O governador Paulo Câmara participou, na tarde desta quarta-feira (16.03), da abertura da 106ª reunião da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), no Palácio do Campo das Princesas. Com o objetivo de discutir pautas ambientais e ampliar o papel dos estados nesse âmbito, o evento reuniu representantes de diversas regiões do País. No seu discurso, o governador reafirmou o compromisso de Pernambuco com a agenda da sustentabilidade e destacou a importância do encontro para o avanço de novas metas.
“A Abema tem sido uma grande impulsionadora de ações estratégicas e fundamentais nesse panorama de luta para reverter os efeitos nocivos provocados pelo homem em relação ao meio em que vivemos. O Estado não poderia deixar de reconhecer esse importante aliado, cuja parceria já resultou, inclusive, em alguns benefícios refletidos no presente”, pontuou Paulo Câmara, reforçando que Pernambuco está aberto ao diálogo e à disposição para colaborar nas ações.
O secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, ressaltou que o encontro reúne secretarias estaduais e órgãos que fazem a gestão do meio ambiente nos Estados. “A Abema tem sido uma colaboradora muito importante para a implantação do nosso Plano de Descarbonização e na mobilização dos Estados brasileiros para que possamos, de fato, trazer políticas públicas de qualidade para o rumo do desenvolvimento sustentável”, frisou.
ABEMA – A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente é uma entidade civil de direito privado, sem fins econômicos. Em 2019, constituiu a Câmara Técnica do Clima (CTC), coordenada pelo Estado de Pernambuco, e foi responsável pela elaboração da Carta da Abema pelo Clima, ratificada pelos 26 estados e pelo Distrito Federal durante a Conferência Brasileira de Mudança do Clima, que aconteceu no Recife em novembro de 2019.
No mesmo período, foi realizada uma reunião da entidade no Palácio Campo das Princesas, com a presença do governador Paulo Câmara, que, entre outras importantes discussões, deliberou pela continuidade dos trabalhos da CTC como forma de apoiar os Estados na implementação dos compromissos climáticos assumidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário