Numa live ontem à noite, com Luizinho Roldão, candidato a vereador pelo PSB, Kleber Cisneiros disse que não divulgou a pesquisa da Advise/Contextto porque ela foi “maquiada”.
Olívio, responsável pelos trabalhos do Instituto Contextto, tomou conhecimento da insinuação, feita sem provas e pensa em processar o blogueiro.
Em meados de outubro, este blog divulgou pesquisa da Advise/Contextto em que Silvino tinha mais de 16 pontos de vantagem em cima do segundo colocado.
Na pesquisa de novembro, que não foi divulgada, o candidato da prefeitura caiu mais de sete pontos, Sivaldo cresceu seis e Zaqueu cresceu três pontos.
"Quando divulgamos a pesquisa em outubro, fomos criticados. Mas depois vieram outras pesquisas, de outros institutos e confirmaram o resultado. Quando Silvino estava com larga vantagem valia e agora que estão empatados tecnicamente não vale mais?", questionou Olívio.
Como jornalista tive acesso aos números, mas não vou divulgar, porque não recebi o relatório completo do Instituto Contextto. Mas o quadro hoje em Garanhuns é de empate técnico e a disputa está embolada. O trabalho está registrado no Tribunal Superior Eleitoral.
Tem mais: Hoje, de acordo com a pesquisa (ou as pesquisas) mais de 70% dos eleitores do município votam contra o candidato de Izaías, se somar os votos de Sivaldo, Zaqueu, Delegado João, Paulo Camelo, Valter Couto e Ronaldo Todinho, isso sem levar em conta os indecisos, votos brancos e nulos.
Quem ganhar a eleição em Garanhuns será com 30% dos votos (um pouco mais ou um pouco menos), porque na cidade não tem segundo turno.
Para quem questiona o trabalho do Contextto é bom lembrar que o instituto tem um histórico impressionante de acertos em pesquisas realizadas no Agreste e em outubro os números divulgados sobre Garanhuns bateram direitinho com os do Opinião, divulgados pelo jornalista Magno Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário