quinta-feira, 7 de abril de 2022

Nova feira de discos neste sábado marca o "Record Store Day" da Confraria do Vinil de Pernambuco

 Coletivo de entusiastas da vitrola e da velha bolacha preta decidiu promover atividades mensais durante o ano que comemora uma década de existência. Próximo encontro acontece neste sábado, dia 9, a partir das 13h. 



Com o sucesso da festa que celebrou os 10 anos da Confraria do Vinil de Pernambuco, ocorrida no último dia 5 de março, o grupo formado por colecionadores, lojistas, pesquisadores, garimpeiros e DJs do Estado decidiu promover atividades periódicas durante todo este ano. O próximo evento acontece na loja Pulga Mercado de Discos, localizada na Rua Conselheiro Portela, 417, Espinheiro, e marca o evento mundial Record Store Day. Além da venda de vinis de diversos gêneros musicais e de várias as épocas, o encontro contará com o apoio do Baca Belha Drinks nos comes e bebes.

O Record Store Day (Dia da Loja de Discos) é um evento criado em 2007 nos Estados Unidos e que ocorre no mês de abril. A proposta, já naquela época, era criar uma data celebrada em todo o mundo para que o mercado de música (incluindo selos, gravadoras, artistas e comerciantes de discos) anuncie lançamentos, promoções e novidades ligados ao universo artístico e comercial. Atualmente, mais de 400 lojas em todo o mundo participam oficialmente do Record Store Day.

Fred Souza, proprietário do Pulga Mercado de Discos, resume o que se pode encontrar numa feira de vinil organizada pela Confraria. "Além do acervo da loja, convidamos alguns expositores, cada um com um perfil de preço e especializado em algum segmento musical como blues, jazz & rock, música brasileira e soul & funk. Quem chegar por aqui vai poder conferir uma variedade de estilos", contou Fred.

CONFRARIA - Em 2012, alguns colecionadores e vendedores do Estado se reuniram para formar um grupo que tinham algo em comum: o interesse por uma mídia que vinha perdendo espaço no mercado fonográfico. Surgiu então a Confraria do Vinil de Pernambuco.

"As primeiras feiras ocorreram ainda na loja Passa Disco, em Casa Amarela, pois era um local que alguns dos confrades já conheciam. Na época, Fábio (proprietário da loja) deu grande força. Depois de algumas edições lá, começamos a circular com as feiras em outros centros comerciais. Chegamos a fazer feiras em quatro shoppings na Região Metropolitana, além de participar de encontros em Caruaru", relembra Daniel Hazin, advogado e primeiro entusiasta da Confraria.

"Esse grupo é muito diverso mas acabou se unindo pela vontade de conhecer música e pela paixão pelos discos. A cada feira, encontro ou mesmo nas conversas acaloradas pelo Whatsapp, há sempre uma novidade ou redescoberta de algum artista ou grupo que precisa ser ouvido", conta o também advogado e porta voz da Confraria Ivanildo Berardo.

Nas feiras da Confraria, é possível achar discos a preços populares até raridades que chegam a custar um salário mínimo ou mais.

SERVIÇO
Feira de Disco do Pulga - 10 anos da Confraria do Vinil de Pernambuco
Neste sábado (9/4), a partir das 13h
No Pulga Mercado de Discos
Rua Conselheiro Portela, 417, Espinheiro
Aberto ao público

--
+
Rodrigo Coutinho - (81) 99499.2002
Assessor de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe
(81) 3184.3118 / 3107

Nenhum comentário:

Postar um comentário