sábado, 30 de novembro de 2024

HOMEM ENCONTRADO MORTO EM GARANHUNS É IDENTIFICADO NO IML DE CARUARU

Do Portal Agreste Violento


O Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru identificou nesta sexta-feira (29) o corpo de José Rocha da Silva Filho, de 47 anos, popularmente conhecido como Zé Rocha. Ele foi encontrado morto na última terça-feira (26), no bairro Cohab 2, em Garanhuns, Agreste de Pernambuco.

Segundo informações da polícia, Zé Rocha estava desaparecido desde a segunda-feira (25), quando saiu de casa no Castainho e não foi mais visto. O corpo foi localizado em condições de extrema violência: apresentava marcas de lesões provocadas por arma branca, estava parcialmente enterrado e desfigurado.

O caso está sendo investigado pela 22ª Delegacia de Homicídios de Garanhuns, que trabalha para identificar os responsáveis e esclarecer as circunstâncias do crime. Ainda não há informações sobre a motivação do homicídio.

PARTE DA COBERTURA DA CEAGA EM GARANHUNS DESABA

Parte da cobertura da Ceaga em Garanhuns veio abaixo nesta sexta - feira (29) e por pouco não atingiu pessoas que estavam no local.


Ninguém se feriu porque, segundo os comerciantes, o material caiu em cima de algumas barracas.

Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA) informa que, devido à queda de parte do telhado nas áreas onde funcionam a feira de hortifruti e os bares e restaurantes da Central de Abastecimento de Garanhuns (CEAGA), esses espaços estarão interditados neste sábado, dia 30 de novembro.

"Exclusivamente neste sábado, a feira de hortifruti acontecerá na Rua Mário Vilas Bôas. Os bares e restaurantes permanecerão interditados" , diz parte da nota.

A SDRMA reiterou que está trabalhando para resolver a situação e tomando todas as providências necessárias para garantir a segurança de todos os frequentadores e trabalhadores do local. A Secretaria assegura que realizará os reparos necessários no espaço.

Sebrae oferece oficina gratuita de marketing digital para empreendedores em Caruaru

Encontro acontece no próximo dia 3 e ensinará estratégias práticas para atrair clientes e impulsionar vendas nas redes sociais

Por Pedro Romero


Conhecer as possibilidades e utilizar os recursos e ferramentas para beneficiar os negócios através do marketing digital é fundamental para ter sucesso na empreitada. Por essa razão, o Sebrae/PE realiza, no próximo dia 3 de dezembro, em Caruaru, uma oficina gratuita com o tema “Marketing digital e atração de novos clientes”. A ação ocorre a partir das 9h, na Pousada Casa da Gente, no Alto do Moura. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo formulário: https://forms.office.com/r/eJuHnSfKFC.

A oficina possui 30 vagas e será ministrada por Arthur Guimarães, especialista em estratégias digitais. Essa será uma oportunidade de os empreendedores utilizarem as suas redes sociais para impulsionar as vendas e melhorar os negócios. Os participantes vão conhecer estratégias práticas para atrair mais clientes, criar conteúdos que realmente engajam e diferenciar sua marca em um mercado cada vez mais competitivo, maximizando o alcance e o impacto do perfil da empresa.

“A ação será um bate-papo sobre como utilizar as redes sociais, principalmente o Instagram, como elemento fomentador de vendas, utilizando estratégias fáceis para se aproximar dos clientes e divulgar os produtos de artesãos, artistas e empresários de vários segmentos. Hoje não existe um negócio que não esteja conectado com os seus clientes”, destaca Laudemiro Júnior, analista do Sebrae/PE.

SERVIÇO:

“Marketing digital e atração de novos clientes”
Data: 03 de Dezembro
Local: Pousada Casa da Gente, no Alto do Moura
Horário: a partir das 9h
Inscrições gratuitas em https://forms.office.com/r/eJuHnSfKFC.

​9ª Feira de Troca de Sementes Crioulas destaca soluções para emergências climáticas


A 9ª Feira de Troca de Sementes Crioulas, realizada hoje pela A gerência regional do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), na sede do IPA Garanhuns, foi um marco para o fortalecimento da agricultura familiar e das práticas sustentáveis em Garanhuns e nas cidades da região. Com o tema “Sementes Crioulas e Emergências Climáticas: Alternativa Ancestral para a Continuidade da Vida”, o evento reuniu agricultores, produtores rurais, técnicos, sociedade civil e representantes de comunidades quilombolas que dividiram o espaço para troca de sementes, saberes e experiências.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA) de Garanhuns participou ativamente do evento, apresentando mudas produzidas na sementeira municipal e destacando as sementes crioulas nativas da região. A iniciativa integra um trabalho contínuo da SDRMA, que tem investido na compra e distribuição dessas sementes, fundamentais para a preservação da biodiversidade e o apoio aos produtores rurais do município.

Além das trocas de sementes, a feira contou com diversos estandes, promovendo produtos da agricultura familiar e da gastronomia local, feitos com sementes crioulas. A iniciativa fortaleceu o papel das práticas ancestrais como alternativas viáveis para enfrentar as emergências climáticas e garantir a continuidade da vida.

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Após derrotar o PT, Dr. Elton visita senador Humberto Costa

 

O prefeito eleito de Águas Belas, Dr. Elton Martins (Republicanos), em Brasília esta semana, acompanhado da vice-prefeita Eniale de Codinho, realizou uma série de encontros em busca de investimentos e avanços para o município, antes mesmo da posse como novo gestor da cidade. Além de reunião com o deputado federal Fernando Monteiro, com o senador Fernando Dueire, Dr. Elton realizou uma visita ao senador Humberto Costa (PT).

Um fato curioso sobre a eleição de 2024 em Águas Belas foi a vitória de Dr. Elton sobre o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Maurício de Josué, indicado pela situação, que governava o município há anos. O resultado das urnas representou uma significativa mudança política, demonstrando o desejo de renovação por parte dos eleitores.

Apesar das diferenças partidárias, o encontro com Humberto Costa reforça a necessidade de diálogo e cooperação entre líderes políticos, independentemente de seus alinhamentos, para atender às demandas da população. Dr. Elton, que assumirá a gestão municipal em janeiro de 2025, busca fortalecer os laços com lideranças políticas em âmbito nacional, visando atrair investimentos e apoio para Águas Belas.

Wilson Lima, prefeito de São João, tem as contas de sua gestão do ano de 2022, aprovadas pela Câmara Municipal

 

Nesta quinta-feira, 28 de novembro, a Câmara Municipal de São João, seguindo a recomendação do (TCE-PE) Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, aprovou em segunda votação as contas da gestão Wilson Lima, referentes ao ano de 2022 repetindo o que ocorreu com as contas de 2021 que já tinham sido aprovadas

“O nosso governo é pautado pela lisura e transparência em seus atos e prezamos pelo compromisso com a transparência em nossas ações, que levaram a aprovação de nossas contas de 2021 e 2022, mostrando assim que nossa gestão faz um trabalho voltado para o povo de São João”, afirmou Wilson

'Eu apelo aos ministros do STF, por favor, vamos partir para uma anistia', diz Bolsonaro

Ex-presidente afirmou ter discutido estado de sítio com militares após multa de Moraes ao PL


Folha de São Paulo - O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reiterou o apelo pela anistia nesta quinta-feira (28), negou as acusações referentes ao relatório final da Polícia Federal sobre a trama golpista de 2022 e disse ter discutido ações com militares (como decretação do estado de sítio, estado de defesa e uso do artigo 142 da Constituição) após as eleições daquele ano.

Ele afirmou para a revista Oeste que apenas um perdão aos excessos cometidos na escalada antidemocrática que culminou nos ataques golpistas de 8 de janeiro pode pacificar o país, comparando o momento com a promulgação da Lei de Anistia de 1979, no fim da ditadura militar.

Bolsonaro ainda elogiou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pela atitude após o indiciamento pela PF do deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS), que tinha criticado um delegado federal em discursos na tribuna da casa.

O ex presidente Jair Bolsonaro fala com a imprensa ao desembarcar no aeroporto de Brasília - Pedro Ladeira - 25.nov.24/Folhapress

"Para nós pacificarmos o Brasil, alguém tem que ceder. Quem tem que ceder? O senhor Alexandre de Moraes. A anistia, em 1979: eu não era deputado, foi anistiada gente que matou, que soltou bomba, que sequestrou, que roubou, que sequestrou avião, e 'vamos pacificar, zera o jogo daqui para frente'. Agora, se tivesse uma palavra do Lula ou do Alexandre de Moraes no tocante à anistia, estava tudo resolvido. Não querem pacificar? Pacifica", afirmou o ex-mandatário.

"Eu apelo aos ministros do Supremo Tribunal Federal, eu apelo. Por favor, repensem, vamos partir para uma anistia, vai ser pacificado", concluiu.

O ex-presidente disse ter ficado feliz com a declaração de Michel Temer (MDB) minimizando as revelações da PF sobre a trama golpista e reiterou a tese de que "ninguém vai dar golpe com um general da reserva, quatro oficiais e um agente da policia federal".

Ele também chamou o relatório da corporação de "peça de ficção" e voltou a falar sobre as conversas no fim de seu governo. Disse que discussões com os comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica ocorreram após Moraes, então presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), multar o PL em R$ 22 milhões por questionar parte das urnas eletrônicas no segundo turno.

"Você vê até os depoimentos dos comandantes de Força. Eles falam que o Bolsonaro discutiu conosco hipóteses de [artigo] 142, de estado de sítio, de estado de defesa. Eu discuti, sim, conversei, não foi uma discussão acalorada."

A cronologia do plano golpista com Bolsonaro, segundo a PF
05/07/2022 - Bolsonaro convoca reunião de ministros, ataca eleição e diz que iria entrar em campo’ com exército; imagem do vídeo de reunião Reprodução Mais

Ele continuou: "Porque quando nós peticionamos ao TSE em novembro de 22, baseado na ação, peticionamos com advogado, em poucas horas o ministro Alexandre de Moraes —presidente do TSE— indeferiu, arquivou e nos deu uma multa de R$ 22 milhões, nós conversamos: se a gente for recorrer, a multa passa para R$ 200 milhões. Quem sabe até cassa o registro do partido. Vamos buscar outra maneira. O que que sobrou para a gente? Sobrou as quatro linhas [da Constituição]. Eu sempre joguei dentro das quatro linhas. O que que tem aqui dentro para gente ver o que a gente pode buscar aí mostrar os erros do sistema eleitoral. Rapidamente viu que não tinha sucesso. Não tinha, esquece, abandona."

Bolsonaro também comparou a sua situação com a de perseguidos políticos na Venezuela, Nicarágua e Bolívia.

"Querem arrumar uma maneira de me tirar de combate. Alguns acham até que não é nem tornar inelegível por mais tempo ou uma condenação. Querem é executar. Vou acabar sendo um problema para eles trancafiado."

Sobre o indiciamento de Van Hattem, o ex-mandatário afirmou ver como positiva a atitude de Lira ante o indiciamento do congressista. Disse ser necessário fortalecer a Câmara diante de, na visão dele, uma omissão do Senado, e negou ser possível esperar comportamento semelhante de Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Bolsonaro afirmou também que a imunidade parlamentar prevê a isenção de sanções a qualquer opinião ou voto de um deputado ou senador.

"Eu tenho uma rede com pouco mais de cem deputados e eu falei para eles lá: 'nos meus bons tempos de deputado federal eu estaria elogiando agora o Arthur Lira', eu mandei para os parlamentares, vários subiram à tribuna e fizeram elogios a ele", afirmou.

Sob relatoria da deputada são-bentense Débora Almeida, parlamento estadual aprova orçamento histórico em Pernambuco para 2025

 

Foto: Divulgação

A liderança firme e equilibrada da relatora e presidente da Comissão de Finanças da ALEPE, Débora Almeida (PSDB), aliada ao profissionalismo dos técnicos daquela casa legislativa e depois reafirmada no bom senso de todos os seus deputados, conduziram a matéria para a unânime aprovação, revelando-se o maior orçamento da história de Pernambuco e que ultrapassa os 55 bilhões de reais. Com esse montante, o governo Raquel Lyra se compromete a cumprir os compromissos, aprofundar as mudanças e cambiar os cenários sociais e estruturais em cada recanto do estado em 2025.

No seu discurso na tribuna, após o desfecho positivo no plenário da ALEPE, a tucana fez questão de nominar de forma elogiosa todos os técnicos que trabalharam na Comissão de Finanças e em outros setores, responsáveis pela avaliação do importante projeto e enfatizar a união dos deputados, a partir do seu presidente Álvaro Porto (PSDB) que com coerência, demonstraram o compromisso de cada um parlamentar com o futuro do estado.

Na aprovação em único turno da Lei Orçamentária Anual de 2025 (PLOA 2025), acompanhada da revisão do Projeto de Plano Plurianual (PPA), os deputados mantiveram seu compromisso com o desenvolvimento do estado. O orçamento totalizou R$ 56,7 bilhões, o que equivale a um aumento de 16% em relação ao de 2024. Deste valor, R$ 1,56 bilhão refere-se ao orçamento de investimento das empresas estaduais. Já a maior parte, R$ 55,1 bilhões, são do orçamento fiscal, composto pelas receitas e despesas das entidades da administração direta e indireta.

Na sua fala, Débora que foi a Presidente do colegiado, responsabilizou-se pela elaboração dos documentos finais, acolhendo integralmente os pareceres parciais aprovados na reunião da última semana. Segundo a parlamentar, foram dois meses de trabalho e argumentação para se chegar ao relatório positivo. Ela também destacou que a sensibilidade de todos para aprovação da matéria: “Reflete o esforço coletivo dos parlamentares em priorizar as áreas essenciais para melhoria da qualidade de vida do povo pernambucano.”

Governadora Raquel Lyra entrega novo presídio no Complexo do Curado, assina ordens de serviços em Jardim Monte Verde e lança programa de tarifa social da Compesa

 

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (29), a governadora Raquel Lyra lança, às 10h, a nova categoria tarifária da Compesa, chamada Tarifa Social, uma cobrança mais acessível pela prestação dos serviços de água e esgoto no Estado. Ela será destinada a famílias de baixa renda, beneficiando cerca de 1,6 milhão de pernambucanos, quase 21,7% de todos os usuários.

À tarde, às 14h, a chefe do Executivo cumpre agenda no município de Jaboatão dos Guararapes para realizar a assinatura de duas novas ordens de serviço em Jardim Monte Verde, referentes à segurança hídrica e à habitação. Além das assinaturas, a governadora realizará uma visita técnica às obras de contenção de encostas da área.

Em seguida, às 16h, realiza a entrega do Presídio Policial Penal Leonardo Lago (PLL), localizado no Complexo Prisional do Curado, no bairro do Sancho, no Recife. Essa será a primeira unidade prisional a entregar fardamentos a 100% das pessoas privadas de liberdade (PPLs). As entregas fazem parte da meta do Juntos pela Segurança, de reduzir os índices de violência no Estado, com a ampliação e requalificação do sistema prisional como um dos pilares estratégicos.

*AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | sexta-feira, 29 de novembro de 2024*

*10h* – Lançamento da Tarifa Social da Compesa
Local: Compesa (Av. Dr. Jayme da Fonte, Santo Amaro – Recife)

*14h* – Visita a obras e assinatura de ordens de serviço em Jardim Monte Verde
Local: Av. Chapada do Araripe, 148, Jardim Monte Verde – Jaboatão dos Guararapes

*16h* – Entrega do novo Presídio Policial Penal Leonardo Lago (PLL), no Complexo do Curado
Local: Complexo Prisional do Curado (Av. Liberdade, s/n, Sancho, Recife)

Bolsonaro é perseguido pelo sistema, diz Marinho

 

Foto: Divulgação

O senador Rogério Marinho (PL-RN) acredita que há “movimento claro” dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir nova candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2026. Segundo o senador, que é líder da oposição, o levantamento Paraná Pesquisas desta semana mostrando Bolsonaro à frente de Lula em eventual disputa pela Presidência, demonstra que “a população não engoliu” as acusações da Polícia Federal da suposta tentativa de “golpe” de Estado. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A pesquisa também é atestado da falta de idoneidade de boa parte da imprensa, disse Marinho: “houve campanha maciça de pré-julgamento”.

Para Marinho, o inquérito das fake news, que completa seis anos em março, é “processo de exceção” que está se normalizando.

Marinho lembra que sustentaram durante dois anos que o suposto golpe foi em 8 de janeiro de 2023. “Agora foi em 15 de dezembro?”, pergunta.

Fonte: Diário do Poder.

Em Brasília, governadora Raquel Lyra, ao lado do presidente Lula, assina contrato de regularização fundiária para famílias em Pernambuco

 

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

A governadora Raquel Lyra participou, nesta quinta-feira (28), do lançamento oficial do programa Periferia Viva, realizado pelo presidente Lula, em cerimônia em Brasília. A iniciativa é destinada à urbanização de favelas, com investimentos nas periferias. Na solenidade, a governadora, ao lado do presidente, assinou o termo que vai destinar mais de 19 mil contratos de regularização fundiária para famílias em oito estados brasileiros, incluindo Pernambuco, no âmbito do programa Periferia Viva. Serão contratadas 15.097 unidades em regularização fundiária e mais 4.285 unidades para melhoria habitacional, totalizando um investimento federal de cerca de R$ 85 milhões.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

“A política pública da Periferia Viva dá visibilidade à população periférica, aos mais necessitados do olhar de todos os gestores. Em Pernambuco, o programa também chegará com regularizações fundiárias, com recurso do governo federal e executado pelo Governo do Estado, para dar o título dos imóveis e garantir cidadania e segurança a famílias pernambucanas. Agradeço a parceria com o presidente Lula pela iniciativa desta e de outras ações que estamos construindo juntos em Pernambuco”, ressaltou a governadora Raquel Lyra, que, na cerimônia, representou os estados abrangidos pelo programa.

No evento, o presidente Lula assinou o decreto que cria o programa federal e atos que estão incluídos na iniciativa. “Esse encontro é um encontro dos invisíveis. O dia de hoje é o dia em que a periferia deste país se torna visível para o governo e para a sociedade. Vocês não serão mais invisíveis, nós estaremos enxergando vocês”, discursou o presidente.

Os estados que serão beneficiados com as regularizações fundiárias são Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No evento, também foi assinada a medida que implementa o Projeto CEP para Todos, que envolve um convênio entre o Ministério das Cidades e o Ministério das Comunicações, em parceria com os Correios, e busca assegurar CEP e serviços postais para moradores de favelas do Brasil.

“Hoje é um dia histórico para o país, estamos reunidos para anunciar o maior pacote de investimentos e ações do governo federal para as periferias brasileiras. São mais de R$ 7 bilhões do Novo PAC, e com isso estamos mudando o paradigma de como o estado brasileiro trata essa questão”, afirmou o ministro das Cidades, Jader Filho.

Em Pernambuco, o programa Periferia Viva já está em andamento, promovendo mudanças nas comunidades ribeirinhas de Cabo Gato, Condor e arredores, no bairro de Peixinhos, em Olinda. As intervenções contemplam dragagem e regularização do Rio Beberibe, pavimentação, microdrenagem e a construção de 922 casas para famílias em áreas de risco.

 

A Comissão na Câmara aprovou moção de repúdio contra a primeira-dama Rosângela Lula da Silva por Xingamento a Elon Musk


Estadão Conteúdo - A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara aprovou nesta quarta-feira, 27, por 14 votos a 5, uma moção de repúdio contra a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja. O motivo é o xingamento dela ao empresário Elon Musk quando participava de atividades relacionadas ao G-20.

O episódio ocorreu em 16 de novembro, durante uma palestra sobre combate à desinformação no Cria G-20, realizada no Rio de Janeiro. Durante sua fala, foi possível ouvir uma buzina de navio ao fundo, atrapalhando o discurso. Em resposta, Janja comentou: “Alô, acho que é o Elon Musk… Eu não tenho medo de você, inclusive, fuck you, Elon Musk”.

O xingamento em inglês foi feito enquanto Janja defendia a regulação das plataformas digitais. Musk, proprietário do X (antigo Twitter), posiciona-se contra a medida. Em sua plataforma, ele rebateu dizendo que o governo atual vai “perder a próxima eleição’.

O pedido de repúdio, de caráter simbólico e sem consequências práticas, foi apresentado pelos deputados Zucco (PL-RS) e General Girão (PL-RN) e subscrito por Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP). Para os parlamentares, a postura adotada pela primeira-dama é “incompatível com o decoro exigido em eventos oficiais” e “demonstra falta de responsabilidade e sensibilidade em relação ao papel que exerce como representante simbólica da nação, em um evento de tamanha visibilidade”.

Embora a maioria dos votos favoráveis tenha sido de parlamentares da oposição, membros de partidos com integrantes no governo, como União Brasil, PP e Republicanos, também apoiaram a moção.

No mesmo dia, Lula, sem citar o xingamento feito por Janja, disse que não era preciso “ofender ninguém”. O presidente defendia o combate à fome em um festival organizado por Janja no G-20. “Eu queria dizer para vocês que essa é uma campanha em que a gente não tem que ofender ninguém, não temos que xingar ninguém. Precisamos apenas indignar a sociedade”, disse.

CONSELHEIRA TUTELAR É VÍTIMA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM ANGELIM

 Do Portal Agreste Violento


Uma conselheira tutelar sofreu um atentado na manhã desta quinta-feira (28), no município de Angelim, no Agreste de Pernambuco. Rosimere Bizarria Silva Barbosa, de 42 anos, foi abordada por dois homens armados que chegaram em uma motocicleta e dispararam contra ela. Câmeras de segurança flagraram a movimentação da dupla, que teria fugido pela rodovia que dá acesso à Palmeirina.

A conselheira foi socorrida inicialmente para a Unidade de Saúde Santa Terezinha e, em seguida, transferida para o Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns. Após passar por uma cirurgia, seu estado de saúde é considerado estável. De acordo com informações Merinha, como é conhecida, foi atingida por três disparos na região do tórax.



O caso está sendo investigado pela Delegacia de Angelim. As autoridades trabalham para identificar os responsáveis pelo crime e esclarecer as motivações do ataque. A polícia segue em busca de informações que levem à prisão dos suspeitos.

O prefeito de Angelim, Douglas Duarte, e o prefeito eleito, Carlos Henrique, mais conhecido como Caíque, estiveram no hospital regional e confirmaram que o quadro de saúde da conselheira evolui favoravelmente.



Os dois informaram já ter entrado em contado com representantes do Governo do Estado, com deputados estaduais e federais, solicitando a apuração rigorosa da tentativa de assassinato

BANDIDOS QUE QUEBRARAM PERNA DE MULHER DURANTE ASSALTO SÃO PRESOS EM GARANHUNS

 Por Portal Agreste Violento



Na manhã desta quinta-feira (28), a Polícia Civil de Pernambuco, por meio da equipe da 2ª Delegacia de Garanhuns, prendeu dois homens acusados de roubo com violência. A operação foi coordenada pelo delegado Paulo Fernando e cumpriu dois mandados de prisão preventiva expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Garanhuns.

Os suspeitos são apontados como responsáveis pelo assalto a uma mulher nas proximidades de uma academia no bairro Heliópolis. Durante a ação criminosa, a vítima teve a perna quebrada.

Após a captura, os dois foram submetidos aos procedimentos legais na delegacia e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional, onde ficarão à disposição da Justiça.

Lia de Itamaracá é confirmada no Baile do Menino Deus de 2024

 Artista consagrada internacionalmente sobe ao palco do Marco Zero no principal espetáculo natalino baseado na cultura brasileira


Por Tiago Barbosa


A magia cativante e agregadora da ciranda deságua no espetáculo natalino mais brasileiro do país em 2024 através da participação confirmada de um ícone desse gênero artístico no elenco encarregado de encenar uma das histórias mais famosas e tocantes da humanidade. A pernambucana Lia de Itamaracá, considerada a Rainha da Ciranda, admirada nacional e internacionalmente pelo virtuosismo e pela representatividade negra e feminina, está escalada para abrilhantar o “Baile do Menino Deus: Uma brincadeira de Natal”, ópera popular apresentada em 23, 24 e 25 de dezembro no Marco Zero do Recife com público estimado de mais de 70 mil pessoas e transmissão ao vivo pelo YouTube.

A participação inédita da Rainha da Ciranda na encenação realizada no principal palco a céu aberto da capital pernambucana é para entoar a canção da burrinha Zabilin, personagem icônico do auto natalino, e fortalece, agora sob testemunho da plateia, o envolvimento entre o espetáculo e a artista estreitado em 2021, quando Lia participou do filme dirigido pela cineasta Tuca Siqueira. A versão especial para a TV e a internet (disponível no YouTube, assim como a íntegra do espetáculo encenado em 2023) havia substituído a edição ao vivo na rua cancelada pela proibição de aglomerações sociais imposta pela pandemia da Covid.

A cirandeira Lia de Itamaracá é patrimônio vivo de Pernambuco, expoente inegável da cultura brasileira e artista com prestígio internacional. É uma das homenageadas do WME Awards by Billboard 2024 e se apresentou com um dos mais expressivos nomes do jazz e R&B da atualidade, o músico estadunidense Jon Batiste, a convite dele, fã confesso da pernambucana, no Montreux Jazz Festival. Lia também enveredou no cinema e aparece em “Bacurau”, dos cineastas Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, filme sobre resistência contra violência estrangeira.

“Chamam Lia de Itamaracá deusa e rainha. Ela merece os títulos. Da vida quieta em sua ilha, cantando e dançando cirandas, Lia ganhou os palcos do Brasil e do mundo. No ano de 2021, ela cantou no filme do ‘Baile do Menino Deus’. Ficou o sonho de que ela subisse ao palco do espetáculo. Neste ano de 2024, a deusa e rainha da ciranda, nossa amada Lia de Itamaracá, estará girando conosco na roda do nosso Baile”, diz Ronaldo Correia de Brito, criador e diretor do espetáculo.

A burrinha Zabilin é uma criatura fantástica originada no reisado a quem se credita uma dança com poderes mágicos. A ela, se juntam o boi e o temido Jaraguá, figuras do folclore marcantes para o festejo das tradições populares e representantes da brasilidade inoculada na essência do Baile - espetáculo surgido como contraponto às celebrações marcadas por estrangeirismos e sem aderência à realidade do país. Na encenação nacional, renas, trenós, neve, pinheiros, papai Noel dão lugar a maracatus, pastoris, cavalo-marinho, caboclinho, frevo e personagens representativos da alma brasileira a partir da miscigenação cultural entre os povos indígena, negro e ibérico. 

O Baile desempenha um duplo papel de construir, absorver e dar visibilidade à formação da identidade brasileira - de ontem e hoje - e estimular reflexões a partir do diálogo com questões contemporâneas relativas a inclusão, diversidade, representatividade, ecologia e dilemas sociais como pobreza, desigualdade e acesso a oportunidades. Nos anos recentes, o espetáculo contou com um José indígena e uma Maria negra e abordou a destruição do meio ambiente pelo ser humano a partir da representação de queimadas nas florestas - temas atuais e sob efervescente debate.

O espetáculo escrito há 41 anos por Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, com músicas de Antônio Madureira, tem versão em livro com mais de 700 mil exemplares, se tornou paradidático distribuído pelo Ministério da Educação (MEC) e inspira, todos os anos, inúmeras montagens Brasil afora. Já virou filme e, pela dinâmica própria da composição renovada anualmente, é rito de passagem para vários artistas de expressão nacional, como Elba Ramalho, Chico César, Tizumba, Silvério Pessoa, entre outros.

Fotos de Morgana Narjara/divulgação:
Lia de Itamaracá durante as gravações do filme do Baile em 2021

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

ECONOMIA: Entenda pacote fiscal de R$ 70 bilhões anunciado por Haddad

Medidas combinam corte de gastos e isenção do IR até R$ 5 mil

Por Agência Brasil

           Ministro Fernando Haddad detalha pacote fiscal - Foto: Agência Brasil

Com o objetivo de adequar a explosão de gastos públicos nos próximos anos e dar sobrevida ao arcabouço fiscal em vigor desde o ano passado, o governo anunciou, na noite de quarta-feira, um pacote de corte de gastos obrigatórios. Estimada, segundo a equipe econômica, em R$ 70 bilhões em dois anos (R$ 30 bilhões em 2025 e R$ 40 bilhões em 2026), a economia de recursos foi detalhada na manhã de hoje (28) pelos ministros da Fazenda, Fernando Haddad; do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; e da Casa Civil, Rui Costa.

Entre os principais pontos da proposta de contenção de gastos estão a redução a médio prazo do abono salarial e um teto no reajuste do salário mínimo. Para distribuir o impacto dos cortes aos mais ricos, o governo propõe acabar com brechas que burlam o teto dos supersalários no serviço público e reformar a previdência dos militares.

O pacote também prevê a limitação na concessão de benefícios fiscais enquanto as contas do governo estiverem deficitárias e um teto no crescimento das emendas parlamentares.

Para reduzir o impacto político dos cortes de gastos obrigatórios, o governo enviará proposta para elevar a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil, em troca de uma alíquota efetiva de 10% para quem recebe mais de R$ 50 mil por mês.

As mudanças no IR, informou o governo, terão impacto zero nas contas públicas e antecipam a segunda fase da reforma tributária, que trata da cobrança de Imposto de Renda. Confira as medidas enviadas pelo governo ao Congresso Nacional.

Imposto de Renda

Elevação da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês. A medida cumpre promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022. Atualmente, não paga IR quem ganha até R$ 2.259,20 mensais.

Essa medida tem impacto de R$ 35 bilhões por ano na arrecadação federal. Com a tramitação da segunda fase da reforma tributária ao longo do próximo ano, a tendência é que a mudança só entre em vigor em 2026.

Aumento de imposto para ricos
Para financiar o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda, o governo pretende introduzir uma alíquota efetiva de 10% para quem ganha mais de R$ 50 mil por mês. A medida pretende fazer que pague mais tributos quem se aproveita da “pejotização”, conversão rendimentos de pessoas físicas em rendimentos de empresas.

Nada muda para quem trabalha com carteira assinada e recebe mais de R$ 50 mil porque essas pessoas já pagam alíquota de 27,5%. Atualmente, segundo o governo, o 1% mais rico da população paga alíquota efetiva de 4,2% de Imposto de Renda. Para o 0,01% mais rico, a alíquota efetiva é 1,75%.

Isenção de IR por problemas de saúde

Isenção de Imposto de Renda por problemas de saúde valerá apenas para quem ganha até R$ 20 mil por mês. Dedução de 100% de gastos com saúde não mudará. Junto com aumento de imposto para ricos, medida garantirá os R$ 35 bilhões para bancar o aumento da isenção do IR.

Salário mínimo

Desde 2023, o salário mínimo é corrigido pela inflação do ano anterior, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) de dois anos anteriores.

A proposta mantém a parcela de crescimento pelo PIB, mas a variação real estará nos limites do arcabouço fiscal, 2,5% acima da inflação do ano anterior. Para 2025, o salário mínimo subirá 2,9% acima da inflação, o equivalente ao crescimento da economia de 2023. Com a limitação, o salário mínimo ficará em R$ 1.515 em 2025, R$ 6 a menos que a atual regra.

Nos anos em que o PIB encolher, o salário mínimo subirá pelo menos 0,6% acima da inflação, equivalente ao piso da variação de gastos do arcabouço fiscal.

Abono salarial

Benefício que equivale a um 14º salário para quem ganha até dois salários mínimos (atualmente em R$ 2.824) com carteira assinada, o abono salarial terá a correção mudada. O valor de até R$ 2.640 será corrigido pela inflação nos próximos anos, em vez de seguir a política de valorização do salário mínimo.

Com o abono salarial subindo menos que o salário mínimo, o governo prevê que o benefício equivalerá a um salário e meio a partir de 2035. A mudança será discutida em proposta de emenda à Constituição.

Previdência dos militares

Fim da morte ficta, quando a família de um militar expulso das Forças Armadas recebe pensão como se ele tivesse morrido. Família receberá auxílio-reclusão, pago pelo Instituto Nacional de Seguro Social a parentes de presos;

Padronização em 3,5% da remuneração a contribuição do militar para o Fundo de Saúde até janeiro de 2026. Atualmente, os militares da Aeronáutica e da Marinha pagam menos.

Extingue a transferência cota de pensão, quando a parte de um dependente que morre migra para os demais membros da família, somando 100%;

Estabelece progressivamente idade mínima para reserva remunerada, até chegar a 55 anos;

Economia de R$ 2 bilhões por ano.

Supersalários

Lista de exceções ao teto remuneratório nacional passará a ser definida por lei complementar. Medida vale para todos os poderes e todas as esferas: federal, estadual e municipal.

Novo pente-fino

Novo pente-fino no Bolsa Família e no Benefício de Prestação Continuada (BPC), salário mínimo pago a pessoas com deficiência e idosos de baixa renda. Medida também prevê endurecimento para acesso aos benefícios.

BPC

Prova de vida anual, como para os aposentados, além de biometria e reconhecimento facial para a concessão do benefício;

Focalizar em pessoas incapacitadas;

Vedação de dedução de renda (para o enquadramento para receber o benefício) não prevista em lei;

Renda de cônjuge e companheiro não coabitante e renda de irmãos, filhos e enteados (não apenas solteiros) coabitantes passam a contar para acesso;

Atualização obrigatória para cadastros desatualizados há mais de 24 meses e para benefícios concedidos administrativamente sem Código Internacional de Doenças (CID);

Biometria obrigatória para atualizações cadastrais;

Em uma mesma família, a renda de um benefício volta a contar para acesso a outro benefício

Bolsa Família

No Bolsa Família, governo pretende combater irregularidades nos pagamentos para beneficiários que declaram que moram sozinhos, os chamados unipessoais.

Restrição para municípios com percentual de famílias unipessoais acima do disposto em regulamento;

Inscrição ou atualização de unipessoais deve ser feita em domicílio obrigatoriamente;

Atualização obrigatória para cadastros desatualizados há 24 meses;

Biometria obrigatória para inscrição e atualização cadastral;

Concessionárias de serviços públicos deverão disponibilizar informações de seus bancos de dados para viabilizar cruzamento de informações.

Emendas parlamentares

Projeto de lei complementar discutirá limitação do crescimento das emendas

Limite de crescimento das emendas impositivas ao arcabouço fiscal, alinhado à lei sancionada nesta semana pelo presidente Lula;

Restrição de emendas nas despesas discricionárias (não obrigatórias) do Poder Executivo;

Vedação de crescimento real das emendas não impositivas, de modo que o montante total das emendas crescerá sempre abaixo do arcabouço;

Destinação de 50% dos valores de emendas de comissão para o Sistema Único de Saúde (SUS). Para 2025, essas emendas estão previstas em R$ 11,5 bilhões;

Bloqueio proporcional de emendas aos bloqueios do Poder Executivo, limitado a 15% do total das emendas (R$ 7,5 bi em 2025);

A partir de 2026, limite para as emendas individuais e de bancadas estaduais deve seguir as regras do arcabouço fiscal, com alta real entra 0,6% e 2,5%;

Emendas de comissão serão corrigidas apenas pela inflação a partir de 2026.

Isenções fiscais

Se houver déficit primário de 2025 em diante, no ano seguinte fica vedada a criação, majoração ou prorrogação de benefícios tributários.

Em 2023, incentivos fiscais somaram R$ 519 bilhões. Mecanismo de vedação havia sido sugerido pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo, no relatório sobre as contas do governo em 2023.

Gastos com pessoal

A partir de 2027, gatilho de reenquadramento vedará aumento real (acima da inflação) acima de 0,6%, se despesas discricionárias (não obrigatória) do governo caírem de um ano para o outro.

Novo Vale Gás e Pé-de-Meia
Gastos com programas serão inseridos no arcabouço fiscal. Pé-de-Meia passará para orçamento do Ministério da Educação, e Vale Gás, ao Ministério de Minas e Energia.

Educação em tempo integral

Até 20% do aporte da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) poderão ser empregados em ações para criação e manutenção de matrículas em tempo integral na educação básica pública.

Lei Aldir Blanc

Repasse anual de até R$ 3 bi aos entes continua, mas condicionado à execução dos recursos pelos no ano anterior.

Concursos públicos

Escalonamento de provimentos e concursos em 2025, com meta de pelo menos R$ 1 bilhão de economia.

Subsídios e subvenções

Autorização para ajuste orçamentário em cerca de R$ 18 bilhões em subsídios e subvenções. Atualmente, o Banco Central manda a conta de alguns subsídios, como o Proagro, ao governo, sem limitação orçamentária. Com a proposta, governo só poderá gastar em subsídios o que estiver autorizado no orçamento.

Fundo Constitucional do Distrito Federal

Correção de recursos do fundo pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), igual ao Fundo de Desenvolvimento Regional criado pela reforma tributária.

Desvinculação de Receitas da União (DRU)

Prorrogação até 2032. A DRU permite que governo possa gastar livremente até 30% das receitas.

Criação de despesa

Novas despesas devem observar a variação da despesa anualizada limitada ao crescimento permitido pelo arcabouço.

Dever de execução

Revoga dever de execução do orçamento.