Na sua justificativa defendendo seu requerimento Juca Viana falou aos seus pares que As academias de Garanhuns servem para melhor desenvolver o corpo, coordenação motora, capacidade para tomar decisões rápidas, cooperação com a equipe, ganhar ou perder peso. Para proporcionar uma interação maior com a população, a prefeitura investe na criação de novos ambientes e equipamentos que se tornam locais de lazer e de encontro com a natureza, e de desenvolvimento das atividades físicas.
A falta de planejamento e manutenção dos equipamentos e calçadas acaba interferindo diretamente na mobilidade e na segurança das pessoas que vão utilizar estes equipamentos. Para regulamentar as atividades, existem Normas e Leis a serem cumpridas. Podendo ser citado o Decreto Federal Nº 5.296, nas quais estabelecem normas e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, chamando a atenção para as normas técnicas de acessibilidade da ABNT 9050.
Em um processo ou implantação de uma academia de ginastica ao ar livre, se faz necessário um projeto pré-estabelecido, que leve em consideração diversos aspectos, como o local nos bairros de maior público um terreno plano para maior facilidade de instalar os equipamentos e mobiliário necessários, postes de iluminação e placas de sinalização e principalmente acessibilidade para as pessoas deficientes e com mobilidade reduzida, tais como: rampas, equipamentos acessíveis e profissionais qualificados para o atendimento. A acessibilidade arquitetônica deve ser considerada um elemento essencial à promoção da cidadania e da dignidade da pessoa humana, que são fundamentos da nossa república, que tem como objetivos: a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, a redução das desigualdades sociais e a promoção do bem de todos, sem preconceitos e quaisquer outras formas de discriminação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário