Álvaro Porto assume PSDB-PE e alinha partido ao palanque de João Campos para 2026
Por Luiz Roberto Marinho – O presidente da Alepe (Assembleia Legislativa de Pernambuco), Álvaro Porto (PSDB), assume a presidência do PSDB de Pernambuco na próxima semana, desbancando do cargo Fred Loyo, amigo da governadora Raquel Lyra (PSD) e pai do presidente da Empetur, Eduardo Loyo, e levando a legenda para o palanque do prefeito João Campos (PSB) na eleição ao governo do estado, em 2026.
A informação, de fontes da Alepe, acrescenta que a troca de comando deve obrigar a vice-governadora Priscila Krause a uma permanência-relâmpago entre os tucanos. A vice-governadora trocou o Cidadania pelo PSDB no último dia 9, com o objetivo de ajudar o partido a permanecer nas hostes de Raquel Lyra depois de trocado por ela pelo PSD.
Não haverá “despejo” de Priscila, afirmam as fontes, mas é certo que sua situação ficará insustentável com os tucanos passando a ser comandados por um adversário político da governadora e ingressando na coligação do seu principal concorrente à reeleição.

Assumindo o comando local do PSDB, Álvaro Porto está consciente de que deverá perder boa parte dos 32 prefeitos tucanos eleitos com a ajuda de Raquel no pleito municipal do ano passado, mas espera mitigar tais perdas agregando novos afiliados insatisfeitos com a gestão dela, informam as fontes da Alepe.
A substituição do comando do PSDB local é o resultado da sua troca pelo PSD por Raquel Lyra, após nove anos de militância tucana. Acrescentem-se ao troco dos tucanos locais mágoas pessoais do ex-presidente nacional da legenda, Bruno Araújo, que se viu desprestigiado na administração dela apesar do PSDB tê-la levado a uma progressiva ascensão política até o cobiçado cargo de governadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário