sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Profissionais essenciais, intérpretes de libras têm nova convocatória pela Fundarpe

 

Inscrições para credenciamento começam nesta sexta-feira (31) e primeiro resultado preliminar é divulgado no dia 7 de fevereiro




O Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), divulgou nesta quinta-feira (30), o lançamento do Edital de Credenciamento para Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) - Edital de Credenciamento nº 001/2025. A convocatória tem como objetivo o credenciamento de pessoas físicas visando à prestação de serviços de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para atender os eventos realizados e/ou apoiados pela Fundarpe. As inscrições têm início nesta sexta-feira (31) e ficam abertas, de forma contínua, até as 16h59 do dia 30 de janeiro de 2026, exclusivamente pela plataforma Mapa Cultural de Pernambuco (https://www.mapacultural.pe.gov.br/), e o primeiro resultado preliminar já será divulgado no próximo dia 7 de fevereiro.

O edital e todos seus anexos estão disponíveis no link:

O Edital de Credenciamento para Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é voltado para pessoas físicas, com mais de 18 anos de idade, que residam em território nacional e possuam formação, habilitação, atuação profissional e/ou conhecimento técnico comprovados em libras. É importante verificar no edital toda documentação necessária e não esquecer de enviar a inscrição. Aquelas que estiverem em rascunho não serão avaliadas.

Os profissionais habilitados no primeiro resultado do credenciamento terão a ordem de convocação definida em sorteio, no dia 18 de fevereiro, no canal do Youtube do Cultura PE. Contudo, o credenciamento não gera direito à contratação estando esta condicionada à definição da programação dos eventos, bem como de previsão orçamentária, ficando a critério da Fundarpe a definição da conveniência e da oportunidade em fazê-lo.

PROFISSIONAL ESSENCIAL - O intérprete de libras atua de forma a garantir a acessibilidade comunicacional adaptando-se às diversas modalidades de comunicação, sejam elas simultâneas, consecutivas ou relacionadas a contextos específicos, como educacionais, culturais, sociais ou profissionais, sendo um profissional essencial para a promoção da inclusão e da interação plena de pessoas surdas ou com deficiência auditiva na sociedade.

O valor pago pela prestação do serviço é de R$ 240 por hora para atuação em espetáculos, shows, cinemas e similares, e de R$ 192 por hora para palestras, oficinas, seminários, congressos, fóruns, conferências, audiências públicas, assembleias de classes, encontros e similares, com carga horária máxima de seis horas por dia.

Em caso de dúvida ou problemas técnicos na plataforma de inscrição Mapa Cultural de Pernambuco, os candidatos podem entrar em contato com o suporte por meio do atendimento via WhatsApp (81) 3184-3018 ou pelo e-mail contato.mapacultural@secult.pe.gov.br, de segunda a sexta0feira, das 8h às 17h.

Para informações, dúvidas e outros esclarecimentos sobre a documentação exigida no edital, o contato deve ser feito pelo e-mail contactacaofundarpe@gmail.com ou pelo telefone/WhatsApp (81) 3184-3015, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Resultados periódicos da convocatória ocorrem a cada 90 dias contados da data do primeiro resultado periódico, no Diário Oficial do Estado (DOE), no Mapa Cultural de Pernambuco e no Portal Cultura PE.


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Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE)
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe)
(81) 3184.3118 / 3184.3107 / 3184.3089

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