas. Além disso, contou com a presença de Ronaldo Braga, gerente do Banco do Nordeste de Caruaru, que reforçou a importância dos projetos para a concessão de linhas de créditos e desenvolvimento econômico da região.
Representatividade
A capacitação contou com representantes de diversas regiões, incluindo Agreste Central, Meridional, Setentrional, Mata Sul, Sertão Central, Sertão do Moxotó e Sertão do Araripe.
Mais um requerimento de autoria do Vereador Juca Viana que visa beneficiar a Guarda Municipal é aprovado pela Câmara de Vereadores.
Na Reunião Ordinária desta quarta-feira, 30, tivemos mais um requerimento de autoria do Vereador Juca Viana que visa beneficiar a Guarda Municipal é aprovado pela Câmara de Vereadores.
Sobre o requerimento de nº 463/2º de 2024, o vereador Juca Viana defendeu dizendo que a guarda municipal vem desempenhado uma função primordial na segurança pública, através de rondas das viaturas e do GTAM, apreendendo veículos roubados, entorpecentes e até duas armas de fogo.
A Guarda Municipal é uma instituição cidadã, que trabalha próxima da comunidade levando a cada munícipe seu apoio, sua força e a proteção necessária para um viver social pacífico e harmônico.
Sendo assim, para que haja a devida promoção dos guardas é necessário a criação de uma comissão de avaliação e desempenho, garantindo uma seleção justa, eficaz e ativa, nos termos da Lei Municipal nº 4.507/2018, que regulamenta o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos da Guarda Municipal.
Mãe flagra diretora de creche maltratando criança em Tabira
Ismael Alves - Um vídeo registrado pela mãe de uma criança autista de aproximadamente cinco anos tem circulado nas redes sociais, gerando indignação. A gravação foi feita em uma creche no município de Tabira, no Sertão de Pernambuco. Suspeitando de maus-tratos, a mãe decidiu monitorar o ambiente escolar, após notar que a filha estava resistindo a frequentar a escola.
Juíza de caso Deolane e Gusttavo Lima é condenada a pagar dívida e tem bens sob risco de penhora
Raquel Lyra divulga cronograma de nomeações de professores aprovados na rede estadual
Secretaria de Educação de Garanhuns divulga calendário de matrículas 2025
A Secretaria de Educação de Garanhuns deu início, nesta terça-feira (29), ao processo de matrículas para o próximo ano letivo. O calendário foi organizado para facilitar a renovação e inscrição de novos estudantes em creches e escolas da Rede Municipal.
ECONOMIA DEBILITADA: De acordo com o Ranking de Competitividade, a Economia de Garanhuns caiu 12 posições em um ano
No Aspecto Geral, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios 2024, Garanhuns perdeu 36 posições e caiu da 195ª, obtida em 2023, para a 231ª posição neste ano.
Pernambuco lidera geração de empregos no Nordeste pelo segundo mês seguido
Com mais de 17,8 mil novos postos de trabalho em setembro, Governo acumula mais de 113 mil empregos criados desde janeiro de 2023
Mantendo a liderança na geração de postos de trabalho formal no Nordeste pelo segundo mês consecutivo, Pernambuco obteve o saldo positivo de 17.851 empregos em setembro. Com o resultado, o Estado se mantém como o terceiro maior gerador de empregos do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. No acumulado do ano, Pernambuco registra 61.699 novas carteiras de trabalho assinadas. Assim, desde o início da atual gestão estadual, 113.062 empregos foram criados até o momento. Os dados são do Novo Caged, divulgados nesta quarta-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
“Com quase 18 mil postos de trabalho em setembro, Pernambuco se consolida como o maior gerador de empregos do Nordeste e o terceiro maior do Brasil. Desde janeiro de 2023, mais de 113 mil empregos foram criados no Estado. São números importantes, frutos do investimento que temos feito para ampliar a geração de emprego e renda em Pernambuco, garantindo o aumento do consumo da população”, afirmou a governadora em exercício Priscila Krause.
Para a secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Amanda Aires, os resultados apontam a retomada do protagonismo econômico do Estado em âmbito regional. “O Governo de Pernambuco tem intensificado os esforços para apoiar empresas e trabalhadores, aquecendo o nosso ambiente de negócios, que tem se destacado na geração de empregos no Nordeste. Por meio da nossa pasta, temos implementado grandes ações para dar suporte aos empreendedores e preparar os cidadãos para ocuparem as vagas criadas. O exemplo dessas iniciativas é o Feirão de Empregos, que vamos realizar pela segunda vez no Recife, na próxima terça-feira”, afirmou.
*SETORES -* Todos os cinco grandes setores produtivos em Pernambuco tiveram saldo de empregos positivo no mês de setembro deste ano. O resultado foi puxado, principalmente, pelos setores de Indústria (6.786), Serviços (4.823) e Agropecuária (3.415). Em seguida, vieram Comércio (1.528) e Construção (1.300). O setor da Indústria, grande destaque no mês de setembro, teve seus principais resultados motivados pela indústria de transformação, mais especificamente pelas atividades relacionadas à fabricação de produtos alimentícios, que foi responsável por 4.167 novos empregos.
NOVO CAGED – O Novo Caged é um método de geração de estatísticas do emprego formal que capta informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e do sistema Empregador Web. A partir dos dados reunidos, é possível calcular a subtração entre o número de admissões e o de demissões ocorridas em um determinado período, obtendo-se o saldo (positivo ou negativo) de postos de trabalho formal.
DELEGACIA DA MULHER PROCURA CASAL CONDENADO POR ESTUPRO DE VULNERÁVEL EM GARANHUNS
quarta-feira, 30 de outubro de 2024
Vereador Juca Viana tem requerimento aprovado em prol da acessibilidade nas ACADEMIAS GARANHUNS
Na sua justificativa defendendo seu requerimento Juca Viana falou aos seus pares que As academias de Garanhuns servem para melhor desenvolver o corpo, coordenação motora, capacidade para tomar decisões rápidas, cooperação com a equipe, ganhar ou perder peso. Para proporcionar uma interação maior com a população, a prefeitura investe na criação de novos ambientes e equipamentos que se tornam locais de lazer e de encontro com a natureza, e de desenvolvimento das atividades físicas.
A falta de planejamento e manutenção dos equipamentos e calçadas acaba interferindo diretamente na mobilidade e na segurança das pessoas que vão utilizar estes equipamentos. Para regulamentar as atividades, existem Normas e Leis a serem cumpridas. Podendo ser citado o Decreto Federal Nº 5.296, nas quais estabelecem normas e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, chamando a atenção para as normas técnicas de acessibilidade da ABNT 9050.
Em um processo ou implantação de uma academia de ginastica ao ar livre, se faz necessário um projeto pré-estabelecido, que leve em consideração diversos aspectos, como o local nos bairros de maior público um terreno plano para maior facilidade de instalar os equipamentos e mobiliário necessários, postes de iluminação e placas de sinalização e principalmente acessibilidade para as pessoas deficientes e com mobilidade reduzida, tais como: rampas, equipamentos acessíveis e profissionais qualificados para o atendimento. A acessibilidade arquitetônica deve ser considerada um elemento essencial à promoção da cidadania e da dignidade da pessoa humana, que são fundamentos da nossa república, que tem como objetivos: a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, a redução das desigualdades sociais e a promoção do bem de todos, sem preconceitos e quaisquer outras formas de discriminação.
Após fracasso em SP, críticas entre dirigentes marcam reunião do PT
Do Blog do Ricardo Antunes
Do Estadão – A reunião da Executiva Nacional do PT, nesta segunda-feira, 28, foi marcada por críticas ao governo Lula, lavação de roupa suja em público e duras cobranças a respeito da necessidade de um “reposicionamento” do partido após derrotas sofridas nas eleições municipais.
A portas fechadas, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, avisou os dirigentes que estava respondendo nas redes sociais, em tom duro, ao ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para quem o partido não conseguiu sair da zona de rebaixamento nas disputas pelas prefeituras.
“A fala dele foi desrespeitosa. Inclusive eu convidei Padilha para vir aqui, mas ele disse que não podia”, afirmou a deputada na reunião. Gleisi recebeu a solidariedade dos colegas e foi aplaudida.
Antes, o secretário de Comunicação do PT, Jilmar Tatto, havia definido como “completamente errada” a estratégia da campanha para a Prefeitura de São Paulo, onde o partido apoiou a candidatura de Guilherme Boulos (PSOL), e partiu para o ataque ao dizer que ministros do governo Lula jogaram “na várzea”.
“Parece que tem ministro jogando futebol de várzea, sem articulação nenhuma. É um barata-voa”, provocou Tatto. A frase também foi uma resposta ao comentário feito horas antes por Padilha, que recorreu a uma analogia com o futebol para se referir à situação do PT. Ao deixar um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta segunda-feira, no Palácio da Alvorada, o ministro afirmou que “o PT foi o campeão nacional das eleições municipais, mas não saiu ainda do Z4 (zona de rebaixamento) que entrou em 2016, nas eleições municipais”.
A declaração de Padilha foi lida na reunião da Executiva Nacional e recebeu uma saraivada de críticas. Não foram poucos os que disseram ali ser preciso uma “blindagem” do partido em relação ao governo Lula. Na prática, isso significa que o PT quer dar as cartas na montagem do palanque de Lula para as eleições presidenciais de 2026, e não aceitar todas as exigências do Centrão.
“Fazemos parte de um governo de coalizão e o PT paga o preço por isso”, argumentou Gleisi, que também esteve com Lula nesta segunda-feira. Horas depois, no entanto, ela decidiu responder nas redes sociais ao ministro responsável pela interlocução do governo com o Congresso.
“Temos de refrescar a memória do ministro Padilha, (falar) o que aconteceu conosco desde 2016 e a base de centro e direita do Congresso que se reproduz nas eleições municipais, que ele bem conhece”, escreveu Gleisi. “Estamos numa ofensiva da extrema direita. Ofender o partido, fazendo graça, e diminuir nosso esforço nacional não contribui para alterar essa correlação de forças.”
Embora pertençam à mesma corrente de Lula, intitulada Construindo um Novo Brasil (CNB), Gleisi e Padilha disputam há tempos os rumos do PT. “Padilha devia focar nas articulações políticas do governo, de sua responsabilidade, que ajudaram a chegar a esses resultados. Mais respeito com o partido que lutou por Lula Livre e Lula Presidente, quando poucos acreditavam”, completou a deputada.
Mesmo dizendo que vê “pouca participação dos ministros na disputa política em defesa do governo”, a presidente do PT discordou do diagnóstico de Jilmar e do prefeito eleito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, sobre os motivos das derrotas eleitorais.
Os dois assinalaram que o partido errou ao apoiar Boulos em São Paulo. Um dos vice-presidentes do PT, Quaquá repetiu na reunião da Executiva as críticas feitas nas redes sociais. Tanto ele como Jilmar avaliaram que a candidatura de Boulos era uma “morte anunciada” porque não ampliava a aliança para o centro.
“Eu me pergunto: ‘Quem do PT iria disputar? Que outra candidatura seria construída no campo do centro ou da centro-direita em São Paulo?’”, questionou Gleisi. “Boulos foi o melhor candidato que tivemos. Ele nunca deixou de fazer o combate e nos piores momentos esteve conosco.”
Houve, durante o encontro, muitas reclamações de dirigentes do PT sobre a falta de apoio de Lula a candidaturas do partido. “O governo não ajudou. Tem muita várzea no governo e isso é perigoso, pensando em 2026. Os partidos do Centrão tiveram emendas e souberam canalizar tudo para os candidatos deles. Nós, não”, insistiu Jilmar.
Na avaliação do secretário de Comunicação do PT, o Palácio do Planalto e o partido não perceberam que o eleitor está caminhando para a centro-direita.
“Lula ganhou a eleição numa frente ampla, em 2022. Quando decidiu que a candidatura na principal cidade do País ficaria com o PSOL, ninguém entendeu. O movimento sinalizou que a nossa aliança é para a esquerda, quando deveria ser para o centro”, observou Jilmar. “Depois a gente perde a eleição e ninguém sabe o porquê.”
Em 2020, porém, o próprio Jilmar foi candidato à Prefeitura de São Paulo e ficou em sexto lugar, apoiando Boulos no segundo turno.
O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) deixou a reunião pouco antes do seu término. Disse que não seria Polyana e nem faria o ‘‘jogo do contente” sobre o resultado do PT nas eleições municipais. O partido elegeu 252 prefeitos. Na lista está Evandro Leitão, que venceu em Fortaleza após um acirrado confronto com o bolsonarista André Fernandes (PL). Foi a única capital conquistada pelo PT.
“Ainda que de forma capenga, o PT conseguiu disputar em muitas cidades. Mas a liga da direita é a questão ideológica, onde estamos falhando. Temos de fazer, urgentemente, um reposicionamento”, insistiu Chinaglia.
Fora da curva
Por Edmar Lyra
O ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, provou ser um dos maiores políticos da sua geração, pois soube exercer com maestria a função de chefe do Palácio do Campo das Princesas. Foi graças a Eduardo que tivemos Paulo Câmara, Geraldo Júlio, João Campos e Raquel Lyra como seus sucessores na política, uma vez que todos tiveram atuação direta em seus governos ou tornaram-se herdeiros políticos, a exemplo de João Campos.
Excelente orador e com grande capacidade de convencimento, Eduardo conseguiu marcar história na política pernambucana, e foi graças ao prestígio de Eduardo que João Campos elegeu-se deputado federal com uma expressiva votação em 2018 e em 2020 disputou a prefeitura do Recife sagrando-se vitorioso.
Apesar de ser filho de Eduardo e indiscutivelmente ter sido forjado na política por conta disso, é inegável que as urnas de 2024 trouxeram o sentimento de luz própria de João Campos. De contestado em 2020, foi ovacionado em 2024, e isso se deu por ter realizado uma gestão transformadora e sintonizada com anseios da população. Prova disso foi a sua reeleição com 78% dos votos válidos, repetindo seu pai em 2010 para governador, e tornando-se o prefeito mais votado da história do Recife.
Na última segunda-feira, durante a entrevista ao Roda Viva, é inegável reconhecer que João Campos é como seu pai, fora da curva. Aos 30 anos de idade, demonstrou maturidade para discutir qualquer tema sem titubear, com forte presença de palco e capacidade de convencimento. Eduardo foi um meteoro, que soube mudar para sempre a história política de Pernambuco, o Brasil não teve a oportunidade de conhecê-lo.
Num espaço de poder representativo como de prefeito do Recife, mais jovem do que seu pai quando virou ministro da Ciência e Tecnologia, João Campos tem tudo para protagonizar a política pernambucana pelos próximos vinte anos, e se tiver mais sorte que seu pai, poderá ser um dos grandes atores políticos nacionais. O Brasil demorou a conhecer Eduardo Campos, mas quem sabe terá a oportunidade de conhecer João Campos como uma alternativa madura, serena e que aponte para um futuro fora da polarização que está colocada atualmente? O tempo irá dizer!