segunda-feira, 20 de maio de 2019

Morre Anita da Mota Valença, Irmã do Monsenhor Adelmar


DONA NITA
Morreu hoje em Garanhuns, aos 106 anos,  a senhora Anita da Mota Valença, Dona Nita, uma das irmãs do Monsenhor Adelmar e Amílcar Valença, o primeiro diretor do Colégio Diocesano durante 44 anos e o segundo prefeito do município duas vezes.

Dos 16 filhos do casal Abílio e Emília da Mota Valença, a única viva agora é Arminda, com 94 anos de idade.

Anita foi professora do curso infantil e de datilografia no Colégio Diocesano, ajudou a criar sobrinhos e sobrinhos netos, inclusive Tiago Valença que assina um blog voltado para os assuntos de Garanhuns.

Tiago, numa das publicações do seu blog, escreveu sobre a sua família, quase todos com fortes ligações com o Colégio Diocesano.

Agobar Valença foi padre e vice-diretor do gigante da antiga Praça da Bandeira. Hoje dá nome a um colégio da cidade e a uma das ruas de Garanhuns.

Abigail Valença de Souza Leão foi secretária do Diocesano.

Almira da Mota Valença foi professora de matemática e desenho em vários colégios da cidade, secretária do Diocesano e diretora de espetáculos de teatro. Ela dá nome a uma importante praça de Garanhuns e a um prédio residencial em Olinda.

Arlinda da Mota Valença foi Secretária da Fazenda da Prefeitura de Garanhuns, professora de geografia em diversos colégios e dá nome ao Centro Administrativo do Governo Municipal.

Alcina da Mota Valença foi pintora e pianista. É nome de um prédio em Olinda.
Abgar da Mota Valença trabalhou no Banco do Brasil, exercendo cargos importantes na agência Recife.

Alódia da Mota Valença trabalhou no Colégio Diocesano e sempre foi uma educadora amiga e protetora dos alunos carentes.

Adelmar da Mota Valença dirigiu o Diocesano por mais de 40 anos. Fundou o colégio que hoje leva seu nome. A Praça da Bandeira, em frente ao tradicional colégio católico, hoje recebe o nome do monsenhor, que é certamente o maior ícone da educação em Garanhuns e em todo o agreste meridional.

Segundo Tiago Valença, as irmãs Adisa, Maria, Emília e Corina morreram bem jovens, “deixando saudades no coração de pais e irmãos”.

Abílio e Emília da Mota Valença

*Com fotos e informações do blog de Tiago Valença e do ex-prefeito Ivo Amaral, amigo da família e do blog do Roberto Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário