Por: Edney Souto
CINCO- No pelotão de cima cinco pré-candidatos disputam o governo do estado e os números nas registradas pesquisas eleitorais. É algo incomum o que se projeta para essas eleições em Pernambuco. O desfecho final será imprevisível até mesmo porque existem fatores diferenciados nesse jogo político. Há de se destacar e a coluna sempre fala sobre a “máquina de moer campanha do PSB”, que enfrentará alguns fatores inéditos em que essa famosa máquina nunca moeu, pelo menos em cima desses atores. É por essas e outras razões que já se desenha um quadro atípico no processo eleitoral. O candidato do PSL João Arnaldo também está em campo e já marca 3% de intenção de votos no instituto Paraná.
NOVOS FATORES - Alguns fatores recentes embolaram o plano de expansão da candidatura de Danilo Cabral ao governo do estado. Danilo que começou com 1%, foi para 4% e agora pelo Paraná Pesquisas está com 12% cresceu porém a surpresa veio também a galope: Miguel Coelho também andou várias casas no jogo e cravou 16%. Vejam vem somados os candidatos de oposição já ultrapassam 50% dos votos válidos. O percentual de indeciso diminuiu bastante em relação as primeiras pesquisas, porém eis que surge mais uma bomba: Marília Arraes saiu do PT, o que para muitos era inacreditável. Se filiou ao Solidariedade 77 e pasmem, anunciou que também disputa o Palácio do Campo das Princesas. E até agora não surgiram pesquisas com o nome de Marília Arraes para governadora uma vez que nas sondagens ela era sempre lançada para o Senado o de crava de saída 46% (segundo Paraná Pesquisas)
AGUARDO- hoje se aguarda ansiosamente uma Pesquisa na qual esteja inserido o nome da deputada federal Marília Arraes. Porque na prática essa postulação, que é legítima, representa o maior fato novo político da história recente pernambucana. Será uma análise importante pois saberemos quem perde terreno e quem avança com a entrada da jovem deputada federal do Solidariedade nesse jogo. Uma coisa é certa, segundo analistas que conhecem pesquisas, tabulações e estatísticas, haverá alteração nos percentuais de todos os candidatos testados na pesquisa mais recente do Paraná Pesquisas. A apreensão no meio dos partidos de oposição é muito alta para se saber o impacto real da chegada de Marília Arraes a disputa. A esta altura diversos partidos já fizeram pesquisas para consumo interno e aguardam pra o início dessa semana, no mais tardar na quarta dados reais na mesa. Esses dados poderão balizar renúncias de prefeitos ou mudar a posição e fazê-los ficar no mandato até 2024.
RENUNCIAR- o ato de renúncia de um cargo público é sempre carregado de muitos simbolismos. O principal deles é que os gestores foram eleitos para um mandato de quatro anos e por vontade individual saem de cena deixando os eleitores órfãos na maioria da vezes para ter a administração tomada por uma pessoa que durante a campanha editorai “o povo não prestou atenção” porque estava concentrado no voto daquele que ia gerir a cidade e não contava que o vice , que é eventual substituto, viesse a se tornar titular, como na grande maioria dos casos, os vices nunca foram votados e estão ali para dar um ar leve as chapas. de ilustres desconhecidos passarão a se sentar na cadeira central e a ter a caneta nas mãos. Alguns podem até se insurgirem contra os futuros ex-titulares, porque Maquiavel já dizia: “ninguém governa o governante”.
MIGUEL COELHO - Dos quatro pré-candidatos da oposição ao Governo de Pernambuco, três são prefeitos e têm que renunciar dois anos e meio dos seus mandatos esta semana até o próximo sábado, dia 2 de abril. Miguel Coelho (União Brasil), de Petrolina, será o primeiro a formalizar sua saída. Marcou para a próxima quarta-feira, 30, às 19 horas, no Centro Cultural Dom Bosco, no centro da cidade. Passa o posto para Simão Durando, um velho aliado da família, cão de guarda fiel.
RAQUEL LYRA- Já a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, pré-candidata pelo PSDB, agendou o ato de despedida e renúncia para o último dia estabelecido em lei, dia 2, sábado próximo. Assume a prefeitura Rodrigo Pinheiro, do mesmo partido. Rodrigo está como vice de Raquel Lyra desde a primeira eleição, embora tenham surgido rumores de desconfiança em relação a como vai se dar a gestão de Rodrigo após virar titular da principal cidade do Agreste, não se sabe ao certo como é que vai ser daí pra frente, mas diferente de Miguel que trocou o vice na reeleição, Raquel demostra que não havia planos anteriores de disputar o Palácio do Campo das Princesas, o que deve ter surgido naturalmente no seu segundo mandato.
ANDERSON FERREIRA- Anderson Ferreira, prefeito de Jaboatão, ainda não definiu data nem local, embora tenha dito, lá atrás, quando ainda andava de braços dados com Raquel, que seria dia 30. Com a saída de Arderson, sudece Luiz Medeiros (PSC). Dos três, o ato mais organizado e que pode bombar é o de Miguel. Tudo porque está sendo planejado já mais de 30 dias, com horário e local definidos. Luiz Medeiros foi alçado à vice apenas nessa reeleição de Anderson, o que demonstra que o mesmo já tinha no radar a possibilidade, assim como Miguel Coelho, de disputar o Governo de Pernambuco.
A PRÓXIMA PESQUISA DE OPINIÃO QUE INCLUIRÁ O NOME DE MARÍLIA ARRAES VAI DEFINIR CENÁRIO POLÍTICO
Todas essas movimentações dos pré-candidatos estão sendo feitas com um “olho na missa e outro no padre” porque na verdade diz respeito a um fato novo que deverá, pelo menos em tese, alterar percentuais dos atuais postulantes. Para que Marília Arraes possa pontuar ela precisa entrar nas intenções dos atuais postulantes e também nos indecisos e até reverter a intenção de brancos e nulos. Tem muita gente no “Rivotril” ansioso demais para ver o que gerou esse terremoto na política estadual, justamente nas fases finais do fechamento da janela partidária. É possível que já estejam em campo levantamentos para sondar esse fato novo ocorrido inesperadamente, pois a grande maioria apostava que Marília Arraes disputaria o Senado Federal, onde aparece imbatível com o triplo de intenções de eventual segundo colocado. Vamos aguardar as próximas etapas. Começou uma novela Mexicana. Vamos as cenas dos próximos episódios
Nenhum comentário:
Postar um comentário