sexta-feira, 18 de maio de 2018

DPU no Recife participa de Semana da África

Recife - A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife, em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), participará, nos dias 21 e 25 de maio, da Semana da África, em comemoração ao Dia da África, na sexta-feira (25). A iniciativa tem o tema “Existe uma História da África sem o Brasil, mas não existe uma história do Brasil sem a África” e trará várias atividades como roda de diálogo, aula pública, mutirão de serviços e ações culturais.

O evento tem ainda entre os parceiros a Associação Senegalesa de Pernambuco, o Escritório de Apoio à Cidadania Africana de Pernambuco e o Conselho Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial.

Na próxima segunda-feira (21), será realizado um ato solene de homenagem a Fátima Silva (Quilombo Onze Negras) e a Amadou Touré (Associação Senegalesa de Pernambuco), das 14h às 16h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). E também a roda de diálogo: Eu vim de lá – África o berço da humanidade, com a coordenação de Dayse Cabral, doutora em Educação e coordenadora do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros da UFPE- NEAB, e como convidados: Vera Baroni, advogada, fundadora da Rede de Mulheres de terreiro e do Uiala Mukaji, Fernando Sabonete, angolano, Mestre em teologia e Usman Abdulhadi, nigeriano, veterinário e professor. A roda será das 18h às 21h, no Auditório D. Helder Câmara, térreo do Bloco A da Unicap.

Já na terça-feira (22), haverá a roda de diálogo: O papel das organizações na garantia dos direitos dos afrodescendentes, com coordenação de Girlana Diniz, gerente de Igualdade Racial da Prefeitura do Recife e participação de representantes da Unicap, DPU, Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, Escritório de Assistência a Cidadania Africana de Pernambuco – EACAPE. A reunião ocorrerá das 14h às 17h, no Museu da Cidade, Forte das Cinco Pontas. Haverá também, a partir das 19h, no Pátio de São Pedro, a Terça Negra Especial, com Políticas Públicas para Capoeira, Balé Afro Majê Molê (20h), Afoxé Omolu Pá Keru Awô (21h) e Coco dos Pretos (22h).

Na quarta-feira (23), será promovido um mutirão de serviços, das 08 às 16h, no hall do bloco G da Unicap, com a Fundação Altino Ventura, DPU, Centro de Referência em Direitos Humanos – Margarida Alves, Sebrae, Expresso Recife, Agência do Trabalho Recife, Secretaria Municipal de Saúde.

Na quinta-feira (24), ocorrerá a aula pública: África relação ancestral, com Moises Santana, doutor em Educação e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na Praça do Carmo, das 14h às 16h.
E na sexta-feira (25), a culminância, das 9h às 18h30, no hall do bloco G da Unicap, com feira africana, roda de capoeira com o grupo Chapéu de Couro, desfile de moda africana e Maracatu Porto Rico.


Assessoria de Comunicação Social - ASCOM 
Defensoria Pública da União no Recife/PE 
(81) 31941200

Nenhum comentário:

Postar um comentário