Morreu hoje em Garanhuns o professor Evando Lustosa dos Santos, conhecido também como Prof. Evando Lustosa.
Segundo o blog conseguiu apurar ele estava na faixa dos 75 anos, era aposentado e há tempos vinha sofrendo com problemas de saúde.
Professor Evando era um apaixonado pelo Clube Náutico Capibaribe, pela matemática (que lecionava) e pelo Colégio Diocesano.
Quando deixou o gigante da antiga Praça da Bandeira, anos atrás, sofreu como que uma primeira morte.
Ele sempre deu a vida pelo tradicional colégio e era admirador número um do diretor mais famoso da escola, o Monsenhor Adelmar da Mota Valença.
Evando chegou ao colégio pelas mãos do Professor Lustosa, seu tio, que lecionava História.
Foi aluno interno, no Diocesano terminou seus primeiros estudos, depois fez faculdade e retornou ao Colégio como professor.
Era um homem calmo, ético, um cidadão decente como poucos.
Das pessoas que gostava, colegas professores, ex-alunos, autoridades de quem era amigo, mandava todo final de ano um cartão de natal, daqueles simples, antigos, que as pessoas normalmente não usam mais hoje em dia.
Para saber da idade certa de Evando ligamos para a secretaria do Colégio Diocesano. Atendeu um jovem não muito atencioso e quando falamos do professor ele demonstrou não ter a menor ideia de quem se tratava.
Perguntamos se tinha alguém com mais tempo na escola para dar informação e o rapaz respondeu que estava na quadra.
Solicitamos o telefone de um professor, nosso amigo, e o jovem disse que não estava autorizado a passar.
É assim o Diocesano de hoje, infelizmente.
Evando foi professor na época de Lenice, Epaminondas, Luzinette Laporte, Lustosa, Álvaro, Carlos e muitos outros dos bons tempos do padre Adelmar.
Merece todas as homenagens dos garanhuenses. Quem sabe a atual direção do Gigante lembra de mandar pelo menos uma coroa de flores para o velório.
Vá com Deus Evando! Muitos em Garanhuns que foram seus alunos sentem neste momento a sua perda, são solidários à sua família, esperam que o bom Deus o receba com toda glória.
Quem se solidariza também com o professor é o ex-prefeito Ivo Amaral. Por sinal ele perdeu hoje um cunhado, Santana Capitó, irmão de dona Edjenalva Amaral.
Ivo lamenta tanto a morte do seu parente quanto a do professor Evando Lustosa, de quem era amigo.
NOTA COMPLEMENTAR - Depois de já publicada esta matéria fomos informados que Evando tinha 74 anos e seu corpo será velado na funerária Suíça. Amanhã, às 14h haverá missa de corpo presente na capela do Colégio Diocesano (aleluia!).
Evando foi também professor do Colégio Estadual Jerônimo Gueiros, Santa Sofia e XV de Novembro, além de presidente da Associação dos Ex-Alunos do Colégio Diocesano.
Deus prepare um lugar especial!!! Professor Evandro, porque vc em vida sempre foi muito especial,tenho admiração e respeito e sou grato por seus ensinamentos!!!Deus conforte oda familia e amigos.
ResponderExcluir