sábado, 2 de maio de 2020

Dos 18 casos oficiais de covid-19 em Garanhuns, 04 pessoas já foram curadas, cinco morreram e nove estão em casa, revela boletim deste dia 01 de maio

Nenhum caso novo de covid-19 foi registrado neste sábado, 01 de maio, aqui em Garanhuns. A cidade tem 18 casos confirmados, destes, cinco pessoas foram a óbito, 04 se recuperaram, -curados - e nove estão em isolamento domiciliar. Três casos seguem aguardando resultado da testagem. 20 pessoas suspeitas de terem contraído a doença, foram testadas e o resultado foi negativo. 

No boletim deste sábado,  a Secretaria de Saúde reforçou o
pedido para que a população permaneça em casa! "Se for necessário sair, faça o uso de máscara, lembrando também dos cuidados com a higiene. Todos aqueles que não estão envolvidos com os serviços essenciais devem cumprir as medidas de distanciamento social, de acordo com as orientações das autoridades sanitárias", diz a parte final do boletim

O índice de mortalidade de pacientes com covid-19 em Garanhuns é alto. Dos 18 casos confirmados até este sábado, 01 de maio, cinco resultaram em óbito. É uma taxa de letalidade que chega próximo aos 30%, quando a porcentagem de letalidade no estado de Pernambuco, por exemplo, orbita na casa dos 6%. Entretanto, o alto índice pode ser resultado de uma pouca testagem para a doença no município. 

Garanhuns tem testado muito pouco, praticamente só se
testou os óbitos e os pacientes graves. Sem alarde, é provável que muito mais pessoas tenham contraído o novo coronavírus na cidade e não foram testadas por não apresentarem sintomas, ou apresentarem apenas traços de uma síndrome gripal. Com isso, é provável que, assim como no resto do país, haja uma subnotificação acentuada de casos por aqui também. Importante seria se a própria Secretaria de Saúde do Município adquirisse, via processo licitatório e até por dispensa de licitação, seu estoque de testes como fez as cidades de Caruaru e Petrolina. A medida ajudaria a formar um melhor controle da epidemia no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário