sábado, 28 de julho de 2018

QUEBRA DE BRAÇO, É UM TIRA BOTA QUE NÃO ACABA MAIS:HOUVE TUMULTO E CONFUSÃO:Pastores entram com Mandado de Segurança e Justiça proíbe exibição de peça com Jesus Trans em Garanhuns, mas espetáculo ocorreu mesmo assim; ENTENDA O CASO


Tumulto e confusão marcaram a apresentação da Peça O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Ceú, na noite desta sexta-feira, 27 de julho em Garanhuns. 

O Desembargador do TJPE, Silvio Neves Baptista Filho, da Segunda Turma da Primeira Câmara Regional de Caruaru, havia concedido, no último dia 24 de julho, um parecer favorável ao recurso impetrado pelo promotor Domingos Sávio Pereira Agra, da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns (RELEIA O PEDIDO DE RECURSO AQUI) e determinou a reinclusão da peça da programação do FIG. (CONFIRA A DECISÃO DO DESEMBARGADOR SILVIO NEVES CLICANDO AQUI)

Notificada, a Fundarpe divulgou um comunicado nesta sexta acatando a decisão da Justiça e informando horário e local para a exibição da peça que havia voltado à grade oficial do maior evento cultural do Nordeste.  

Para facilitar a logística, e após várias conversas entre a FUNDARPE e a direção da peça, ficou decidido que a encenação do Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Ceú, pelo FIG, ocorreria hoje, 27 de julho, no Lume Recepções, mesmo local onde mais cedo houvera a apresentação (sem problemas) da mesma peça, de maneira autônoma, para o público que comprou os ingressos pela internet. 

 A Fundarpe, em seu comunicado,  anunciou que o espetáculo seria realizado às 21 horas desta sexta, (27) e 200 ingressos seriam distribuído para os interessados, mas, quando as pessoas que foram ao Lume Recepções já estavam dentro do local, um oficial de Justiça, acompanhado pela PM, e por determinação do juízo da Vara da Fazenda Pública de Garanhuns, chegou com uma nova decisão judicial proibindo a apresentação da peça. Ele trazia em mãos um Mandado de Segurança impetrado diretamente ao TJ pela Ordem de Pastores de Garanhuns (OPEGAR) e deferido pelo desembargador  Roberto da Silva Maia, da Sexta Câmara Cível do TJ PE. VEJA ÍNTEGRA DO DOCUMENTO NO FINAL DA PUBLICAÇÃO.

A chegada da nova liminar causou perplexidade e surpresa, tanto ao público presente, quanto à direção da peça.  A esta última, coube o  papel de informar sobre a repentina e, não menos surpreendente decisão judicial determinava a imediata retirada do Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Ceú da grade de programação do 28º FIG.  Após isso, criou-se um tumulto. O público que foi até o local para ver a apresentação foi convidado a se levantar das cadeiras. Quem tava do lado de fora protestou com Gritos de Viva a Liberdade e de Não a censura. 

Com a nova determinação judicial, criou-se uma situação inusitada  e tensa  no local. O Mandado de Segurança falava em retirada da grade do FIG, mas, em uma decisão surpreendente, a atriz Renata Carvalho, que faz o papel de Jesus Trans, decidiu que ia haver a apresentação, mas de maneira particular. Isso foi possível porque o Lume Recepções havia sido alugado pela direção do espetáculo e não pela Fundarpe e dentro desse contexto nada impediria que houvesse a peça de maneira espontânea, sem ligação alguma com a marca Festival de Inverno.  

O problema foi que, apesar de o clube ter sido alugado de maneira particular por Renata e seu staff, as cadeiras, o som e a iluminação da segunda sessão haviam sido colocados pela Fundarpe que, para cumprir a ordem da Justiça, começou a estes equipamentos e materiais que faziam parte da estrutura montada pelo Governo do Estado. Após momentos de muita confusão, tensão e tumulto, a segunda sessão do Evangelho Segundo Jesus Rainha do Céu acabou ocorrendo, sem as cadeiras, som e iluminação do FIG.

O público, que foi retirado das cadeiras, se dirigiu a uma parte coberta e pouco iluminada dentro do Lume Recepções e lá assistiu a  peça em pé.




Um forte efetivo policial, com cerca de 15 viaturas e 40 policiais compareceu ao local para garantir a segurança de todos. Apesar do registro de bastante tumulto e confusão, não houve a ocorrência de agressão física de nenhuma das partes. O V&C, que estava no local para cobrir o evento, não verificou protesto de cristãos no Lume Recepções.

CONFIRA A DECISÃO DO TJPE QUE RETIROU A PEÇA DA GRADE OFICIAL DO FIG, CLICANDO AQUI

CONFIRA TODAS AS INFORMAÇÕES NO INÍCIO DA MANHÃ DESTE SÁBADO.

COM INFORMAÇÕES DO BLOG V&C GARANHUNS





Nenhum comentário:

Postar um comentário