Se tiver alguém que conheça a familia desse caminhoneiro, favor entrar em contato
sexta-feira, 31 de janeiro de 2025
Raquel Lyra decreta normas para liberar emendas parlamentares Pix
Foto: Yaci Ribeiro/Secom
A governadora Raquel Lyra (PSDB) definiu as normas para liberação das emendas parlamentares individuais de execução obrigatória na modalidade de transferência especial para os municípios. Essas são as chamadas emendas Pix, que cada deputado tem direito a apresentar o orçamento estadual. As normas estão no Decreto nº 58070 de 30 de janeiro de 2025, publicado no Diário Oficial desta sexta-feira.
Esse decreto não se refere às emendas que estão com repasses travados desde o final de 2024 e que vêm gerando mais desgastes entre o Governo e a Assembleia.
O Artigo 2º do decreto diz que “os recursos decorrentes da execução de que trata o art. 1° serão repassados diretamente ao Municipio beneficiado, ao qual pertencerão no ato da efetiva transferência financeira, independentemente de celebração de convênio ou instrumento congênero”. “Os recursos recebidos mediante tranaferência especial serão aplicados em programações finalísticas das áreas de competência do Poder Executivo do Municipio beneficiado e ingressarão em seu cofre de forma defintiva, podendo serem utlizados ainda que em exercicio financeiro posterior ao do recebimento”, acrescenta.
No mesmo artigo, fica estabelecido que “as transferências especiais se destinam exclusivamente a Municípios, sendo vedada a transferência direta do Estado para
entidades sem fins lucrativos”.
No Artigo 3ª, Raquel Lyra deixa claro que “os recursos recebidos modiante transferência especial não integrarão a receita do Município beneficiário para o cálculo dos limtes da despesa com pessoal ativo e inativo e de endividamento do ente federado”.
No decreto, governadora determina que“a indicação do beneficiário da emenda parlamentar a ser executada na forma de transferência especial, será feita pelo número do CNPJ principal do Municipio e será informada, até o final do mês de fevereiro, ao Poder Executivo pela Assembleia Legislativa, de forma consolidada, através de oficio e na forma de banco de dados juntamente com o valor de cada emenda”.
O decreto segue definindo que “o Município beneficiário será notificado, pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Deservolvimento Regional -SEPLAG, da existência de recursos a serem repassados na forma de transferência especial, no prazo de 30 dias contados do recebimento do crédito orçamentário”.
“Compete ao Municipio beneficiário adotar as providências para a abertura de conta corrente específica para recebimento e movimentação do recurso da transferência especial, em instiuição financeira pública, que preferencialmente terá como denominação o nome do autor e número da emenda parlamentar”, estabelece o decreto de Raquel.
Por determinação da governadora constituem impedimentos de ordem bécnica:
I – omissão ou erro na indicação de beneficiário pelo autor da emenda:
Il – não indicação da conta corrente especifica, para recebimento e movimentação dos recursos da transferência especial, pelo ente federado beneficiários
Ill – ausência de aceite pelo Municipio beneficiário
IV – o descumprimento, pelo autor da emenda, dos prazos estabelecidos neste Decreto de execução orçamentária e financeira
para realizar a indicação,
V • a não apresentação, pelo Municipio beneficiário, nos prazos estabelecidos neste Decreto de execução orçamentara o financeira, da documentação necessária à execução da programação decorrente da emenda parlamentar, após notficação encaminhada pela SEPLAG;
Vi – a reprovação da documentação por inconsistência ou desconformidade com a legislação especilica
VIl – outras razões de ordem técnica devidamente justificadas.
O Artigo 10 do decreto diz que, “para fins de transparência e controle social, o Municipio beneficiário disponibilizará ao Estado, quando solicitado, informações sobre a aplicação dos recursos repassados na forma de transferência especial e deverá comunicar à respectiva Câmara Municipal, no prazo de 30 dias a contar do recebimento, o valor do recurso recebido e o respectivo plano de aplicação, do que dará ampla publicidade”.
“Não há nenhum interesse, nem meu nem dele”, diz Lula sobre telefonema com Trump
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, hoje, que não há previsão de conversar diretamente com o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Trump foi eleito em novembro e tomou posse no cargo no último dia 20. O governo brasileiro reconheceu a vitória em comunicados públicos, mas Lula não seguiu a praxe de telefonar para o político eleito. E indicou que não pretende fazê-lo.
“Não há nenhum interesse agora, acho que nem meu, nem dele. Essas conversas só acontecem quando você tem interesse, quando tem alguma coisa para tratar. Eu mandei uma carta para o governo americano dando os parabéns pela vitória, e é isso”, disse Lula. As informações são do portal G1.
“Se a gente não tiver oportunidade de se encontrar, porque ele não participa dos Brics… Se eu for convidado para o G7, a gente tem chance de se encontrar. Se não, a gente vai se encontrar na ONU – se ele não desistir da ONU também”, ironizou. “Obviamente, eu acho que esse negócio de descumprir o Acordo de Paris, que não vai dar dinheiro à OMS é uma regressão à civilização humana”, completou.
Lula também afirmou a jornalistas no Palácio do Planalto que, se Trump cumprir a ameaça de sobretaxar a importação de produtos brasileiros, o Brasil adotará medida semelhante. “Se ele taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade no Brasil em taxar os produtos que são importados dos EUA. …] Ele só tem que respeitar a soberania dos outros países. Ele foi eleito para governar EUA. Outros presidentes eleitos para governar com outros países”, disse.
O retorno de Donald Trump à presidência dos EUA é um assunto delicado para o governo, já que os mandatários têm visões e lados opostos. Lula busca estabelecer uma relação pragmática com Trump, especialmente em questões ambientais.
Nesta terça-feira (28), Lula se reuniu com ministros, representantes da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Polícia Federal para tratar da deportação de cidadãos brasileiros pelos Estados Unidos, que causou atrito entre os dois países.
A orientação dentro do governo, no entanto, foi para não criar atrito com o presidente recém-empossado dos EUA. Lula não quer se indispor com um país parceiro histórico do Brasil, ainda mais neste início de mandato nos EUA.
O encontro, realizado no Palácio do Planalto, ocorreu após o desembarque em Manaus (AM) de um grupo de 88 brasileiros deportados, transportados algemados e acorrentados. Isso motivou o governo brasileiro a pedir a retirada das algemas e a enviar um avião da Força Aérea Brasileira para terminar o transporte dos deportados.
Sessão Chão de Cura: Vozes do Terreiro leva axé e filmes ao Bar Super 8
Nesta terça (4/02), cineclube exibirá os docs Exú Onã: Juventudes tem Axé, de Maxwell Lobato, e participação da psicóloga Aline Oliveira; e FotogrÁFRICA, de Tila Chitunda, representado por Mãe Beth de Oxum, Patrimônio Vivo do Estado
Uma noite dedicada aos povos de terreiros, suas lutas cotidianas e suas potências culturais encantadas será realizada, nesta terça-feira (4), no Bar Super 8, no Centro do Recife. A sessão, intitulada Chão de Cura: Vozes do Terreiro e com início às 20h, levará ao cineclube dois documentários que tratam da força e do cotidiano dessa população: Exú Onã: Juventudes Tem Axé, dirigido por Maxwell Lobato, que estará presente junto à Aline Oliveira, psicóloga, coordenadora do projeto cultural Meu Bairro Tem Axé e protagonista do filme; e FotogrÁFRICA, de Tila Chitunda, na ocasião representado por Mãe Beth de Oxum, primeira ialorixá a receber o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco (2022), criadora do Coco de Umbigada e personagem na obra. Quem fará a mediação do debate com o público é a comunicadora popular Lenne Ferreira, do coletivo de jornalismo independente Afoitas.
A sessão acontece dois dias após a celebração do Dia de Iemanjá (2 de fevereiro) pelas religiões de matriz africana no País. Também acontece num momento crítico no qual casas de candomblé em Pernambuco foram alvos de ataques de fundamentalistas neopentecostais. Um dos episódios ocorreu no último dia 19 de janeiro, no Terreiro Xambá, em Olinda, território reconhecido como a última linhagem da Nação Xambá no mundo, igualmente detentora do título de Patrimônio Vivo do Estado (desde 2018).
O filme EXU ONÃ: Juventudes Tem Axé fala da potência das vivências e resistências da juventude de terreiro em Cidade Tabajara, em Olinda, e é fruto da pesquisa colaborativa realizada em 2022 por Maxwell Lobato e Helena Dias, com mentoria de Adriana Castro, em parceria com a Agenda Jovem Fiocruz. A partir de experiências vividas no projeto No Meu Bairro Tem Axé, o filme retrata a busca por aquilombamento, o enfrentamento ao racismo e a reafirmação das identidades culturais e religiosas do povo de terreiro. Recentemente, no Mês da Consciência Negra, dia 27 de novembro, o documentário foi exibido no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
“Uma das palavras que definem minha trajetória é coragem. Desde criança, o racismo e a intolerância religiosa nos adoecem diariamente. Por isso, parece até contraditório ter construído um audiovisual periférico dentro de um processo territorial que promove aceitação, saúde e compartilhamento. Houve momentos em que pensei ter me perdido, mas a força da ancestralidade nos guia. Hoje, estar na Rua Mamede, no Recife, é uma resposta clara de que Exú e a ancestralidade estão vivos na minha vida. Essa vivacidade também está presente neste trabalho e no meu caminho”, opina Maxwell Lobato.
Lançado em 2016, o documentário FotogrÁFRICA foi vencedor da 10ª Edição do Concurso de Roteiros Rucker Vieira e de diversos outros prêmios, além de ser exibido em alguns festivais pelo mundo. O filme é narrado por Dona Amélia, angolana refugiada que recomeçou sua vida em Olinda após deixar sua terra natal na década de 70. A obra traça sua vida da juventude até os dias atuais, e conta como a ligação com sua ancestralidade está presente em seu dia a dia. Além de diretora, roteirista e produtora executiva, Tila Chitunda é a filha de Amélia, e por meio deste trabalho busca suas raízes e reflete sobre as memórias da família de origem africana que ela encontra em Pernambuco.
PROTAGONISTAS DA SESSÃO
Mãe Beth de Oxum é iyalorixá do Ilê Axé Oxum Karê, mestra coquista e comunicadora pernambucana com mais de 30 anos de atuação em Olinda. Há 25 anos, fundou um importante movimento de valorização da cultura popular nordestina, o Coco de Umbigada, no bairro do Guadalupe, em Olinda, junto aos filhos e seu companheiro, o músico Quinho Caetés. Em setembro de 2022, recebeu o título de Notório Saber em Cultura Popular pela Universidade de Pernambuco. Em dezembro do mesmo ano, recebeu da Ordem dos Capelães do Brasil o título honorífico de Dr. Honóris Causa.
Aline Oliveira é mulher cis, negra, psicóloga clínica e social, coordenadora do Meu Bairro Tem Axé e protagonista do documentário Exú Onã: Juventudes tem Axé. Atua na abordagem gestalt-terapia, acolhendo adolescentes e adultos de maneira online ou presencial. Seu compromisso é na psicologia antirracista e decolonial, considerando as demandas de desigualdade social, as pautas LGBTQIAPN+ e de raça como um fator de risco para saúde da população negra.
Lenne Ferreira, fundadora do Afoitas, coletivo de jornalismo formado por comunicadoras negras, é CEO da Aqualtune e atua na produção executiva de eventos e gestão de carreira artística. Foi editora da Alma Preta Jornalismo no Nordeste, e também atuou com assessoria de comunicação em instituições como PretaHub e produção de eventos como Festival FALA, Festival Coquetel Molotov Negócios, Acelerando Negócios Digitais, Festival Rompendo Cercas e Feira da Ancestralidade e Resistência.
Maxwell Lobato é arte-educador, produtor cultural, multi-artista e estudante de Artes Visuais no IFPE Olinda e de Serviço Social na Uniasselvi. Com uma trajetória engajada na promoção de iniciativas culturais e sociais, atuou nos últimos anos como produtor executivo da artista Helena Cristina e CEO do projeto No Meu Bairro Tem Axé e Território Periférico, que buscam ampliar a visibilidade e a defesa dos direitos das manifestações culturais populares, das comunidades de terreiro e das comunidades periféricas.
Serviço:
Sessão Chão de Cura: Vozes do Terreiro
Terça-feira (4 de fevereiro), às 20h
Bar Super 8 (Rua Mamede Simões, 144, Santo Amaro, Recife – PE)
Gratuito
Mais informações: 81 99902 9896
@barsuper8 | @maxwelllobatoo | @territoriioperiferico
Profissionais essenciais, intérpretes de libras têm nova convocatória pela Fundarpe
Inscrições para credenciamento começam nesta sexta-feira (31) e primeiro resultado preliminar é divulgado no dia 7 de fevereiro
O Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), divulgou nesta quinta-feira (30), o lançamento do Edital de Credenciamento para Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) - Edital de Credenciamento nº 001/2025. A convocatória tem como objetivo o credenciamento de pessoas físicas visando à prestação de serviços de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para atender os eventos realizados e/ou apoiados pela Fundarpe. As inscrições têm início nesta sexta-feira (31) e ficam abertas, de forma contínua, até as 16h59 do dia 30 de janeiro de 2026, exclusivamente pela plataforma Mapa Cultural de Pernambuco (https://www.mapacultural.pe.
BANDIDOS ARROMBARAM LABORATÓRIO NO CENTRO DE GARANHUNS
Do Portal Agreste Violento
Um laboratório óptico localizado na Rua Dom Luís de Brito, o tradicional (Beco do Bispo), no centro de Garanhuns, foi alvo de bandidos na madrugada desta quinta (30). As imagens a ação da dupla criminosa.
Nos registros, é possível observar que antes de praticarem o furto, os dois ladrões passam em frente ao estabelecimento, observando a movimentação. Minutos após, retornam e praticam o furto.
Os indivíduos levaram aparelhos de televisão, notebook, diversos óculos e maquinário. A Polícia Militar foi acionada e realiza diligências a fim de localizar os elementos. Quem obtiver informações sobre os equipamentos furtados ou localização dos criminosos, deve acionar a Polícia através do 190.
TRE-SP cassa mandato de Zambelli por desinformação eleitoral; cabe recurso
Placar foi de 5 votos a 2; efeitos da decisão só passam a ser válidos após o esgotamento da apelação


WELLIGTON VEÍCULOS EM GARANHUNS
Nosso objetivo é fazer o seu sonho acontecer. Vem realizar o seu com a gente!
quinta-feira, 30 de janeiro de 2025
Exclusivo: Raquel Lyra terminou 2024 com R$ 4 bilhões no caixa para gastar em 2025

Novo Caged: com 62,2 mil novos postos de trabalho, Pernambuco fecha 2024 como segundo maior gerador de empregos do Nordeste
![]() |
Foto: Gabriel Santana/Sedepe |